Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joana Isabel Ferreira Coloma

    Para mim é uma surpresa ler alguns dos comentários a esta crónica. Eu admiro muito o trabalho do Ricardo e imaginava que as pessoas que não gostam do trabalho dele não gostassem sobretudo por não estarem de acordo com as opiniões que ele exprime. O que eu mais gosto das crónicas dele da Folha, por oposição às crónicas em Portugal, é que não são sobre política. Que não se ache graça ao humor é legítimo. Mas no conteúdo não vi nenhuma opinião política.

    Responda
  2. ROBERTO GOMES DA S FILHO

    o camarada tem a oportunidade de escrever em um jornal de grande circulação e escreve coisas bobas. não é engraçado, nem crítico, não qualidade alguma.... péssimo.

    Responda
  3. Luiz Rogério de Carvalho

    Chaoto mesmo, foi ler o artigo até o final e verificar que não disse nada sobre coisa nenhuma.

    Responda
  4. OSCAR DOELLE

    Para alguns comentaristas mais desairosos: vocês já ouviram falar em ironia ? Pelo amor de Deus: cês são ainda mais chatos que a Bélgica, hehehe.

    Responda
  5. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Hexa, que coisa mais comprexa!

    Responda
  6. Alisson Ramos da Luz

    Isso é humor? É pra achar graça? Devo ser muito tolo pra não perceber a genialidade... Folha, Folha... estou pagando para esse tipo de conteúdo? E essa Barbara? Só pode ser grande amiga ou namorada do autor, para defender com tanto afinco.

    Responda
  7. Alisson Ramos da Luz

    Isso é humor? É pra achar graça? Devo ser muito tolo pra não perceber a genialidade... Folha, Folha... estou pagando para esse tipo de conteúdo? E essa Barbara? Só pode ser grande amiga ou namorada do autor, para defender com tanto afinco.

    Responda
  8. Beto Rezende Rezende

    Poxa, Barbarela Maidel, você é tão inteligente! Fez USP, filha? Descobriu que o cara é português. Ohhh! Que mocinha danada!

    Responda
  9. Beto Rezende Rezende

    Eu interpreto do jeito que eu quiser, Barbarela. Não é você quem vai ditar regras. Deve ser leitora de Táti Bernardi, no mínimo.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Se você interpreta tão erradamente um texto simples humorístico, talvez nem da Tati Bernardi consiga ser leitor. Deve ser uma viagem lisérgica assinar jornal e não compreender os textos. Só me resta sentir misericórdia.

  10. Barbara Maidel

    Aos desinformados: 1. Ricardo, o colunista, é português, e não brasileiro. 2. Ele é humorista. Vocês deveriam perceber isso lendo o texto, mas se não sabem interpretar estilos de escrita... fiquem com esse dado importante e leiam a coluna de novo. 3. Uau, chatos de fato são tantos comentaristas amadores que problematizam tudo. Cruzes, que época trevosa estamos vivendo! As pessoas debatem texto humorístico como se fosse projeto de lei.

    Responda
  11. José Cardoso

    O fato é que a Bélgica é a capital da comunidade europeia, e me ocorreu que depois da criação do euro em 2003, os sul americanos não ganham mais nada. Os europeus dominaram de tal forma o futebol, e há tanta qualidade que países como Holanda e Itália ficam fora da copa.

    Responda
  12. Beto Rezende Rezende

    Queridão, Só não foi chato o futebol que eles mostraram ontem. Quem é Neymar mesmo? Mais: a Bélgica, mesmo matando milhões de congoleses, faz uma cerveja de primeira. Texto tolo.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Tolo é tratar texto humorístico como se fosse projeto de lei, amigo. Suavize.

  13. EMERSON TOSHIO KOBAIYASHI

    Isso foi uma tentativa de ser engraçado? O Brasil deveria ter metade da “chatice” belga. Talvez, assim, fosse um país com menos desgraças.

    Responda
  14. Leila de oliveira

    Arrancou-me o primeiro sorriso do dia! Sensacional!

    Responda
  15. Dimas Floriani

    Tem razão o comentarista. Você não pode sair às ruas na Bélgica, pois está prestes a perder o celular. Bruxelas foi ocupada pelo exército no Atomium. Aquele país que só come batatas fritas tem um atendimento péssimo de saúde e escola pública de péssima qualidade. Além disso, tem uma quadrilha no governo. Caro Ricardo Pereira. Volte para o Brasil que aqui você não morre de tédio. Emoções mis como diria um célebre comentarista de Tv.

