Hélio Schwartsman > Apesar do eleitor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O q o cidadão precisa saber é pouco: o estado é perdulário, arbitrário, mentiroso e alem de ñ informar adequada/e, desinforma para atender interesses mil. Deve saber q o voto, ao contrario do que se apregoa, ñ é para indicar o melhor mas para rotação do poder. Incoerentes são os formadores de opinião q nada tem a dizer na sua maioria. Já nosso autor, poderia nos informar, mostrando as fontes, a contabilidade da estelionatária divida, e previdência.
Apesar do colunista e deste jornal, q distorceram e manipularam dados sobre a Previdência, a maioria da população rejeita a reforma temerista. A democracia e o sistema público de aposentadoria resistem, mas não graças a eles.
Exemplo de mentira q pega, são as crÃticas à s aposentadorias ditas precoces, q se diz terem custo excessivo para o estado. O fator previdenciário reduz os benefÃcios proporcionalmente à estimativa de sobrevida. O custo de qquer aposentadoria “precoce” é o mesmo de quem se aposenta aos 65 anos, com 35 de contribuição (p/ homens). O aposentado “precoce” recebe por mais tempo, mas muito menos. O custo total para o INSS é o mesmo. Busquem a tabela do fator é de sobrevida do IBGE, façam as contas.
O problema é qdo os q deviam informar, como este jornal e seus colunistas, mentem e manipulam, por razões politico-ideológicas. CrÃticos sérios da reforma da Previdência dizem q não há déficit na Seguridade, não no RGPS, o q ocorria até 2015. Tbém é falso q o déficit atual do RGPS venha do envelhecimento populacional. O déficit do RGPS caÃa até 2014, se houvesse envelhecimento, teria subido. O déficit cresceu pelo desemprego e a queda da receita previdenciária, diminuirá com a volta dos empregos
Commentário p/ JorgeO - Pesquisa requentada. "O melhor argumento contra a democracia é uma conversa de 5 minutos com o eleitor médio" - Winston Churchill
Desgraça sistema integrado q pode gerar até kanalhocracia ! Repito * Qq paÃs muitos anos "fantasiado" de Tudo pelo Social e Educação = ""forte"" Instituto Nac Inversão de Valores = Violência Total ( vai da corrupção... "univ representatividade fragilizado demais"...a povo tombado no chão )
Definir melhor os problemas ajuda. As despesas da previdência crescem há muitos anos acima do crescimento da economia. Tendem a continuar nesse ritmo porque as pessoas vivem mais tempo e tem menos filhos. O sistema é insustentável e tem de ser alterado. Mas falar em déficit da previdência supõe um orçamento exclusivo para ela, quando o bolo é um só. Os avestruzes aproveitam a deixa para dizerem que a fonte de recursos para a previdência inclui vários impostos que estão sendo desviados.
Já fui decoreba, hoje tenho uma vaga lembrança. É difÃcil decorar dados estatÃsticos, mas eu entendo a necessidade da Reforma da Previdência e que os juros da dÃvida não representam metade das despesas públicas. Sei perceber quando o polÃtico mente.
O melhor argumento contra a democracia é uma conversa de cinco minutos com um eleitor médio, já dizia o Churchill. Dos paÃses de ponta, apenas o Chile elege o Presidente ou o Chefe de Estado pelo voto direto. Quando Ulisses e seus seguidores clamavam pela volta das "diretas já", ocultaram convenientemente esse pequeno detalhe. Votar é um direito, mas também implica em responsabilidades e a primeira delas é a capacidade de olhar para o candidato e questões sem preconceitos ideológicos. Quantos?
Ótimo, mas acho que vc está falando de outra coisa. Está falando da memória e a capacidade de reter informações. Todo ser humano esquece rapidamente tudo aquilo que não é essencial para o momento, óbvio. Pq haverÃamos de guardar na cabeça, na memória limitada, infinidades de números, estatÃsticas e dados de caráter informativo apresentados diariamente ? Se fosse dito aos candidatos que aquilo deveria ser memorizado pq seria cobrado no futuro, seria diferente. Memória seletiva.
As informações/estatÃsticas podem ser tendenciosas e equivocadas...A previdência social deverá ter um forte componente de distributividade, universalidade e justiça social mas tem que ser economicamente sustentável. É correto jogar na conta de quem contribuiu uma vida toda os gastos com assistência social? Muitos acham que sim outros que não o fato é que a conta das mazelas sociais produzidas pela própria sociedade são latentes e deverão ser pagas por alguém...
Vc está falando de capacidade (ou não) de avaliar a qualidade e importância de informações.
A ignorância é um fato e o governo desonesto se vale disto para aplicar suas manobras, sempre acenando com a democracia. Eleger bons candidatos seria uma solução se o sistema eleitoral assim o permitisse. O Brasil está numa encruzilhada que talvez só se resolva com radicalismo.
Muito bem, Hélio Schwartsman, por ter tido coragem de colocar o dedo na ferida e mostrar a causa da infecção: a completa falta de lógica consistente do eleitor médio não só do Brasil assim como de qualquer outro lugar.
Contribuà por mais de 44 anos para a previdência. Em quarta parte desse perÃodo sobre mais de 10 salários mÃnimos e no restante sobre 3 salários ou mais. Recebo hoje 3 salários mÃnimos. Sempre.tive planos de saúde, portanto jamais tive que recorrer à assistência médica oficial. O economista poderia explicar como isso dá déficit?
Você informa, portanto, que contribuiu, em média, com 4,75 SM. Indague qual era o poder de compra desses 4,75 à época das contribuições e compare com o poder de compra atual. Isso espelhará, grosso modo, a sua situação individual. De outro passo, considere que há um enorme contingente que recebe sem jamais ter contribuÃdo, assim como alguém que aposente com 50 anos, por exemplo, viverá até mais de setenta. Seriam 30 anos de contribuição e 20 de aposentadoria. Evidentemente que gerará déficit.
A sociedade brasileira é complexa e muito desigual e essas tais "informações corretas" de que o autor fala podem ser corretas para ele e menos corretas para muitos.
Acredito que a previdência social deverá ter um forte componente de distributividade, universalidade, justica social mas tem que ser economicamente sustentável. Para aqueles que possuem uma visão umbilical do meio em que vivem todas as informações estarão corretas desde que atendam aos requisitos da casa grande e senzala.
Não existe informação correta para uns e menos correta para outros.Ou a informação está correta ou está incorreta.Fatos são fatos e você tem direito às suas opiniões mas não tem direito aos seus próprios "fatos".
Excelente artigo! Está mais do que na hora de nós eleitores fazermos um mea-culpa. Para uma paÃs que elege, reelege e reelege infinitas vezes um Maluf da vida, só pra ficar num exemplo clássico! São centenas de exemplos assim.
Este jornalista joga na conta do eleitor o que nem ele e nem ninguem sabe por exemplo a conta da previdencia.E necessario saber a contabidade caixa preta do INSS por exemplo.
Caro, sem apreciar números, a simples comparação entre o tempo de contribuição e a expectativa de vida já faz restar evidente que a conta não fecha. Afora isso, a legião que recebe sem jamais haver contribuÃdo, ou recebe integral mesmo tendo contribuÃdo parcialmente. E por aà vai.
Desculpe-me, mas seu comentário é tÃpico de quem acredita em teorias da conspiração.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Apesar do eleitor Voltar
Comente este texto