Opinião > Mobilidade travada Voltar
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Não, o editorial está errado. Não é possÃvel jogar mais milhões de pessoas no sistema atual de transporte público, de péssima qualidade. Nossos governantes devem implementar projetos de mobilidade urbana que, paulatinamente, levem as pessoas, de forma voluntária, a optar pelo transporte coletivo.
Imagine uma malha ferroviária que ligue a grande São Paulo com as principais cidades do entorno, como Campinas, Sorocaba, São José do Campos e Santos, que permitisse o acesso rápido daqueles que residem nestas cidades para São Paulo. Imagine quantos carros seriam retirados do trânsito de São Paulo diariamente. Imagine pessoas residindo em condomÃnios ao longo destas linhas com melhor qualidade de vida. Algo maravilhoso seria não? Não consigo entender porque projetos como estes não saem do papel.
Planejamento. O excesso de "planejamento" estatal, regras e regras inexplicáveis fazem o enorme potencial do que já existe se perder. Liberem sem restrições para quem quiser trafegar, com um mÃnimo de regras de segurança, que o tráfego flui.
O maior problema do trânsito das grandes cidades brasileiras vem do mau planejamento da Engenharia de Tráfico dos municÃpios. Este pessoal é completamente incompetente, trancam as vias, mão única, estacionamentos, restringem os caminhos possÃveis, etc. Há um enorme potencial de fluir do tráfego que é completamente bloqueado pelos planejadores de trânsito e suas milhares e milhares de regras inexplicáveis. Seria melhor deixar todo o tráfego todo livre que tudo fluiria melhor e com mais economia.
Rs. Os caras estão la pra isso. Fazem o pior para sentirmos a necessidade deles. É assim com quase tudo do governo também.
1A proposta é aumentar tributos do já gigante triturador de receitas. Problema é q o investi/o em infraestrutura é uma armadilha se ñ se desestimula o crescimento, pois basta investir e a cidade se agiganta e exige mais sem limites como se constata. N se trata de urbanização, mas estimulo a concentração urbana irracional. Segue-se o exemplo ruim da Europa. Uma espécie de corrupção já q cidade grande exige estado maior que redunda em maior ineficiência de gestão e corrupção mesmo.
2O estimulo as motos seria solução. 60% dos usuários de carro estão sozinhos e estimulados, ao invés de desestimulados a usar motos, se metade aderisse o trânsito fluiria melhor para todos com baixo investimento em regras, sinalização e comunicação. O trânsito deve ter regras que priorizem motos. Inicial/e o uso do corredor deve ser regula/o em 35km/h máximo com transito a menos de 35km/h, e após se alinha com veÃculos. Corredor de ônibus liberado para elas. Faixa e vias exclusivas implantadas.
A FSP sempre surpreendendo. Então a melhor medida para resolver o problema de trânsito é, praticamente, proibir o cidadão de ter carro? E fala com naturalidade, ao propor pedágio urbano, aumento de combustÃvel, imposto na venda de veÃculo usado e fim de estacionamento urbano gratuito. Lastimável.
O estado paga para você ter ruas, vagas, sinais de trânsito, guardas de trânsito etc. Como o dinheiro não é infinito, as propostas são para que o dinheiro público seja mais usado por pessoas que mais precisam dele. O usuário de carro que arque com seus custos e o estado ajuda os usuários de transporte coletivo.
No futuro talvez possamos ter trens que sejam tão pontuais como os trens japoneses, mas assim como eles não conseguiram, será impossÃvel evitar o desconforto e a super-lotação na hora do rush. Nas estações do metro de Tóquio existe a profissão do "empurrador", sujeitos fortes e usando luvas brancas, cujo trabalho é empurrar as pessoas para dentro do trem permitindo o fechamento das portas de maneira segura. É a proverbial lata de sardinha.
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