Opinião > Jom Tob Azulay e Gilberto Gil: Israel, entre o sagrado e o profano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marina Gutierrez

    Estive ocupada e não li a Folha por muitos dias e me deparei com esse novo formato para comentários, não sei se a Folha avisou seus clientes sobre essas mudanças. Fora isso, mais um otimo artigo sobre a situação, obrigada srs. Azulay e Gil.

    Responda
  2. José Antônio

    Cabeças de pontes costumam ´dar dor de cabeça!`

    Responda
  3. José Antônio

    Cabeças de pontes costumam dar ´dor de cabeça!`

    Responda
  4. fernando martini

    A emenda ficou pior que o soneto, se esconderam no maquineismo da Onu e seu comite de direitos humanos que não servem para nada, vejam a Siria e Mianmar, onde a população civil, e essa inclui crianças e mulheres também ,estão sendo massacrados e nunca vi um manifesto dos “ intelectuais e artistas de esquerda” , seja lá o que for isso, em defesa destes. Mas contra Israel e legal, da ipobe pro pessoal.

    Responda
  5. Lilian Ramez Safar

    Muito esclarecedor! Parabéns! OûOûOû

    Responda
  6. Peter Janos Wechsler

    Fico pasmo com os dois "experts" na fotografia palpitando depois de uma tournée de 24 horas no local. Aliás Caetano no Brasil virou um oráculo reverenciado, o outro largou o ministério da cultura, onde nada produziu de valioso, por um cachê mais alto. Não se trata de MPB.

    Responda
  7. Emerson carara

    Lamentável artigo: anti-semita, preconceituoso e racista.

    Responda
  8. Marcia F Silva

    o antissemitismo não acabou com o Holocausto da WWII! A visão maniqueísta dos autores, só enxergam o lado do "pobre povo palestino"... Há 4 dias, Israel sofre intenso bombardeio promovido pelo Hamas... Só ante-ontem à noite, 50 morteiros lançados da Fx de Gaza atingiram o sul de Israel ou foram abatidos pelo I.Dome... nenhuma linha aparece nesse ou outros periódicos. Nem uma linha pelos autores do artigo...

    Responda
    1. Marcia F Silva

      Claro... enquanto a população israelense é treinada ctemente de como proceder durante os bombardeios do Hamas e lhes são oferecidos abrigos contra os morteiros, O Hamas utiliza os fartos recursos que recebe do Ocidente, para fabricar morteiros, construir túneis que tentam alcançar o território israelense com objetivos escusos, mas não constroem um único abrigo para proteger sua população civil... depois vêm as estatísticas mostrando a diferença de mortos de cada lado: Haja hipocrisia!

    2. Marcia F Silva

      Israel ainda não retaliou, apenas vem se defendendo como pode (Iron Dome)... Mas a população pressiona para que o governo tome uma atitude, pois não dá para continuar vivendo com 50 sirenes de aviso de bombardeio por noite... em cada aviso, a população deve correr para abrigos... sabem que inferno é isso? Bem... qdo Israel intervir para fazer o Hamas parar com essa insanidade, aí virão as manchetes: "Israel bombardeia a Fx de Gaza e xx palestinos morrem"...

  9. ELIZABET NUNES MAGALHAES

    Israel é um estado terrorista, assassino. Seu exército agride e sequestra crianças palestinas. Demole casas, escolas e até vilas inteiras em regiões habitadas pelos palestinos. Destrói a vida e o futuro das pessoas que lá vivem e que não são israelenses. Tentam de todo modo e usando táticas nazistas inviabilizar completamente a vida dos palestinos. Está tudo lá, bem evidente, os checkpoints e etc... Quem ameniza ou questiona esse fatos compactua com esses crimes. O sionismo é doente, criminoso.

    Responda
    1. Marcia F Silva

      uma coisa é prisão!Israel tem o hábito de prender criminosos...se forem terroristas, ainda pior...sejam crianças,adultos,homens ou mulheres!Os governos árabes-palestinos praticam uma política de incentivo ao terror com financiamento iraniano, pagando as famílias dos 'mártires' verdadeiras fortunas...Para combater essa política e desestimular atts terroristas, a lei israelense permite às FDI demolir casas dos terroristas que causaram mortes em Israel...Sequestro de crianças ficou por sua conta..

    2. ELIZABET NUNES MAGALHAES

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marcia F Silva

      Desafio a sra que demonstre essas suas (mentirosas) palavras: "Seu exército agride e sequestra crianças palestinas. Demole casas, escolas e até vilas inteiras em regiões habitadas pelos palestinos." - Exemplo típico de antissemitismo: dissimulando mentiras deslavadas contra Israel e seu povo judeu! Antissemitismo baixo! Vergonha!

  10. Ricardo Santos

    Lamentavelmente o estado judeu sob a batuta desse desvairado Netanyahu se tornou um estado totalitário e terrorista. Lamentável mesmo que isto tenha acontecido, onde uns mais exaltados vejam-no como um pária. Mas, o povo judeu ainda dará a volta por cima e saberá um dia se conciliar com os palestinos, que cá pra nós, pouco fazem em prol de uma conciliação com os judeus.

    Responda
    1. Marcia F Silva

      ...onde está o grosso da população de Israel, e seus centros nevrálgicos. Jamais poderá ser oferecida aos palestinos a soberania incontestada da Judeia e Samaria, sob pena de em pouco tempo serem surpreendidos por bases iranianas ali colocadas, como pouca chance de defesa. Somente um acordo de paz avalizado por todas as potencias e total, total desmilitarização daquela área é que será possível tentar-se entregar aquelas regiões disputadas.

    2. Marcia F Silva

      Graças aos vizinhos de Israel, que não pensam em outra coisa senão destruí-lo e massacrar seu povo, as medidas de segurança devem ser inéditas e extremadas. São 8 milhões contra 300 milhões no entorno imediato. Na Judéia e Samaria os assentos servem como pontas de lança, torres de vigia contra um inimigo solerte, sempre pronto a surpreender. Especialmente na Judéia e Samaria, que são mais altas, são colinas de onde se tem visada total para as planícies centrais e costeiras...

    3. Marcia F Silva

      Estado pária? Um Estado que foi criado pela ONU, pela res.181 que criou também um estado árabe, que foi rejeitado pelos próprios, que criaram um NÃO-Estado? E não satisfeitos em rejeitar o próprio Estado logo de inicio moveram céus e terras para destruir Israel e seu povo? Quais são, afinal, os Estados párias aqui? As vivandeiras do terror? Vou dizer o que é um estado-pária: É todo o Estado que massacra o próprio povo, subjugando-o numa ditadura em nome de um suposto deus.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.