Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Antônio

    Cabeça de ponte americana, abre fogo!

    Responda
  2. Peter Janos Wechsler

    Israel tem sido a única democracia na região. Sempre achei o país um exemplo de socialdemocracia e de bem-estar social. A guinada à direita preocupa. Parece que Netenayahu tem afinidade por companhia pouco recomendável. Refiro-me a Trump e, sobretudo, à Orbán que representa o neofascismo europeu. Não há limites para a Realpolitik?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Márcia, entendo seus argumentos mesmo discordando em parte. Eu, pessoalmente, acho que as democracias modernas só se tornaram viáveis quando se chegou à conclusão de que o estado tem que ser laico. Separação total entre estado e religião. Incompreensível para muçulmanos. Por isto sempre me manifestei contra a entrada da Turquia na UE. Não gostei da nova lei fundamental. Acho que a intenção foi puramente política, mas lembra uma teocracia que Israel certamente não é. Nem deve ser.

    2. Peter Janos Wechsler

      Márcia, entendo seus argumentos mesmo discordando em parte. Eu, pessoalmente, acho que as democracias modernas só se tornaram viáveis quando se chegou à conclusão de que o estado tem que ser laico. Separação total entre estado e religião. Incompreensível para muçulmanos. Por isto sempre me manifestei contra a entrada da Turquia na UE. Não gostei da nova lei fundamental. Acho que a intenção foi puramente política, mas lembra uma teocracia que Israel certamente não é. Nem deve ser.

    3. Marcia F Silva

      errata: "Wagner: vc tem que entender uma coisa: em Israel há 205 de cidadãos árabes com plenos direitos" = "Wagner: vc tem que entender uma coisa: em Israel há 20% de cidadãos árabes com plenos direitos"

    4. Marcia F Silva

      os árabes cidadão de Israel, votam toda vez que há eleições... e como é um sistema parlamentaristas, muitas vezes há eleições antes de se completar 4 anos de governos... basta o premiê perder sua sustentação e eleições são chamadas... o voto árabe tem exatamente o mesmo peso do voto judeu, cristão, evangélico, etc... não saia atirando sem conhecer a coisa toda como ela é!

    5. Marcia F Silva

      já na Samaria e Judeia (alguns chamam de Cisjordania), aquilo é legalmente um território sob disputa... entre Israel e os palestinos... aqueles habitantes: árabes-palestinos estão sujeitos a um governo do Fatah (árabe), não israelense... Igualmente Abbas subiu ao poder ha uns 15 anos e nunca mais promoveu eleições... Israel tb não tem nada a ver com isso; a administração é árabe! Queixe-se com o Fatah!

    6. Marcia F Silva

      acontece que o Hamas nunca promoveu uma eleição: eles foram eleitos em 2007, qdo apearam o Fatah do poder e se encastelaram ali, nunca mais promoveram uma eleição; bem, mas isso é problema deles e Israel não tem nada a ver com isso! se ali não há democracia, reclame com o Hamas!

    7. Marcia F Silva

      Wagner: vc tem que entender uma coisa: em Israel há 205 de cidadãos árabes com plenos direitos; saúde, educação voto etc... tanto que há uma bancada árabe bastante vibrante no Parlamento. Os habitantes de Gaza vivem independente de Israel... eles votaram para o Hamas como seus representantes legais, não votam em Israel; votam em Gaza!

    8. Marcia F Silva

      nem toda direita é totalitária, e rac cista... existem regimes de direita muito democráticos, e abertos, apesar de conservadores...

    9. Marcia F Silva

      Peter: não sou Shaul... sou Marcia mesmo... mas considero um elogio ser comparada a ele... e nisso concordo, em parte, com vc... só acho que há direitas e direitas...

    10. Wagner Santos

      Democracia? A África do Sul o era também se contasse apenas uma parte da população. Havia eleições, voto, mas apenas para um grupo.

    11. Peter Janos Wechsler

      Pois é Márcia (Shaul). A direita, sobretudo a extrema direita, não combina com Israel. Não podem, e não devem, assumir a filosofia e a ideologia (não estou falando naturalmente em ações) de seus assassinos.

    12. Marcia F Silva

      Hoje Israel é cerca de 80% direita... de quem é a 'culpa'? Se um dia a paz aparecer, tenho certeza que a sociedade começará um caminho de retorno... eu acho...

