João Pereira Coutinho > O cansaço democrático Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Perdemos a capacidade de convivência.Com 47 anos já vi algumas coisas acontecerem e, o que mais me assusta, é justamente o que o colunista colocou (não com as mesmas palavras, mas a ideia é a mesma): democracia virou um jogo em que quem ganha a eleição leva tudo, que votou no perdedor se lasca, tem que engolir e pronto! Seu candidato perdeu? Então seus direitos (inclusive de opinião, o mais caro numa democracia) estão suspensos até que seu candidato ganhe, seu (alguma coisa)...ista de uma figa!
A ideia de governo soberano do, pelo e para o povo é um mito. Na verdade a democracia representative é uma ferramenta para permitir o controle da minoria ponderosa sobre os demais gerando a sensação na maioria de que controlam seu próprio destino. Em 1758 David Hume já ponderava com inquietação “como era possÃvel que tão poucos governassem tantos?”. Como diz E.S. Morgan, todo governo requer faz de conta: que o Rei é divino ou que a voz do povo é a voz de Deus.
O brasil é muito mais complexo do qualquer suposição teórica do futuro da democracia. O Mix religião, polÃtica e cultura demostra que o Brasil precisa unir esforços pela Democracia. Um Tirano atualmente seria uma presa fácil de qualquer oposição, até mesmo dos militares brasileiros por exemplo já que o Nacionalismo Brasileiro não é o mesmo da época de Getúlio Vargas, PlÃnio Salgado e Luis Carlos Prestes. O contexto é outro e o Povo Brasileiro agora é muito mais heterogêneo do que à 80 anos atrás
O povo quer majoritariamente renda para gastar e segurança. Se a democracia não entrega isso por um longo perÃodo de tempo, as pessoas perdem a paciência e soluções autoritárias ganham força. Não há uma reflexão de valor, mas sim de eficácia. No mercado de sistemas polÃticos, democracia liberais estão em crise enquanto o estado autoritário chinês nada de braçada. A democracia tem que se provar todo santo dia para sobreviver.
Excelente texto. A banda de rock Talking Heads em 1989 tinha uma música Democrática Circus, sobre um comÃcio em meio a uma tempestade em que todos procuram se salvar. Previu a atual situação. Isso no inÃcio da guerra do golfo, inÃcio do atual obscurantismo.
A democracia hoje é confundida com o interesse do mercado, mas ela deve ser o contrapeso a esse poder e servir a maioria. O descrédito vem porque o neoliberalismo colocou o interesse de poucos como prioridade, o lucro não pode ser ilimitado. Dar emprego e segurança é o que expandiu a democracia.
A cultura cÃvica a que se refere o colunista sempre existiu de forma precária no Brasil, cuja sociedade é por demais repetitiva da retórica da superação de suas contradições. Sociedade macunaÃmica que ainda não se livrou de sua herança colonial, escravista e de violência das classes dirigentes em relação à s subordinadas. Aqui, muitos não confiam na democracia porque ela nunca fez a diferença.
Muito bom João, parabéns. Direitos e deveres não significa poder fazer o que se quer, se existe parâmetros e referências a se seguir. Mas reconheço esse papel da democracia, que dá voz para todos, mesmo sabendo da sua limitação.
O voto a cada 4 anos, sob controle de quem vai ser votado, podendo apenas colocar alguém nunca retirá-lo, (esse papel os oligarcas fazem questão de ser privativo) é democracia? Mais parece uma oligarquia que "apropriou-se" do voto como adereço...
Oligarquia essa que, como sói acontecer, se acha mais capaz que a patuléia. Vemos bem, por seus frutos, os resultados dessa maior capacidade arrogada.
Ótimo texto. Convida à reflexão.
Democracia representativa é o que existe nos estados democraticos, e funciona! Mas a confusão de que a democracia direta é a melhor das democracias leva ao declÃnio dela. Como não funciona o povo passa a defender tiranos de esquerda ou direita. O que me impressiona é a imprensa, e as pessoas mais cultas, defenderem que polÃticos tem que fazer o que o povo manda. Ao invés de incentivar a escolha de polÃticos competentes, se incentiva os populistas que fazem o que o povo quer.
existem 3 criticas significativas sobre a democracia representativa: rousseau, no contrato social; kelsen, na teoria pura do direito, e em leonardo avritzer. a favor da democracia direta, além de rousseau, vladimir safatle.
Muito bom texto. É o que está acontecendo no Brasil, querem democracia direta, mas ela não funciona, é próxima a ditadura da maioria. Uma sociedade tem que ser dirigida pelos mais capazes, pelos especialistas: em leis, administração, economia ou politica. Democracia direta é o povo fazendo leis, dirigindo a economia, é colocar quem não tem capacidade, nem tempo, dirigindo o paÃs.
Bom resumo. É isso mesmo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > O cansaço democrático Voltar
Comente este texto