    Responda
  16. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Que artigo mais sem pé e sem cabeça? Que culpa tem os belgas por serem eficientes?

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Fico preocupada com o ensino na escola que você frequentou, pois está escancarado que o texto é humorístico e parece que você não percebeu isso.

  17. Luiz Gustavo Dias

    Nada mais brasileiro achar que a Bélgica é um país chato. Já ouvi algumas vezes comentários parecidos sobre esse país que é uma aula viva de história. Mas quem liga pra história no Brasil, não é mesmo? Ok, se comparado ao Brasil, tavez não seja tão emocionante. A turista americana de 21 anos que foi estuprada oito vezes dentro de uma van no Rio de Janeiro, na frente do noivo, que o diga. Pois é. Melhor do que passar uma tarde de verão tomando as melhores cervejas do mundo num pub na Antuérpia.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Aos desinformados: 1. Ricardo, o colunista, é português, e não brasileiro. 2. Ele é humorista. Vocês deveriam perceber isso lendo o texto, mas se não sabem interpretar estilos de escrita... fiquem com esse dado importante e leiam a coluna de novo. 3. Uau, chatos de fato são tantos comentaristas amadores que problematizam tudo. Cruzes, que época trevosa estamos vivendo!

    2. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

      Ele não é brasileiro, é português. Talvez se fosse Portugal e Argentina, tinha muita gente criticando Portugal. Isso​ baseado em CR7 e Messi por aqui.

    3. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

      Ele não é brasileiro, é português. Talvez se fosse Portugal e Argentina, tinha muita gente criticando Portugal. Isso​ baseado em CR7 e Messi por aqui.

    4. Sebastiao P NUNES

      Mencione também a barbárie que fez a Bélgica com a população do Congo Belga... Todos povos tem suas mazelas... e no mundo animal nem sempre o mais bonito sejam as gazelas... Rimei!!!

    5. Paulo André Cardoso Botto Jacon

      Pô, cara, vai estudar um pouco! Nem engraçado é seu texto, mas apenas sinônimo de ignorância e mediocridade.

  18. Isabela Gerjoi Bezerra de Souza

    Dizer que a Bélgica é um país s chato é uma dor de cotovelo muito grande. Eu gostaria de que o Brasil fosse "chato" como a Bélgica, assim, a renda per capital do Brasil sairia de míseros $8.600 dólares por ano para $ 41.000 da Bélgica, não teríamos 11,8 milhões de analfabetos e o nosso IDH sairia da vergonhosa 79a. posição para o 22o. lugar, sem falar em classificação no PISA acesso à médicos e medicamentos, etc. Vamos ser mais "chatos"?

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Você é que é chata fazendo esse discurso todo em cima de um texto humorístico. Vai pra Bélgica :)

  19. Ubaldo Souza Jr

    A verdade é uma só: a "chatura" de aturar um europeu médio em qualquer comunidade que você visita. A superioridade e o mau humor quando constatam estarem frente a um sul-americano, é a regra. Na média.

    Responda
  20. alain caluwaerts

    Meu Deus. Quanta baboseira em forma de palavras. Pior do q perder, é ter q ler inutilidades desse naipe. Isso sim define "ser chato"

    Responda
  21. alain caluwaerts

    Meu Deus. Quanta baboseira em forma de palavras. Pior do q perder, é ter q ler inutilidades desse naipe. Isso sim define "ser chato"

    Responda
  22. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    Mais um adendo, o garçon no futebol é aquele que serve aos companheiros para o gol. Também tem o fato de que, em certas regiões da frança o garçon não costuma ser muito simpático. C'est la vie.

    Responda
  23. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    No início da copa, para mexer com os argentinos, disse que achava Griezment maior que Messi, ele sai maior que os três maiores, Ronaldo, Messi e Neymar. Tem um comportamento totalmente diferente, mais espontâneo e menos estrela. Le Beau Garçon. Garçon em francês é rapaz, mas é também o que serve em restaurantes e tem de ser simpáticos.

    Responda
  24. Joana Isabel Ferreira Coloma

    Com hexa é bem difícil rimar... mas com hexacampeão é muito mais fácil ou, como o Porto, com "bitri" :) Espero que 2022 corra melhor!

    Responda