Educação > Alunos brasileiros não chegam ao fim de prova em avaliação mundial Voltar
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Viva a Paulo Freire e a Gramsci...viva ao proletariado e aos excluidos.
Viva a Paulo Freire, a Lula e a Dilma. Sectários de António Gramsci.
Isto é fruto de vários fatores negligenciados por todos partidos polÃticos (não só o PT): a falência familiar que relega a educação e os cuidados ao professores, falência social, promoção automática (PSDB-1996), superlotação das salas de aulas (o dobro de alunos da Europa e EUA), falta de infraestrutura nas escolas, violência, tráficos de drogas, cultura "mano", baixos salários do professores, levando a ter 15 ou mais salas de aula para se ter um salário condigno, para privatizar o ensino.
Além do PT não devemos esquecer o desserviço que o PSDB prestou ao Brasil e a SP em particular. No governo há mais de 20 anos, deveria, como estado mais rico, mais industrializado do PaÃs, ser exemplo e ditar os rumos para o PaÃs no quesito educação. Mas não é. Está um pouco acima da média nacional. Só que o melhor estado (ES) tem média inferior ao Chile. Lamentável. A escola pública na minha época (74 a 86) era melhor do que muitas particulares de hoje. Destruiram tudo...
Aparentemente falta ao estudante o que falta ao brasileiro em geral: Determinação, perseverança e tenacidade. Pq? Ninguém ainda explicou isto direito.
Parabéns PT. 13 anos de condução da nossa educação, transformou nossos jovens em im* becis. Nossos alunos foram enxovalhados e destruÃdos intelectualmente com marxismo, ideologia de gênero e todas as por*carias da ideologia petista. O resultado está aÃ!
Esse preconceito antiPT é puramente desonesto.
Até 2002 o Brasil era mesmo uma potência na educação.
O culpado é o Estado, segundo "especialistas".
Obs. * Painhoãos do BR precisam de "povo infeliz" ! Contrário como prometer "bondaardis" "iguardaaardis" ? Problema.br painhoãozardas ( Painhoãos do BR + Manzorra.das ! )
DeverÃamos tentar resolver o problemas por partes: Primeiro: professores bem remunerados. Segundo: Acabar com essa bobagem de futebol nas escolas. Isso não leva a nada. Terceiro: Incentivo de leitura desde a infância. Só assim se adquire vocabulário.
O problema não é falta de dinheiro .... leia Gustavo ioschpe
Repito. Qq paÃs "muitos anos" * fantasiado * de Tudo pelo Social e Educação = BR = brasileiros empurrados p/ o ""forte"" Instituto Nac Inversão de Valores = isso tudo.br * Pergunta ao univ educacional.br ~ Propósito de aprender é melhorar a si e a sociedade ?
O que aconteceu com a geração educada no governo de esquerda, além da doutrinação partidária?
Caso as questões do Pisa fossem abertas e não objetivas (com alternativas), o que proporcionam 'chutes', o retrato do Brasil seria ainda mais desesperador.
Se prova fosse um instrumento suficiente a comprovar o grau de conhecimento de alguém, poderia até ficar preocupado. Mas provas e tÃtulos somente servem para avaliar uma parte muito pragmática do conhecimento de uma pessoa. É muito mais complexo.
Será que não é justamente esse pensamento que está condenando o nosso paÃs ao atraso? Já vi muitos professores repetindo o discurso de que "provas não são tão importantes". Embora eu até concorde que boa parte do nosso conhecimento venha de fora das escolas, acho que estamos ignorando a relevância dessa parte "pragmática". No fim das contas, é esse aprendizado mais "técnico" que nos possibilita entender e solucionar problemas. Estamos formando cidadãos incapazes de encarar desafios.
Prova serve sim para medir. Não vamos desqualificar a prova pra justificar nossa fraqueza. Pode não ser a única forma de medir, mas funciona e precisamos dar a importância que este indicador merece.
Agora, medir a qualidade do ensino público de um paÃs pelo grau de investimento destinado por um determinado governo, pelas regras e normas que informam a educação, estou de acordo, estamos atrasados em relação a outros e poderemos até retroceder.
Prezados, continuo achando algo muito complexo avaliar conhecimento. Conhecimento não é apenas conhecer algo ou alguma coisa. Vai muito além. E justamente por ser tão complexo que medir/avaliar se torna tão difÃcil. São tantas as variáveis que jamais poderemos afirmar, com certeza, que o paÃs a, b ou c tem uma educação melhor ou pior. Que seus estudantes são mais ou menos capazes.
Tá certo! Têm que dar prova somente do assunto que o pobrezinho "domina"! Brasil mostra sua cara!
Absolutamente correto, Jairo. Esses dias uma aluna de enfermagem me perguntou o que eu queria dizer com hipocondria. Fiquei surpreso mas expliquei com calma. Há de se convir que alguém que tem o hábito de ler teria um vocabulário mais amplo.
A esquerda que adora falar em igualdade, apoia um PT que promoveu a desigualdade na educação, entre as famÃlias que já possuem recursos e as famÃlias pobres. Com relação à educação, há um fosso. Os pobres estão condenados à pobreza, graças ao PT.
Só que é bem o contrário.
Educação no Brasil é, realmente, uma des graças. 13 anos de PT e nada pela educação (aliás, piorou no comparativo mundial). Lula botou mais gente em faculdades e o resultado é que temos mais an alfabetos funcionais graduados (38% não sabem ler e escrever). Como tudo que fez PT, vagas em universidade foi outro en godo. E não fez o que deveria para melhorar a vida dos pobres: educação básica de qualidade. Lula e Dilma só en ganaram o pobre e condenar o desenvolvimento do paÃs.
Só pra te avisar q a educação basica não é, por lei, da responsabilidade do governo federal! Embora eu saiba q a educação basica seja o mais importante ( nao se constroi uma casa comecando do telhado!) E saiba a desgraça q é, sim, a educação geral no pais, não é certo culpar as pessoas erradas. Deixa q eles já têm culpa bte em outras pl agas!
Eu vejo a destruição da educação do estado de SP há mais de 20 anos, pois pela riqueza do local deverÃamos estar melhor do que nossos vizinhos sulamericanos. A falta de cuidado e investimentos é geral tanto no nÃvel federal quanto estadual e municipal, lembrando que a educação de primeiro e segundo grau são responsabilidade de estados e municÃpios e há independentemente da linha polÃtica, todos fazem um trabalho ruim.
Forças contrárias é que fazem a democracia.
Ao contrário: o PETE tentou; não faltaram programas para elevar o aluno. Mas as forças contrárias achincalharam o possÃvel sucesso de programas. Hoje e feito falar em direitos sociais, direitos humanos. Faz parte do nosso DNA tupiniquim ver o próximo se afogando na lama e nos boiando agarrado ao barranco.
Engodo, aliás perigoso pois áreas como a de saúde estão repletos de alunos com série dificuldades e que depois terão profissões de alta responsabilidade. Quem trabalha com isso, percebe claramente o que quero dizer. Mas também não dá para generalizar porque muitos ultrapassam a limitação ainda na graduação.
E poderia ser diferente? Faltam escolas, merenda escolar, professores motivados com salários dignos e diretrizes educacionais que promovam o conhecimento e não uma aprovação clientelista no caso das escolas particulares ou demagógica e polÃtica para os estabelecimentos públicos. Enquanto isso, vamos sendo, sistematicamente, ultrapassados por outros paÃses.
Entre todas as chagas brasileiras, a chaga da educação nacional é a mais purulenta...! Edson Maia Carlos Filho e-mail: maiaecf@gmail.com
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