-
Alberto Melis Bianconi
O leitor da Folha com mais de 16 anos, potencial eleitor, deve prestar atenção à palavra do professor, ele está nos ensinando a votar. E poderá depois explicar os males do Brasil porque seu eleitor não sabe votar. Como se um dream team no Congresso mudasse a lógica do nosso presidencialismo de coalizão. Pode ser, caro professor, que para ser levado a sério, o eleitor necessite provocar novas manifestações como as de 2013, ou greves como a deste ano. Curioso, não?
-
José Cardoso
O sistema é proporcional, e a lógica da votação é no partido. Mas a maioria deles tem pouca nitidez, e o eleitor vota mais no indivíduo. O resultado é um grupo disperso de lideranças regionais que cobra caro pelo apoio a qualquer iniciativa do executivo.
-
Alberto Melis Bianconi
Muito justo, é o que chamam de presidencialismo de coalizão.
-
-
MANOEL PASSOS
O Marcos sempre diz a coisa certa, mas, me desculpem, minha opinião é de que o próximo Congresso, principalmente a Câmara, já que o Senado renovará apenas 1/3, será pior do que o atual, tudo por culpa do STF, que, pela segunda vez, se intromete no que não lhe diz respeito - a primeira, quando derrubou a cláusula de barreiras - proibindo o financiamento de campanhas políticas por empresas, essa atitude vai permitir a eleição e reeleição de políticos ligados a entidades religiosas e ao crime.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.