Opinião > Amazônia bilionária Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOSE CARLOS BEZERRA

    Destrua os centros de evaporação e você não terá umidade para subir. Sem umidade não haverá os chamados rios voadores e nem chuvas. Os humanos não podem destruir os oceanos. Mas podem destruir florestas, rios e lagos. A umidade que sobe na Amazônia é fundamental para as chuvas no Sudeste. Os habitantes do Sudeste vão pagar um preço alto pela destruição da Amazônia.

    Responda
  2. JOSE CARLOS BEZERRA

    A energia da gravidade da Terra, a do Sol, a de rotação e deslocamento da Terra e as perdas de energia na superfície determinam a dinâmica dos ventos na atmosfera. Os ventos carregam a umidade que sobe (com os ventos de baixo para cima) nos centros de evaporação (rios, lagos, florestas, oceanos) para formar as nuvens de chuva.

    Responda
  3. JOSE CARLOS BEZERRA

    Um terremoto de intensidade 9 na escala de Richter libera em 3 segundos por volta de 10^15 joules de energia. Para comparação, em 12 horas o Sol transfere para a Terra por volta de 10^22 joules de energia. Portanto, uma energia de 10 milhões de terremotos. Por outro lado, a energia de rotação da Terra é 10 milhões de vezes maior que a energia transferida pelo Sol. E a energia de deslocamento da Terra em torno do Sol é 10.000 vezes maior que a de rotação.

    Responda
  4. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    A história se repete nesse fato, grandes expansões do capitalismo geram esse tipo de anacronismo. Os interesses particulares (individualismo burguês, competitividade, predominância do mercado) acabam se chocando com o todo social (Bonaparte, Hitler e Mussulini), gerando grandes convulsões, até na natureza, como vemos atualmente.

    Responda
  5. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    A criação de espécie de ONU ecológica, e outros organismos intergovernamentais, tem um paralelo histórico, a ONU foi realmente importante no final da Segunda Guerra até início da da década de 80 do século passado, embora agora, com o reavivamento dos impérios, ela vêm perdendo força. Os imperadores personalistas, Trump, Putin, Ming e afins são todos céticos com relação ao clima.

    Responda
  6. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    A internacionalização da Amazônia, realmente, tem interesses econômicos que não têm nada a ver com a preocupação ambiental. No entanto, realmente é necessário que se crie áreas ambientalmente viáveis, tendo em vista os crescentes desequilibrios ecológicos que vem agudizando catástrofes, áreas essas maiores que o antigo Estado Nacional. Mas, no momento não se vislumbra nenhuma política internacional nesse sentido. A criação de espécie de ONU ecológica, e outros organismos intergovernamentais.

    Responda
  7. Carmen Pagani de Oliveira

    O Estado, atualmente, esta dominado pelo agronegocio(vide PL do veneno)que não se interessa pela conservação da amazonia

    Responda
  8. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Corretíssimo os argumentos. Não adianta ficar enxugando gelo. É imperativo criar atividades econômicas alternativas ao desmatamento e garimpo. Senão, em um futuro não muito distante, o famoso “pulmão do mundo”, passará a ser a “latrina do mundo”!

    Responda
  9. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Corretíssimo os argumentos. Não adianta ficar enxugando gelo. É imperativo criar atividades econômicas alternativas ao desmatamento e garimpo. Senão, em um futuro não muito distante, o famoso “pulmão do mundo”, passará a ser a “latrina do mundo”!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.