Opinião > Mobilidade travada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Não, o editorial está errado. Não é possível jogar mais milhões de pessoas no sistema atual de transporte público, de péssima qualidade. Nossos governantes devem implementar projetos de mobilidade urbana que, paulatinamente, levem as pessoas, de forma voluntária, a optar pelo transporte coletivo.

    Responda
  2. Antonio de Oliveira Angrisani Filho

    Imagine uma malha ferroviária que ligue a grande São Paulo com as principais cidades do entorno, como Campinas, Sorocaba, São José do Campos e Santos, que permitisse o acesso rápido daqueles que residem nestas cidades para São Paulo. Imagine quantos carros seriam retirados do trânsito de São Paulo diariamente. Imagine pessoas residindo em condomínios ao longo destas linhas com melhor qualidade de vida. Algo maravilhoso seria não? Não consigo entender porque projetos como estes não saem do papel.

    Responda
    1. Fernando Becker

      Planejamento. O excesso de "planejamento" estatal, regras e regras inexplicáveis fazem o enorme potencial do que já existe se perder. Liberem sem restrições para quem quiser trafegar, com um mínimo de regras de segurança, que o tráfego flui.

  3. Fernando Becker

    O maior problema do trânsito das grandes cidades brasileiras vem do mau planejamento da Engenharia de Tráfico dos municípios. Este pessoal é completamente incompetente, trancam as vias, mão única, estacionamentos, restringem os caminhos possíveis, etc. Há um enorme potencial de fluir do tráfego que é completamente bloqueado pelos planejadores de trânsito e suas milhares e milhares de regras inexplicáveis. Seria melhor deixar todo o tráfego todo livre que tudo fluiria melhor e com mais economia.

    Responda
    1. joao Bernardo f f Bastos

      Rs. Os caras estão la pra isso. Fazem o pior para sentirmos a necessidade deles. É assim com quase tudo do governo também.

  4. Herculano JR 70

    1A proposta é aumentar tributos do já gigante triturador de receitas. Problema é q o investi/o em infraestrutura é uma armadilha se ñ se desestimula o crescimento, pois basta investir e a cidade se agiganta e exige mais sem limites como se constata. N se trata de urbanização, mas estimulo a concentração urbana irracional. Segue-se o exemplo ruim da Europa. Uma espécie de corrupção já q cidade grande exige estado maior que redunda em maior ineficiência de gestão e corrupção mesmo.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    2O estimulo as motos seria solução. 60% dos usuários de carro estão sozinhos e estimulados, ao invés de desestimulados a usar motos, se metade aderisse o trânsito fluiria melhor para todos com baixo investimento em regras, sinalização e comunicação. O trânsito deve ter regras que priorizem motos. Inicial/e o uso do corredor deve ser regula/o em 35km/h máximo com transito a menos de 35km/h, e após se alinha com veículos. Corredor de ônibus liberado para elas. Faixa e vias exclusivas implantadas.

    Responda
  6. José Maurício Risseto Alves Bueno

    A FSP sempre surpreendendo. Então a melhor medida para resolver o problema de trânsito é, praticamente, proibir o cidadão de ter carro? E fala com naturalidade, ao propor pedágio urbano, aumento de combustível, imposto na venda de veículo usado e fim de estacionamento urbano gratuito. Lastimável.

    Responda
    1. Heitor Castelo Branco Rodrigues Alves

      O estado paga para você ter ruas, vagas, sinais de trânsito, guardas de trânsito etc. Como o dinheiro não é infinito, as propostas são para que o dinheiro público seja mais usado por pessoas que mais precisam dele. O usuário de carro que arque com seus custos e o estado ajuda os usuários de transporte coletivo.

    2. Heitor Castelo Branco Rodrigues Alves

      O estado paga para você ter ruas, vagas, sinais de trânsito, guardas de trânsito etc. Como o dinheiro não é infinito, as propostas são para que o dinheiro público seja mais usado por pessoas que mais precisam dele. O usuário de carro que arque com seus custos e o estado ajuda os usuários de transporte coletivo.

  7. Cloves Oliveira

    No futuro talvez possamos ter trens que sejam tão pontuais como os trens japoneses, mas assim como eles não conseguiram, será impossível evitar o desconforto e a super-lotação na hora do rush. Nas estações do metro de Tóquio existe a profissão do "empurrador", sujeitos fortes e usando luvas brancas, cujo trabalho é empurrar as pessoas para dentro do trem permitindo o fechamento das portas de maneira segura. É a proverbial lata de sardinha.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.