Opinião > Paulo Nussenzveig: Ciência na pauta das eleições Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    Fiz pesquisas em todos os continentes e em nenhum deles poderia se dizer que havia verbas em quantidades que os pesquisadores gostariam. A falta de recursos vem com a atividade e cabe aos pesquisadores fazer o pouco dinheiro render mais. Isso significa evitar a sobreposição de projetos, não repetir o que já foi feito por outros pesquisadores, ter um programa automatizado e transparente para gerenciar, escolher e acompanhar o progreso, mas acima de tudo produzir resultados palpáveis.

    Responda
  2. ricardo fernandes

    a forma como os governantes veem a pesquisa no brasil pode ser resumida por uma frase de paulo brosssard, quando senador durante a ditadura, ante os numeros de evasao de cerebros: 'um pais que perde seus melhores cerebros ou é um pais de genios ou é um pais de burros'

    Responda
  3. Herculano JR 70

    Sr Cleber. Universidade pouco produtiva e fato relativa/e recente. Os sabios do passado nunca as frequentaram. E foram inventadas para servir a nobreza. Atual/e, para tentar sobreviver, as universidades se associaram as empresas, p aplicada, e estas para se aproveitarem dos gastos publicos. Elas nao tem interesse em pesquisa basica. Historica/e os gastos com pesquisas das empresa é 2% do faturamento. Estou de acordo com centros de pouca pesquisa basica estatais disvinculadas de universidades.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    Discordo desse discurso, parece mas ñ é. Pesquisas, aplicada na sua maioria, é feita em empresas onde ñ ha carreiras como a academia, ñ se faz publicações nem doutores. A pesquisa e o merito pertence a empresa e a tecnologia é guardada, o segredo é o negocio. Patenteia-se. O discurso se refere a pesquiza academica de base patrocinada pelo estado, ineficiente e privilegiada, e o trabalho é publico pois tem que ser publicado. Tal ciencia serve interessses privilegiados da corporações das ciencias

    Responda
    1. Cleber Dias

      Pesquisas feitas em empresas? Quais. A maioria dos avanços científicos, básicos ou aplicados, são e foram sempre resultado de pesquisas realizadas em universidades e com apoio de recursos públicos. Veja os conhecimentos que permitiram o antibiótico, tratamentos contra o câncer, ainternet ou o smartphone - só pra citar alguns, dentre muitos.Pela própria natureza incerta do resultado e pelo prolongado tempo de investimento necessário, as empresas só aparecem no final.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.