Hélio Schwartsman > Perdidos na matemática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como dizia o Carl Sagan, o universo, ou a natureza, não parece benigna nem hostil, é meramente indiferente. Tornando-a benigna serviu para enriquecer muita gente às custas daqueles que buscam na natureza a fonte da vida eterna, como no caso dos alimentos "naturais" ou orgânicos. Assim como aconteceu com outras espécies, se a espécie humana desaparece da face da Terra , a natureza nem se daria conta e provavelmente comemoraria o desaparecimento de mais um parasita das suas entranhas.
Mais uma vez o que está em jogo é a apropriação dos recursos da sociedade por uma minoria. As despesas com aparelhos carÃssimos para o avanço da ciência devem ser financiadas por quem é entusiasta no ramo (eu sou um deles). Mas não pelo imposto na conta de luz do morador evangélico da periferia. Já a pesquisa matemática é muito barata, não admira que o Brasil tenha entrado no rol dos principais paÃses do setor.
Concordo.. ser considerada bonita torna bem mais fácil a vida em alguns aspectos. hahaha!
E sabido que os números sob stress mentem. Senão a beleza, talvez o interesse seja o critério mais aplicado a explicar a corrupção da matemática. Um bom exemplo, a estatÃstica, mas o melhor mesmo é a economia. Gastar mais do que ganha indefinidamente, um verdadeiro estelionato; tantos modelos a modelar comportamento mais que a psicologia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Perdidos na matemática Voltar
Comente este texto