Vera Iaconelli > Bebês não precisam de chantili Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. patricia reis

    Quanta bobagem Vera. O foco era qual? Não custa lembrar a pressão da psicanálise sobre a amamentação, seio bom e seio ruim de Melanie Klein, lembra? Ou já abolimos essa conversa?

    Responda
  2. regina peres

    Amamentar é sim uma decisão da mãe, mas é também um direito do bebê. Não falta informação sobre o benefício do aleitamento, mas amamentar é prazeroso e difícil, assim como o parto e o cuidado com o recém nascido. Restam grupo de gestantes em serviços públicos e privados, consulta pediátrica na gestação, grupo de mães e quem sabe até as avós que na sua época foram massacradas pela propaganda do leite em pó.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Tema muito importante e aponta a negligência com que é tratado. E a ignorância geral. E lemos que nos Estados Unidos o lobby da indústria ataca novamente com força, interferindo em programas internacionais de apoio ao aleitamento materno. Deve estar acontecendo o mesmo por aqui, onde a indústria farmacêutica deita e rola.

    Responda
  4. Cesar Gonçalves

    Perspectiva apenas pessoal...completamente na contramão do que indicam os especialistas.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Maria, o leite materno é o melhor alimento para um bebê até os seis meses de vida. As mães precisam ser adequadamente orientadas sobre como amamentar pois caso não consigam, na maioria das vezes por falta de orientação, podem ficar desestimuladas. Existem grupos de mulheres que ensinam e estimulam as mulheres a amamentar. O precursor foi criado no RJ, nos anos 80: Grupo de Mães Amigas do Peito.

    2. Maria Lopes

      Você poderia gentilmente explicar o que dizem os seus especialistas? Porque acompanho razoavelmente o assunto é e o que a articulista informa é corretíssimo. A propósito: ela é especialista.

  5. Lara Deppe

    Eu demorei 10 dias para ter certeza que estava amamentando direito minha primeira filha. Tive acesso aos melhores médicos e enfermeiras de bom hospital e esses profissionais só me deixaram mais confusa e insegura com suas técnicas. Quem realmente me ajudou foi uma mãe. Infelizmente aqui o "chantili" tb é ruim em termos de formação prpfissional. A colega do comentário está certa, Vera, você ficou em cima do muro nesse texto.

    Responda
  6. Carol Ribeiro

    Bom, na saúde pública o pré-natal é feito com acompanhamentos de médicos, enfermeiros, auxiliares e dentista. E pasme senhora autora, todos os profissionais são envolvidos no processo de amamentação com orientações em.grupos, palestras e nas consultas individuais. Obviamente que não é em todo o Brasil q o PSF funciona corretamente mas era pra ser assim.em todo lugar com acesso à todas as gestantes. A importância da amamentação é indiscutível. Falta informação até msm pra sra.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Desculpe, mas essa não é a experiência da maioria das gestantes atendidas. Nem na saúde pública e nem na particular. A amamentação é fundamental, para a saúde do bebê e para o estabelecimento do vínculo bebê/mãe. Muitas mães não conseguem - ou porque trabalham e as empresas não disponibilizam condições para tal ou por falta mesmo de informações corretas como informa a articulista. Todas conhecemos casos. E quando não é possível não se devem culpabilizar as mães - li isso na intenção do artigo.

  7. Beatriz R Alvares

    Na década de 60 as mulheres deixaram de amamentar no peito pela influência da indústria do leite em pó. Filhos de mães com bom poder aquisitivo, não tiveram maiores problemas. Já os filhos de mães pobres ou ficaram desnutridos ou morreram devido ao uso de água não tratada e à impossibilidade destas mães usarem o leite em pó na quantidade certa devido ao custo monetário deste leite. Nos anos 80 houve uma retomada do aleitamento pela sua importância que se consolidou até os dias atuais.

    Responda
  8. Beatriz R Alvares

    Não consegui entender o objetivo deste texto. A autora aborda especificamente mulheres de poder aquisitivo mais alto para cujos filhos a opção de não amamentar no peito poderá ser suprida com leite em pó na quantidade garantida ao bem estar do bebê. Bem ao gosto de Trump. Já para mulheres mais pobres, o aleitamento materno poderá salvar a vida de seu filho. Defendo o aleitamento materno para todos. E quem mais sabe ensinar uma mulher a amamentar é outra que já tenha amamentado seu filho.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.