Ilustríssima > Por que a filosofia é importante no ensino de ciência nas universidades Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wilmar Brito

    No mundo interdisciplinar. tudo é importante. Pensadores provocativos são mui importantes. * Hj a frase " Mais violento q a violência, o terror" atravessa fronteiras ! * Do "Deus vindo por máquinas" ao "Deus quântico" qtos neurônios nisso ? ** Cientistas de hj sacerdotes do amanhã bem próximo ?

    Responda
  2. JOAO ALBERTO MANAUS CORREA

    Correntes do pensamento filosófico são importantes fontes de consulta para desenvolvimento de métodos, processos e ainda aperfeiçoamento dos discursos formais. Precisamos de mais filosofia com foco moderno capazes de abrir a cabeça dos cientistas e técnicos bitolados e educados com viseiras e preconceitos dos quais raramente se dão conta.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Como dizia o Bertrand Russel, ciência é sobre o que você sabe e a filosofia é sobre o que você não sabe. Pela minha experiência como cientista, descobri que a filosofia complementa a ciência de maneira a torna-la mais humana e fértil. Eistein foi um grande cientista porque soube combinar as duas coisas. Grandes nomes da Economia, como Adam Smith, eram antes de tudo filósofos.

    Responda
  4. mizael dias

    Queeeee ? Filosofia importante no ensino ? Comunista ! Vai pra Cuba !

    Responda
  5. José Cardoso

    Perspectiva histórica é algo importante e que tem a ver com o que entendo por filosofia. Quando hoje estudamos algo estabelecido na ciência, esquece-se das alternativas e dos debates da época, e de como não era tão óbvio o que acabou prevalecendo. O livro "Contra o Método" do Paul Feyarabend sobre Galileu e o triunfo da concepção heliocêntrica é um exemplo disso.

    Responda
  6. DEJAIR CAETANO NASCIMENTO

    Muito bom este artigo. Sou professor de Farmacologia e pesquisador científico. Esta muito claro que a reflexão filosófica é a base para o método científico.

    Responda
  7. Ivan Cláudio Pereira Borges

    Parabenizo a Folha por este texto. Sou professor de Filosofia e Filosofia do Direito e os problemas e equívocos dos alunos que esta professora narra são bem parecidos aos que enfrento semestralmente, para não dizer iguais. A ilusão da objetividade é constante porque o ser humano acha que pode dominar seu entorno na simplicidade de sua observação empírica. Rejeita ir além disto porque sabe (ou não) que terá mais trabalho para compreender e lidar com as questões subordinadas e complementares.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.