Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Excelente comentário, em Israel, tanto a esquerda como a direita tem um objetivo comum: tornar a vida dos palestinos insuportável.

    Responda
  2. Ivan da Silva Scheffer

    Caro Hélio, após teus eufemismos "desnecessária e inoportuna" só me resta cometer um advérbio bárbaro com um adjetivo xumbrega: extremamente lamentável. Fora esta insignificância, o artigo está supimpa, como sempre.

    Responda
  3. Bruno Andreoni

    Uma das características das esquerdas é a preguiça intelectual. É muito mais fácil defender os transexuais, por exemplo, que batalhar por bandeiras universais.

    Responda
  4. VINICIUS LAURIANO FERREIRA

    Profundo desconhecimento do autor pela caminhada do pensamento de esquerda. Ele sempre teve um caráter dicotômico, e não universalista (em sua gênese, proletariado x burguesia). Com o avanço dos pensadores (Gramsci, Adorno, Foucault), a dicotomia - bem como a chamada disputa pela hegemonia - foi transferida para as "classes" menores, as minorias.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “...é que a esquerda também tenha abandonado seus discursos de caráter mais universalista para abraçar com força as chamadas políticas identitária”. É bom lembrar: “Estados são conceitos políticos mais bem-sucedidos da história da espécie humana. Mas talvez seja, agora, o fim da historia do Estado Moderno”. Prof. David Runciman, Cambridge. Onde o Estado de Israel fica nesta historia?

    Responda
  6. FRANCISCO SÃ VIO ARAUJO BARROS

    Excelente constatação.

    Responda
  7. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

    Usando das mesmas ferramentas que o Reich lhes impôs (políticas identitárias), agora por medo (pretexto de defender-se de uma "mistura"), vem esta direita conservadora construir mais um muro. E muros servem para ser transpostos e depois derrubados. O Knesset está literalmente "brincando com bomba".

    Responda
  8. Herculano JR 70

    Israel e heterogenea. Gente muito avançada e outra muito retrograda, e todas confiantes. Se ñ fosse o fator Palestino para dar alinha/o, como essa medida agora, certa/e veríamos muita confusão por la, radicalismos que chegam, como define Helio, a apropriação cultural. Me permitam o parênteses. Acho inadequado colocar no mesmo status ne+gro, q tem cor de pele pre+ta, mulheres, q tem va+gina e homo, caracterizado apenas por suas crenças.E são quase 30% da humanidade.

    Responda
  9. MARCIO OLIVEIRA

    O autor sempre me lembrando porque mantenho minha assinatura da FSP.

    Responda
    1. Ângelo Comisso

      Marcio, Pensei bastante para escrever um comentário sobre o texto do Hélio. Porém, lendo o seu, não conseguiria "dizer" algo melhor. Parabéns.