Hélio Schwartsman > Identidade e ideologia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente comentário, em Israel, tanto a esquerda como a direita tem um objetivo comum: tornar a vida dos palestinos insuportável.
Caro Hélio, após teus eufemismos "desnecessária e inoportuna" só me resta cometer um advérbio bárbaro com um adjetivo xumbrega: extremamente lamentável. Fora esta insignificância, o artigo está supimpa, como sempre.
Uma das caracterÃsticas das esquerdas é a preguiça intelectual. É muito mais fácil defender os transexuais, por exemplo, que batalhar por bandeiras universais.
Profundo desconhecimento do autor pela caminhada do pensamento de esquerda. Ele sempre teve um caráter dicotômico, e não universalista (em sua gênese, proletariado x burguesia). Com o avanço dos pensadores (Gramsci, Adorno, Foucault), a dicotomia - bem como a chamada disputa pela hegemonia - foi transferida para as "classes" menores, as minorias.
“...é que a esquerda também tenha abandonado seus discursos de caráter mais universalista para abraçar com força as chamadas polÃticas identitária”. É bom lembrar: “Estados são conceitos polÃticos mais bem-sucedidos da história da espécie humana. Mas talvez seja, agora, o fim da historia do Estado Moderno”. Prof. David Runciman, Cambridge. Onde o Estado de Israel fica nesta historia?
Excelente constatação.
Usando das mesmas ferramentas que o Reich lhes impôs (polÃticas identitárias), agora por medo (pretexto de defender-se de uma "mistura"), vem esta direita conservadora construir mais um muro. E muros servem para ser transpostos e depois derrubados. O Knesset está literalmente "brincando com bomba".
Israel e heterogenea. Gente muito avançada e outra muito retrograda, e todas confiantes. Se ñ fosse o fator Palestino para dar alinha/o, como essa medida agora, certa/e verÃamos muita confusão por la, radicalismos que chegam, como define Helio, a apropriação cultural. Me permitam o parênteses. Acho inadequado colocar no mesmo status ne+gro, q tem cor de pele pre+ta, mulheres, q tem va+gina e homo, caracterizado apenas por suas crenças.E são quase 30% da humanidade.
O autor sempre me lembrando porque mantenho minha assinatura da FSP.
Marcio, Pensei bastante para escrever um comentário sobre o texto do Hélio. Porém, lendo o seu, não conseguiria "dizer" algo melhor. Parabéns.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Identidade e ideologia Voltar
Comente este texto