Opinião > Oded Grajew: Lições da Suécia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio

    Se o Patão Amarelo souber que seus colegas de lá pagam mais ou menos 63% de impostos, 3000 dos seus colegas aqui irão para lá.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    A Suécia adotou um modelo de desenvolvimento que combina com a sua cultura e a homogeneidade da sua população. É simplesmente impossível de ser adotado num país como o Brasil. Diferentemente de outros países, desde o início os governos da Suécia se pautavam pela falta de ostentação e pela transparência. Daí para conseguir um consenso nacional foi fácil. Os governantes sempre estiveram próximos ao povo por isso o sueco confia nos seus líderes. Temos que encontrar o nosso próprio modelo.

    Responda
  3. Jose Roberto X de Oliveira

    O STF está para liberar geral o condenado em 2a. instância de cumprir pena. Instância esta que analisa as provas produzidas. Vão querer 4 instâncias para analisar p/ passar um processo? É papel de uma corte constitucional ser instância recursal da bandidagem?

    Responda
  4. Luiz Henrique Amorim

    Nem neoliberal, nem comunista. Os países nórdicos que incluem a Suécia são híbridos.. usam o melhor de ambos sistemas políticos. É difícil para extremistas da direita e da esquerda compreenderem este modelo. O que não são... extremistas ideológicos.

    Responda
  5. Luiz Henrique Amorim

    Nem neoliberal, nem comunista. Os países nórdicos que incluem a Suécia são híbridos.. usam o melhor de ambos sistemas políticos. É difícil para extremistas da direita e da esquerda compreenderem este modelo. O que não são... extremistas ideológicos.

    Responda
  6. paulo holmo

    Chance zero de mudar.Somos o país do "quem pode se garante". Para avançar teríamos que realizar amplas mudanças nas leis e fazer uma nova Constituição. Algum candidato toca neste assunto?

    Responda
  7. Fernando Monteiro

    Comunista! (ironia)

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    Tudo verdade e muito louvável. Porém, por que motivo oculto o colunista omite que este estado ideal de coisas somente é possível porque a Suécia pratica uma economia de livre mercado. A riqueza produzida pela livre e iniciativa, e não pelo estado, é aplicada para o bem geral. O estado perdulário não chupinha a população.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Creio que não estamos falando da mesma coisa. É óbvio que abusos tem que ser controlados. Para isso há leis. O que eu quis dizer, e que você não captou, ou se fez de desentendida é que economias de estado (tipo Cuba, antiga cortina de ferro, etc.) não conseguem proporcionar um bem-estar que apenas o livre mercado consegue. Como na Suécia. Não subestime os outros.

    2. Mariana da Costa Conde

      acho que o peter nao entendeu nada ; la vige a social democracia que corrije os excessos e as falhas do live mercado - defeito que até economistas nativos como Delfim Netto admitem existir La o Estado participa em quase 50% na economia - aqui tambem a riqueza é produzida pela livre iniciativa , aquela que superfatura e compra parlamentares , emendas e decretos que a beneficie

    3. Mariana da Costa Conde

      acho que o peter nao entendeu nada ; la vige a social democracia que corrije os excessos e as falhas do live mercado - defeito que até economistas nativos como Delfim Netto admitem existir La o Esta

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.