-
Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth
Artigo inepto. Somos um país de empregadas domésticas com salário médio de R$2,5K. A manufatura gera empregos com salários mais altos contudo desde o Collor caiu de 25% do PIB para 9%. Liberal. Bonito para o consumidor, ruim para o empregado. O que é mais importante, consumir produtos mais baratos ou ter salário e emprego de alto valor agregado? Sugiro Ha-Joon Chang, Kicking Away The Ladder. Economista da Coréia do Sul, professor de Cambridge, mostrando as falsidade do liberalismo irresponsável.
-
BARTIRA B Sousa
Não consigo imaginar uma relação entre a abertura e mais capitalismo com o crescimento de postos de trabalho, pois o capitalismo busca domínio de mercado para maior lucratividade e acúmulo de bens e não para melhor distribuir esses bens, seja com os empregados, seja com consumidores.
-
Mauro Azana
Protecionismo é um retrocesso, até o início do século XX a riqueza de uma nação era determinada pela soma de recursos naturais mais energia. Atualmente, o conhecimento passou a ter papel preponderante, e no futuro tende a ser o único critério. Enquanto os recursos naturais são finitos e a energia substituível, o conhecimento é infinito. Quanto mais conhecimento, geramos condições para obter mais conhecimento! Ela também cria um abismo entre as nações que a detém e as que se protegem.
-
Cristina Carvalho Barboza
Ao mesmo tempo que abrir o mercado, incentivar pequenos empresários. Pouco se fala da economia informal, só uma empresa muito grande, onde custos são diluídos consegue sobreviver no Brasil de modo formal. Precisamos falar de microeconomia nesta eleição.
-
Hercilio Silva
Fernando, derrubaram um governo porque amplio o capitalismo colocando mais brasileiros no mercado. Capitalismo inclui mais gente, aqui estão chamando isso de comunismo.
-
José Cardoso
É natural que as empresas sempre tentem limitar a concorrência e preservar suas margens de lucro. Em alguns casos como no Brasil elas são muito bem sucedidas, contando com sempre com o patriotismo (o último argumento dos canalhas).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.