Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    República falida? Como se ainda somos o 4° maior credor externo dos EUA? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders

    Responda
  2. Cristina Carvalho Barboza

    Orçamento é uma peça de ficção, quase um trabalho acadêmico, serve mais como um guia. A gente deveria comparar o orçamento feito no ano passado com o real, obviamente o real é diferente do orçado, e pedir explicações. O termo correto não é elite e sim ralé dos empresários, ralé dos políticos ...

    Responda
  3. PAULA MERIGO

    Parabéns pela análise imparcial! Infelizmente nós daremos a nossa benção,já que nos impõe irmos as urnas em outubro. Num país com o perfil dos políticos (ímprobo,ladino,biltre) que conhecemos a imposição ao voto se justifica,ou não?

    Responda
  4. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Nao podemo votar em nehum deles. São raras as pessoas que estão preocupadas com o país e neste grupo estes políticos citados não há nenhum deles efetivamente preocupado. A preocupação é continuar estancando a sangria da Lava-Jato e não permitir rebelião de judiciário estadual nos seus currais eleitorais.

    Responda
  5. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    Estamos todos indo para o brejo! Graças aos políticos que elegemos e a classe empresarial, com raras exceções, que só pensam no próprio umbigo; e o brasileiro que se lasque. Hora de mudar e nada como uma eleição para isto, aproveitar e fazer uma limpa. Pena que o povo é gado e vai atrás do touro chefe!

    Responda
  6. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    Estamos todos indo para o brejo! Graças aos políticos que elegemos e a classe empresarial, com raras exceções, que só pensam no próprio umbigo; e o brasileiro que se lasque. Hora de mudar e nada como uma eleição para isto, aproveitar e fazer uma limpa, pena que o povo é gado e vai atrás do touro chefe!

    Responda
  7. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    Mas foi para fazer o que Temer e os parlamentares estão fazendo que você e outros jornalistas apoiaram a saída de Dilma Rousseff. Por que reclamar agora? Impossível compreender.

    Responda
  8. Ana Targina Rodrigues Ferraz

    Mas foi para fazer o que Temer e os parlamentares estão fazendo que você e outros jornalistas apoiaram a saída de Dilma Rousseff. Por que reclamar agora? Impossível compreender.

    Responda
    1. José Antônio

      Ezequias, devido ao grande número de analfhabetos funcionais no Brasil é difícil encontrar um brasileiro que tenha entendido a hermenêutica do artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". De fato, dificílima!

    2. José Antônio

      Ana, parabéns! Continue sempre assim!

  9. Eduardo Boghossian

    O congresso é uma das maiores instituições, se não for a maior, responsável pelo não desenvolvimento do país. País sem futuro, graças aos excelentíssimos, com raras e honrosas exceções. E ainda pagamos muito para nos destruírem.

    Responda
  10. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Vinícius, fica cada vez mais difícil acreditar em políticos que parecem viver em outro mundo ,egoista, minúsculo, ignorante, sem base real ou fundamentos e que -para azar nosso,- podem mudar a direção de um país. /Claudia.

    Responda
  11. Ricardo A Schmitman

    Concordo plenamente com o jornalista, apenas acrescento o Bolsonaro, que ele esqueceu, que deve estar pensando em um prendo e arrebento geral, mas certamente não está pensando em orçamento porque não sabe o significado da palavra.

    Responda
  12. Luiz Alberto Soares Freitas

    Excelente texto. Parabéns!!

    Responda
  13. Marcos A T Garcia

    Democracia só pelo foto e ilusão. O voto e só o começo, mas o processo é continuado e deveria se desenvolver ao logo do tempo, no qual os maiores beneficiários fosse o próprio povo. Não é isso o que se vê, ao contrário! E o eleitor não acorda; insiste em dar voto para político. Nós brasileiros somos explorados por Brasília! Filhas solteiras pensionistas, filho de político com plano de saúde até os 33 anos, magistrado com alto rendimento, com casa própria, recebendo auxílio moradia de 3700 reais!

