Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Não adianta trocar reais por dólares. A dívida dos EUA já bateu os 100% do PIB, e o Trump não promete nenhum ajuste fiscal.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Todos devem estar cansados de saber que economistas são monotematicos. Normalmente levantam questões importantes, mas as tratam como se fossem absolutos. Alguns jornalistas acabam infectados. Apenas isso pode explicar que acreditem que Temer, empossado por um golpe e com mandato curto, pudesse fazer um ajuste fiscal digno do nome. E se não fosse o Janot, seriam outros problemas a atrapalhar. Acreditam que lambanças políticas não tem consequências!

    Responda
  3. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    O Brasil não tem nada a ver com a irresponsabilidade de seus governantes. A população, por aqui, não apita nada. Como esse governo só faz agradar a classe política e o grande empresariado, é deles a responsabilidade. Quer atribuir ao Brasil a perda de oportunidades, então deem ao brasileiro educação e informação de qualidade, um sistema eleitoral simples e transparente e tirem o dinheiro e os marqueteiros das eleições.

    Responda
  4. Nelson de Paula

    O deficit divulgado da previdência foi de 268 bilhões em 2017. Para uma arrecadação divulgada de 1,3 trilhão, o deficit representa 20,6% da arrecadação federal. Tem que ver quanto do deficit é devido a pagamentos a quem não foi contribuinte ( esse número deveria ser divulgado). Aí é ver quanto de reforma é necessário para estabilizar e começar a reduzir a despesa. Um pouco de crescimento econômico ajudaria muito.

    Responda
  5. Ricardo Knudsen

    Os EUA tbém tem orçamento deficitário. O colunista ousaria dizer que estão insolventes? É vergonho qdo jornalistas apelam para fake news para defender suas preferências ideológicas.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    Incrivelmente o colunista falta com a verdade ao dizer que o país está insolvente. Não há insolvência a ser revertida. O país tem honrado todos os seus compromissos e tem rolado a dívida de modo adequado. Estaria insolvente se houvesse declarado moratória, por impossibilidade de pagar seus compromissos. Ninguém precisa de um jornalismo de fake news.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    Não deixa de ser surpreendente o cinismo do colunista, ao lamentar a perda da “oportunidade” de passar a reforma da Previdência. O colunista sabe q a única razão para existencia dessa oportunidade é o imenso estelionato eleitoral de Temer, q traiu completamente o programa q o elegeu. O colunista mostra compromisso zero com a democracia e apoia o autoritarismo e o jogo sujo da política, no qual pessoas como Temer fazem o diabo para assumirem o poder, mas não honram seus compromissos eleitorais.

    Responda
  8. Ricardo Knudsen

    O discurso contra a Previdência, desprovido de base mais profunda, cansou. Pessoas como o colunista não tem visão de sociedade. O projeto do colunista é uma sociedade q não tem previdência pública. Ponto final. Sem proposta para gerar crescimento ou empregos, e recuperar as receitas. Sem proposta de política demográfica para estabilizar a população e ter uma base estável para a econômia e para as contas públicas. Sobre educação, tecnologia, redução de desigualdes, só platitudes. Medíocre.

    Responda