    13. Marcia F Silva

      Aí sim vc fez uma crítica honesta! Mas veja bem... Israel nasceu no socialismo, nas fazendas coletivas, com o partido trabalhista de Ben Gurion e Golda... a evolução dos anos, a dureza das guerras, levou a população a ficar mais temerosa e a direita cresceu com isso...

  3. waldemar frizzo junior

    Os Judeus repetem aos olhos do mundo os erros do eixo que mataram 6 milhões deles durante a WW2, isso será cobrado.

    Responda
    1. Marcia F Silva

      Os árabes com cidadania, continuam com cidadania; tem os mesmos direitos e deveres de todos os cidadãos, não muda nada! Há árabes no parlamento, na suprema corte, nas IDF... pra que tanto drama?!

    2. Marcia F Silva

      não tem nada a ver: Israel só pôs na lei o que já existe na prática há milênios: o caráter judaico do país! A religião oficial do país é o judaísmo: ponto! Só isso! O que há demais? A língua oficial é o hebraico; ponto!

  4. Marcia F Silva

    43 países no mundo tem uma religião oficial, o cristianismo é reconhecido em 13 países, o islamismo em 27 países. Israel é o único país judaico no mundo, também é o único condenando por ter uma religião oficial...

    Responda
    1. Marcia F Silva

      Qdo árabes-palestinos aceitarem o Estado de Israel, haverá o Estado Palestino, Marina... O problema da 'ocupação' é que ela mantem o Estado de Israel seguro... enquanto árabes-palestino quiserem guerra, eles a terão: em sua casa, não em Israel... qdo desistirem disso e aceitarem Israel, aceitarem a paz... estará tudo resolvido!

    2. Marcia F Silva

      "Um soldado israelense de 20 anos identificado como Ronen Lubarsky ficou gravemente ferido na manhã de quinta-feira enquanto invadiu um campo de refugiados palestinos, quando palestinos jogaram uma pedra na cabeça do telhado de um prédio do terceiro andar. No sábado, Lubarsky morreu de suas feridas."

    3. Marina Gutierrez

      Marcia, segundo jornal de Israel o soldado do exercito de ocupação foi "gravemente ferido por uma pedra que caiu sobre ele na Cisjordânia, o soldado da unidade de elite de Duvdevan foi ferido na cabeca por por uma pedra durante a operação de detenção no campo de refugiados palestinos. "Por Michael Bachner 24 de maio de 2018, 11h50 Seu comentario exagerou,o soldadeo foi ferido e não morreu.

    4. Marina Gutierrez

      O mundo condena Israel porque Israel ignora as leis internacionais criadas pela ONU ( o mesmo organismo que criou Israel com um decreto) essas leis declaram que Israel deve desocupar a Cisjordania e por um fim ao bloqueio de gueto de Gaza. QUem está se autocondenando, através de seu comportamento, é o proprio estado de Israel.

    5. Marina Gutierrez

      Nao é condenado por causa da religião oficial, é criticado por ignorar as leis internacionas criadas pelo mesmo orgão que criou Israel, essas leis declaram que Israel está ocupando a Cisjordania, territorio palestino e vem mantendos o bloqueio da faixa de Gaza, ou gueto de Gaza por 11 anos. Na parte que lhe foi dada em 1948, durante a partilha, Israel pode fazer o que quiser. Devolva aos palestinos seu estado e o problema esta resolvido. Simples não?

    6. Marcia F Silva

      e se o crime for considerado terrorismo, tanto pior... e aí, não adianta se esconder sob o lema 'de menor'... aprontou, tem que pagar, simples assim...

    7. Marcia F Silva

      essas 'crianças' palestinas mat taram a pedradas um jovem soldado israelense há pouco mais de um mês... sim, pedradas mat tam tb e crime é crime em qquer país do mundo... em Israel tb...

    8. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Um mesmo judeu já disse que suas cidades foram construídas sobre vidas palestinas. São genocidas. Racistas. Soldados super armados e protegidos usam violência grave contra crianças que lhes atiram pedras e essas crianças estão encarcerados por anos. Repetem os nazistas.

  5. Jose Adalto

    Judeus não queira fazer seu próprio Reich, o tiro podes sair pela culatra......

    Responda
    1. Marcia F Silva

      ??? dá pra traduzir?!