    Responda
  14. Dimas Floriani

    Muito boa a lembrança para esta República Falida amnésica. Dois novos conceitos, um de República Falida a exemplo do mesmo conceito aplicado aos Estados Falidos na década de 1990. E no lugar de Elite pode-se emendar o mesmo léxico de República Falida para Falites. Uma elitizinha combalida, subserviente e golpista

    Responda
  15. José Cardoso

    Houve os que votaram contra as medidas. Algum partido se opôs? Falta essa informação.

    Responda
  16. Joao Maluf

    Enquanto "socialistas" e "capitalistas" se batem nas redes sociais o corporativista se impõe como sistema no país. E, pior, abre caminho para o sistema militarista ganhar fôlego entre os mais descrentes no futuro.

    Responda
  17. ANGELO MENEZES

    O povo tem que literalmente destruir com esses deputados e senadores , não vamos reeleger ninguém, parece uma cambada de moleques assaltando o povo.

    Responda
    1. Heitor Kunst

      Se depender de certos otharios, maduro e seus apoiadores brasileiros se elegem!

    2. José Antônio

      Se depender dos camisas amarelas (Um bando de othários) da Avenida Paulista e adjacência, 367 deputados e 55 senadores serão reeleitos como campeões de votos.

  18. osmar Carneiro

    Golpe dá nisso...

    Responda
    1. Heitor Kunst

      Sempre aparece alguém pra dizer: "os meus gór*istas é que são bons!". Onde estavam eles nessa lambança? Se lambuzando junto e pior, mais ainda que os outros!

  19. Marcos Serra

    O maior motivo para que isso ocorra é de nossa responsabilidade. Assim com suas excelências, digo, excrecências, o brasileiro "deixa" acontecer, empurra com a barriga e não se posiciona, por omissão, desinformação ou desleixo. Digamos, ainda que estejamos cansados e desmotivados face a tantas baixarias e corrupções. Justamente nessa hora é que deveríamos agir, contrapor. Como diz a emissora: Que Brasil queremos? Nossos nobres congressistas estão fazendo o deles.

    Responda
  20. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Para entendermos o comportamento do Congresso, devemos ir subindo na cadeia de comando. Quem manda nos políticos? Os caciques partidários. Quem tem poder de influência sobre os líderes dos partidos? Grandes empresários. Estarão estes senhores se auto-destruindo? Claro que não, quem realmente manda provavelmente já tem imóvel e dinheiro no exterior. Então seria mais correto dizer que o Brasil está sendo destruído por essas pessoas, Não?

    Responda
    1. Heitor Kunst

      Com certeza, o poder econômico de empresários (das empreiteiras, da JBS, etc) e dos bancos que enriqueceram partidos e políticos deve ser levado em conta. Tem muita gente que só fala em ajudar os pobres com algum vale gás ou vale qq coisa de R$ 50, mas desvia Bilhões pra sua g*ng.

    2. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Desprezar a influência do poder econômico na política é um grave erro. Sem contar que grande parte de nosso Congresso é composto de grandes empresários legislando em causa própria.

    3. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

      Prezado Dalton, no dia em que o brasileiro tiver educação, capacidade de raciocínio crítico e informação de qualidade, concordo com você. O que vejo são pessoas muito ricas, bem alimentadas, com estudo e informação, mas sem escrúpulos, manipulando e explorando uma grande massa de vulneráveis.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, caro leitor. O país está sendo destruído por comissão omissiva da sua própria população, que no mais das vezes é dada a servilismos e idolatrias aos desonestos, sempre sedenta por algum paternalismo ou indulgência estatal, que ora delira com o espetáculo Solte ou Faça um Condenado Cumprir a Pena, dentre outros.

  21. Dalton Matzenbacher Chicon

    Virou ao avesso, merecidamente, tudo e a todos. Não há a quem defender quando absolutamente todos são culpados e desonestos. Votemos, por favor e em benefício próprio, em quem jamais foi eleito e que não tenha parente até 3º grau que algum dia tenha sido eleito.

    Responda
    1. Antonio Carlos Cunha

      No voto consciente há uma tênue esperança.

    2. Marcos A T Garcia

      O povo ainda não entendeu querendo-me político está preocupado minimamente com o país! Depois da fuga da Capital Federal para Brasília, foi golpe em cima de golpe, na conta do povo! O pudor não existe e os cidadãos ainda não entenderam que político governa para si mesmo e para os grupos próximos. Eu e você estamos fora.