Opinião > Ônibus mais caro e com menos passageiros Voltar
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Aumentar subsÃdio seria tentar resolver o problema pelo efeito e não pela causa, coisa que nossos polÃticos são especialistas. Temos importantes nós a desatar, como: praticamente manutenção do tamanho da frota/100 mil hab., ônibus lotados, queda de demanda em 25% em 04 anos, e tarifa em alta. Sobre aplicativo está mais para classe média saindo do seu automóvel. Novas estações são alimentadas pelos ônibus. Não explica.
A verdade trágica é que, não só no Brasil, mas no mundo todo, o trabalhador não consegue pagar do próprio bolso o custo do seu deslocamento residência-trabalho-residência. Fico imaginando como dar conta das outras despesas, casa, comida, gastos com saúde, educação etc. O avanço da tecnologia não resolve essa questão simples: que os salários não acompanham as despesas de manutenção de uma famÃlia. Onde está o progresso?
O avanço da tecnologia pode baratear o custo do transporte. Motores que consomem menos Diesel e ônibus que nao demandam motorista, por exemplo.
Sobre a queda de demanda de 25,9% e 04 anos é brutal. Qualquer negócio sem fidelidade já teria quebrado. Aà pode-se imputar a má qualidade do serviço, valor da passagem com aumento das viagens por ouros modos como à pé, bicicleta, motocicleta. A gratuidade com aumento de 23,5% em um ano é uma festa. A meia passagem idem considerando que é financiada por subsÃdio cruzado bancado pela inteira. Como pode fechar um sistema com tantos desequilÃbrios.
Faltou considerar nessa análise, definitivamente não cientÃfica, outras causas da diminuição dos trajetos de ônibus. Novas estações de metrô foram inauguradas e o uso de serviços de taxi por aplicativo aumentou expressivamente. São concorrentes naturais do ônibus lotado e demorado. Antes de exigir mais subvenção a serviços prestados por empresas privadas, melhor seria analisar os dados por pessoa sem interesse pecuniário objetivo.
A máxima "ampliar a visão e compreender que não há solução definitiva para a mobilidade urbana que não seja pública e coletiva" é absolutamente verdadeira. Para o setor, aponto a adoção do vale transporte a única medida consolidada de financiamento (independente de gestão ou gestores), dividida entre empresários e trabalhadores formais. Se não a mais inteligente. Para avaliar o transtorno é só estimar a situação atual sem o vale. As outras medidas sempre esbarram na continuidade.
este eh um fenômeno que acontece também nos rodoviarios . Cada vez se usa menos . A rodoviária de Curitiba foi construÃda em 1972 e a de Joinville em 1975 ( o arquiteto foi o mesmo) . nestes mais de 40 anos as populações das duas cidades triplicaram , mas as rodoviárias são as mesmas , sem necessidade de aumento ( Ctba- 50 boxes , Jlle- 12 boxes ) .A de Floripa foi construÃda em 1983 e também vive vazia .
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