Hélio Schwartsman > Fracasso coletivo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Plenamente de acordo. Educação é alinhada com a sociedade. Nossa educação, assim como a sociedade, está atrasada em décadas em relação ao mundo desenvolvido, é academicista e totalitaria, vive fora da realidade.
A verdadeira elite, aquela que manda e desmanda, não precisa estudar. Ter muito dinheiro já garante a boa vida das futuras gerações e, no mundo capitalista ocidental, o que vale é a conta bancária. Em qualquer lugar que você chegue de carrão e roupas caras, você já é muito bem tratado. Quem precisa estudar é quem precisa de emprego. Elite?
Diz a música do Skank: se o paÃs não for pra cada um, pode estar certo não vai ser pra nenhum.
O fato do aluno ter pais ricos não quer dizer que goste de estudar e que seja de elite, sempre haverá a escola “pagou passou”, fica caro para os pais pagarem para o filho repetir de ano, vai escolher uma escola menos exigente, representa 30% do mercado. Quando você usa o termo elite quer dizer a econômica e não a intelectual. Na escola pública a questão é outra, as melhores escolas públicas são de elite pois aplicam vestibulinho para selecionar os alunos.
Pouco se fala da culpa das famÃlias. Vim do ensino público e me destaquei em faculdade de renome pelo apoio (pressão) de meus pais incentivando-me a estudar desde a tentativa idade. Faço o mesmo com meu filho, com resultados surpreendentes. Vamos para de colocar a culpa só no governo, escola, professor. Pai dá celular ao filho e esquece de fazer sua parte.
Escolha um paÃs e pesquisa sobre educação; a quantidade de reclamações sobre a qualidade do ensino certamente irá prevalecer sobre o número de elogios. Em resumo, em todos os lugares do planeta existe grande preocupação com a qualidade do ensino. O motivo é simples: julgamos a qualidade pelo desempenho do aluno em todas as disciplinas. Acontece que na vida a pessoa irá usar apenas uma ou duas no máximo. A qualidade do ensino tem correlação, mas não é a causa do nosso nÃvel de desenvolvimento.
1É da elite que saem os bons, até revolucionários. Mas, a maioria é medÃocre. Prova q estudos de Coleman, dos anos 60, é desconhecido pela gde classe media que deixa sua poupança de vida em escolas que *ela* leva a *qualidade*, portanto ñ aprenderam nada critico. Já a tal ma qualidade de ensino ñ é fracasso, mas protesto a currÃculo desvinculado da realidade, desmotivador, sem contato com objeto estudado, massificado pelo Mec. Os povos orientais são mais obedientes: o q puser na frente estudam
2Confirmando Coleman, artigo da Veja 22/12/99 diz: Enem desmistifica a supremacia de a escola particular sobre a publica. Da Naeg – Usp publicado no Correio de Campinas em 29/9/91: Classe Social ajuda a passar ma Usp. A escola privada é tão ruim qto a publica, mas nesta pelo menos ñ se paga nada. A maioria que faz escolas privadas acabam estudando em universidades privadas, onde para entrar ñ se precisa ter a tal qualidade, mas dinheiro p ir a escola ate 25 anos..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Fracasso coletivo Voltar
Comente este texto