Opinião > Ônibus mais caro e com menos passageiros Voltar

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  1. IRINEU PIRES SOBRINHO

    Aumentar subsídio seria tentar resolver o problema pelo efeito e não pela causa, coisa que nossos políticos são especialistas. Temos importantes nós a desatar, como: praticamente manutenção do tamanho da frota/100 mil hab., ônibus lotados, queda de demanda em 25% em 04 anos, e tarifa em alta. Sobre aplicativo está mais para classe média saindo do seu automóvel. Novas estações são alimentadas pelos ônibus. Não explica.

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  2. Antonio Carlos Cunha

    A verdade trágica é que, não só no Brasil, mas no mundo todo, o trabalhador não consegue pagar do próprio bolso o custo do seu deslocamento residência-trabalho-residência. Fico imaginando como dar conta das outras despesas, casa, comida, gastos com saúde, educação etc. O avanço da tecnologia não resolve essa questão simples: que os salários não acompanham as despesas de manutenção de uma família. Onde está o progresso?

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    1. Phellippe Waynner Pereira Marques

      O avanço da tecnologia pode baratear o custo do transporte. Motores que consomem menos Diesel e ônibus que nao demandam motorista, por exemplo.

  3. IRINEU PIRES SOBRINHO

    Sobre a queda de demanda de 25,9% e 04 anos é brutal. Qualquer negócio sem fidelidade já teria quebrado. Aí pode-se imputar a má qualidade do serviço, valor da passagem com aumento das viagens por ouros modos como à pé, bicicleta, motocicleta. A gratuidade com aumento de 23,5% em um ano é uma festa. A meia passagem idem considerando que é financiada por subsídio cruzado bancado pela inteira. Como pode fechar um sistema com tantos desequilíbrios.

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  4. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Faltou considerar nessa análise, definitivamente não científica, outras causas da diminuição dos trajetos de ônibus. Novas estações de metrô foram inauguradas e o uso de serviços de taxi por aplicativo aumentou expressivamente. São concorrentes naturais do ônibus lotado e demorado. Antes de exigir mais subvenção a serviços prestados por empresas privadas, melhor seria analisar os dados por pessoa sem interesse pecuniário objetivo.

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  5. IRINEU PIRES SOBRINHO

    A máxima "ampliar a visão e compreender que não há solução definitiva para a mobilidade urbana que não seja pública e coletiva" é absolutamente verdadeira. Para o setor, aponto a adoção do vale transporte a única medida consolidada de financiamento (independente de gestão ou gestores), dividida entre empresários e trabalhadores formais. Se não a mais inteligente. Para avaliar o transtorno é só estimar a situação atual sem o vale. As outras medidas sempre esbarram na continuidade.

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  6. IRINEU PIRES SOBRINHO

    A máxima "ampliar a visão e compreender que não há solução definitiva para a mobilidade urbana que não seja pública e coletiva" é absolutamente verdadeira. Para o setor, aponto a adoção do vale transporte a única medida consolidada de financiamento (independente de gestão ou gestores), dividida entre empresários e trabalhadores formais. Se não a mais inteligente. Para avaliar o transtorno é só estimar a situação atual sem o vale. As outras medidas sempre esbarram na continuidade.

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  7. MARCOS FERNANDO DAUNER

    este eh um fenômeno que acontece também nos rodoviarios . Cada vez se usa menos . A rodoviária de Curitiba foi construída em 1972 e a de Joinville em 1975 ( o arquiteto foi o mesmo) . nestes mais de 40 anos as populações das duas cidades triplicaram , mas as rodoviárias são as mesmas , sem necessidade de aumento ( Ctba- 50 boxes , Jlle- 12 boxes ) .A de Floripa foi construída em 1983 e também vive vazia .

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