Hélio Schwartsman > O que deu errado na Turquia? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por enquanto é o regime mais civilizado daquelas bandas. O Egito não conseguiu sair da ditadura militar. O Irã é governado pelos clérigos. A Turquia segue o exemplo do Putin, o que não é de admirar, já que até nos EUA esse modelo tem seguidores.
visão preconceituosa sobre o islamismo. o fato de fanáticos em paÃses pobres chegarem ao poder não desqualifica as religiões, ou nenhuma se salvaria. pinochet era catolico, hitler era protestante. geisel era luterano, os governantes israelenses se dizem seguidores da religião judaica. e houve as cruzadas, temos aà os budistas caçando os muçulmanos em myamar. incompativel é intolerancia religiosa ou politica com qualquer democracia.
Matéria excelente para uma reflexão sobre a “vida humana associada” (copiando G. Ramos). Ver: ”Cremos em seres imaginários contra a sensação esmagadora do abandono”. Luiz Felipe Pondé. - FSP 25/06/2018. –
Simples. Deu certo com Ataturk, não deu certo com Erdogan, logo o problema é Erdogan.
O que levou a Turquia a situação atual foram as tentativas de derrubar Erdogan por vias antidemocráticas. Os lÃderes que não reagiram a essas tentativas com força ou não tiveram força pra fazer caÃram. Exemplos não faltam, Paraguai, Guatemala, Brasil e outros.
1Deuses foram gde invenção humana: explicavam o q nossa inteligência inculta ñ explicava. Produto da imaginação, tiveram representantes reais, a começar com curandeiros, igreja, q exerceram os poderes divinos bem materiais. E o poder se apropriou dos deuses assim como de todos os desenvolvi/s técnicos p suas guerras. O Islã parece diferente por sua intensidade e permanecer presente e forte nos paises menos desenvolvidos, em dependência mutua. Hoje os deuses perdem credito e o poder também.
2A mistura de poder com meios tbém aconteceu entre capitalismo, a fase racional da economia moderna, e poder imperialista. Se formou uma simbiose com o poder de estado e ambos se expandiram. Acontece q capital e poder tem natureza diversa, o capitalismo produz, o poder de estado suga, principal/e. Ñ há como conviver mais pq a expansão de um impede a expansão do outro. Assim como o estado se separou das religiões, o capitalismo, natureza da civilização, deve se separar do poder de estado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O que deu errado na Turquia? Voltar
Comente este texto