Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    na verdade, a culpa é da tipificação excessiva de crimes e de leis mal feitas. a lei das drogas, ao não estabelecer a quantidade que difere um usuário de um traficante, lotou as prisões. e existem muitos crimes que nem mais deveriam levar à prisão. pessoa são presas por furtarem coisas de supermercados. isso é uma bobagem grande.

    Responda
  2. Arnaldo Luiz Ryngelblum

    Totalmente de acordo. É isso mesmo dr. Drauzio. Apesar da tremenda desigualdade e falta de oportunidades, apesar de sua admissão, não se vêem medidas para reduzir este quadro. Apoio todas as suas sugestões.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Excelente diagnóstico; sinto-me representada, do começo ao fim da coluna. Dr Drauzio é um dos raros verdadeiros humanistas deste país e um dos que mais e melhor o conhecem.

    Responda
  4. SUELEN SANTOS

    Em resumo, a iniciativa privada é a culpada pelo banditismo no Brasil. O mesmo discurso de sempre: "esses capitalistas ordinários". Ou seria melhor que houvesse a ditadura do proletariado? Mas o que fizeram os representantes desta ideologia no Brasil nos últimos 15 anos?

    Responda
  5. CARLOS TARDIVO

    Dr. Dráuzio, parabéns por mais um texto brilhante! A elite brasileira nada faz pelos mais pobres, principalmente os bancos, os mais lucrativos do mundo ,porque só pensa nela e nos seus, com raras exceções. Perdemos a luta contra o crime organizado, ficamos calados vendo professores apanharem de alunos em sala de aula, não preparamos nem geramos empregos para as novas gerações

    Responda
  6. FERNANDO JOSE HENRIQUES VIEIRA

    Concordo plenamente com seu artigo. Estou lendo um livro excelente que se chama 1822 de Laurentino Gomes. Naquela época a elite branca brasileira já temia uma revolta dos escravos (igual ao do Haiti) que mataria facilmente toda a elite branca (fazendeiros, burocratas, etc.).; mas enfim, nada aconteceu nesses 200 anos. Houve varias revoltas mas todas controlaveis. Até quando? Parece a França pré-revolucionária em 1789.

    Responda
  7. Maria Margarida Oliveira

    Parabéns pelo seu artigo, Dr. Dráuzio. Apesar de concordar com suas palavras sinto a mesma dificuldade de passar da boa consciência a uma boa prática que me permita pensar que "fiz a minha parte".

    Responda
  8. Leila de oliveira

    Li todos os seus livros, Dr. Drauzio.. Um deles conta sobre a inusitada sorte que o visitou durante uma frutífera pescaria, a ponto de impressionar um experiente pescador que tbm ocupava o barco. Um prenúncio do grande homem que o Sr. viria a se tornar. Vida longa!!

    Responda
  9. Mauro Lando

    Um médico é mais lucido do que TODOS os nossos políticos juntos... parabéns Dr. Drausio!

    Responda
  10. José Cardoso

    Grande parte desses milhares de presos são pequenos traficantes. Os chefes de facções são assassinos violentos. O caminho para mim é descriminalizar a maconha e aprovar a pena de morte para crimes violentos. Vamos esvaziar as cadeias.

    Responda
    1. José Cardoso

      O principal para isso é a descriminalização da maconha. Mas com a pena capital os mais violentos, que mandam nas prisões, seriam gradualmente tirados de cena.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Deixe ver se entendi seu "conceito"... Se adotarmos a pena capital "vamos esvaziar as cadeias" como? Dezenas de execuções diárias? Ou vc acha que ela deixará os soltos com medo de por ela serem alcançados? Nenhum estado dos EUA, sua mais provável inspiração, adota tal filosofia. Acha mesmo que aqui, onde os marginais já buscam policiais para matar, isso funcionaria? Perdão, mas está muito enganado.

  11. Wilmar Brito

    Concordo. Qq país "muitos anos" * fantasiado * de Tudo pelo Social e Educação = ""forte"" Instituto Nac Inversão de Valores = Violência Total ( vai da corrupção + isso tudo q o doutor falou... e muito +/ violência em progressão geométrica )

    Responda
  12. João Garcia

    Excelente texto, de quem conhece a vida desestruturada e sem perspectivas de dezenas de milhões de brasileiros. Lembrei do sociólogo Jessé de Souza

    Responda
  13. William Justino dos Santos

    Parabéns Dr. Drauzio. Só uma observação: se não implantarmos um programa que leve à paternidade e maternidade responsáveis a situação não melhora. Só irá piorar. Meninas grávidas aos 12, 15 anos é inaceitável. O governo e a sociedade tem que agir para implantar programa de controle de natalidade

    Responda