João Pereira Coutinho > Museu dos horrores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Também acho que descobrimento não é a palavra correta (exceto quanto à América). Depois de ver os achados de um naufrágio num museu de Singapura, acho que os portugueses no século XV integraram a Europa à globalização, que já existia há séculos entre a China, Ãndia e Golfo Pérsico. O navio naufragado transportava milhares de pratos de porcelana da China para o Golfo. Isso no século IX. Os containers da época eram grandes vasos de cerâmica.
Há alguns anos, trabalhando numa reserva Kaigang no interior do Paraná, encontrei vestÃgios de uma cultura anterior, provavelmente Guarani, baseando-se no tipo de cerâmica encontrada. Levei o caso ao cacique, que na época revindicava ampliação da área da reserva, já que eram os verdadeiros e originais moradores do local. Ninguém se sentiu embraçado com o fato de que os atuais moradores tinham expulsados os antigos guaranis. Não valiam, no caso os argumentos de apropriadores, colonizadores....
Há alguns anos, trabalhando em uma aldeia Kaigang no Paraná descobri um sÃtio arqueológico com evidências da existência de uma cultura mais antiga, provavelmente Guarani, pelas caracterÃsticas do material cerâmico encontrado. L
Os portugueses descobriram, sim. Povos viviam isolados, em continentes diferentes e desconhecendo a existência um do outro. Foram os portugueses que saÃram da Europa para descobrir novas terras nas Américas, Ãfrica e Ãsia, e nao o contrário.O argumento de que impostos pagos por negros nao podem ser usados para celebrar as grandes navegações eh risÃvel. Pelo mesmo raciocÃnio, impostos pagos por brancos nao poderiam custear assistência social em benefÃcio de negros.
Polêmica ridÃcula e fabricada artificialmente por uma ideologia esquerdista tacanha para atender à engenharia social da agenda gramsciana. Temos de combater com unhas e dentes essa ideologia nefasta do politicamente correto. Parece uma discussão sobre a Terra plana. Sou brasileiro e afirmo que houve um descobrimento, sim. Portugueses descobriram o Brasil, porque este não existia na cartografia europeia de então. Você sempre descobre algo quando encontra o desconhecido, o inesperado, o inédito.
O simples fato de criar um museu para destacar determinada parte da história não significa concordância com fatos históricos que aconteceram à nossa revelia. Em Amsterdã existe o museu da tortura que mostra não apenas os métodos usados na idade média, mas também os instrumentos. Ninguém em sã consciência apoia a tortura, mas ela aconteceu e faz parte da história. Se fôssemos condenar ao esquecimento tudo que envolveu escravidão, então terÃamos que apagar toda a história da humanidade.
Muito bom o artigo e o comentário acima.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Museu dos horrores Voltar
Comente este texto