  6. Marina Gutierrez

    Benzi Leiberman, Presidente do Conselho de Assentamentos em 2004 disse o seguinte sobre os palestinos: "Vamos destruí-los, não vamos matar todos eles mas vamos destruir sua capacidade de pensar como uma nação. Nós vamos destruir o nacionalismo palestino."

    Responda
    1. Marcia F Silva

      ao contrário dos árabes-palestinos... onde matar judeus é motivo de muita festa! Hj devem estar distribuindo muitos doces ali... depois da morte do soldado da IDF...

    2. Marcia F Silva

      nem sei se isso é vdd... mas mesmo que seja... quer que eu comece a escrever os 'pensamentos liliputianos' de muitos árabes-palestinos? sim: existem alguns radicais israelenses... eles podem pensar e falar a vontade... mas em Israel há um governo; há uma suprema-corte (que conta inclusive com um juíz árabe!)...

  7. Marina Gutierrez

    Tornar os palestinos invisiveis foi o plano inicial, Moshe Dayan, ex ministro de defesa declarou:" Vamos dizer aos palestinos: não temos uma solução para voces e vão continuar a viver como cães e quem nao estiver contente, vá embora" " Nossas cidades foram construidas em cima da vilas palestinas destruidas"

    Responda
    1. Marcia F Silva

      Nasser foi muito mais pródigo em espantar árabes-palestinos: bradava por todos os meios para que seus primos saíssem de Israel para que eles sim, pudessem fazer a limpeza étnica tão sonhada por toda população árabe de então... e tingiria o Mediterrâneo de 'rosso', com o sg judeu! Só que não deu certo... e quem partiu, não pode mais voltar...

  8. Marina Gutierrez

    Duas palavras: Limpeza étnica.

    Responda
    1. Marcia F Silva

      matematicamente não fecha essa conta: os árabes-palestinos passaram de pouco mais de 600 mil em 47 para mais de 6 milhões hoje: ou Israel é incompetente para promover essa tal 'limpeza', ou ela nunca existiu realmente!

  9. Marcia F Silva

    O mundo terá que aprender essa convivência! doa a quem doer...

    Responda
  10. Marcia F Silva

    Não adianta esse esperneio torpe! a época de caça aos judeus já acabou!

    Responda
  11. Marcia F Silva

    chorem! chorem muito! Israel sempre foi e sempre será judia!

    Responda
  12. israel rozenberg

    Vamoa ao que interessa: a ONU só interessa , e ela possui umas 100 nações muçulmanas ou esquerdóides, quando fala mal de Israel, que é quase a sua raison de etre - quando ela dividiu a terra santa, os arabes, bonzinhos e endeusados pela midia canhota, quiseram jogar os judeus no mar. Idioma oficial cada país escolhe o seu - espanhol é oficial em USA, ou o árabe na França? Quer dizer que agora as nações arabes vão ficar furiosa? Puxa, pode ser até que comecem a incentivar o terrorismo now!

    Responda
    1. Marcia F Silva

      não entendi luis: qual a covardia em declarar a religião judaica como religião oficial do país!? Israel não está retirando nenhum direito dos árabes! Eles não perderam sua cidadania: continuam com os mesmos direitos e deveres... Apenas oficializando o que já existe na prática há 5 mil anos! O caráter judaico do Estado: só isso!

    2. LUIS FERNANDES

      A covardia w falta de humanismo evidente do lado Israelense. Foram perseguidos na grande guerra e agora fazem o mesmo com os palestinos... hipocrisia e o q se chama!

    3. israel rozenberg

      Ooooh comentário pobre. Com certeza o Sr desconhece a Lei de Godwin, que o perdedor apela para o nazismo qdo perde os argumentos numa discussão. Aliás recomendo q o Sr visite Auschvitz e depois consulte a lista dos melhores restaurantes da Cisjordania no Tripadvisor pra entender quão lamentável seu comentario racista. Poor you.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Israel continua célere e determinado a se tornar um estado nazista, embora seja um estado religioso, o que não é absolutamente um contrassenso. Um povo que se arvora em escolhido por Deus só pode se achar superior e privilegiado.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Israel continua célere e determinado a se tornar um estado nazista, embora seja um estado religioso, o que não é absolutamente um contrassenso. Um povo que se arvora em escolhido por Deus só pode se achar superior e privilegiado.