Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduardo Dias

    Ótimo texto. Sóbrio e esclarecedor. Notam-se algumas evoluções na formação das chapas, pelo menos no que tange o direcionamento de ideias. Até 2014 vímos com maior frequência inimigos políticos se abraçando pelo objetivo comum: fatias do poder. Talvez estejamos no meio pro fim da crise política. Talvez.

    Responda
  2. Eduardo Dias

    Ótimo texto. Sóbrio e esclarecedor. Notam-se algumas evoluções na formação das chapas, pelo menos no que tange o direcionamento de ideias. Até 2014 vímos com maior frequência inimigos políticos se abraçando pelo objetivo comum: fatias do poder. Talvez estejamos no meio pro fim da crise política. Talvez.

    Responda
  3. Ana Moraes

    Geraldo Alckmin é o mais preparado para mudar esse realidade triste que nosso país está passando e acredito que é o único capaz de colocar nosso Brasil no rumo certo.

    Responda
  4. Jose Renato Kling Cotrim

    Prezado Concordo com você. Não sou a favor do Temer. Vamos colocar essa redução no programa do PT. Sou contra mais impostos e a favor da redução/extinção de impostos de forma geral. Quanto a bater panela não tenho essa vocação.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Inchou as mãos né?

    2. Jose Renato Kling Cotrim

      Essa resposta foi para o Jose Antonio Carmo que parece ter intenção de defender o programa do PT de todos os comentários contra.

    3. Jose Renato Kling Cotrim

      Essa resposta foi para o Jose Antonio Carmo que parece ter intenção de defender o programa do PT de todos os comentários contra.

  5. NELSON PRADO ROCCHI

    Racional para livrar Lula da prisão e nem isso vai funcionar

    Responda
  6. João Oliveira

    Não existe duvidas em quem vamos votar, simplesmente o melhor e mais preparado para o Brasil, que irá atrair investimentos e fazer o trabalho voltar e a renda dobrar! #GeraldoPresidente

    Responda
  7. José Antônio

    ´´ parece ruim: a isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos.(digamos 5.000,00. Acima de 4.664,68 27,5 869,36)Não é uma proposta que favoreça os mais pobres, que já são isentos. Beneficiaria pessoas que, no quadro brasileiro, estão relativamente bem de vida. E faria cair a arrecadação. Pra que isso?`` Bem de vida? Se querer ofende-lo. ´Matou`a garrafa de absinto ?

    Responda
    1. José Antônio

      Retificando: Sem

  8. BRUNO SARAIVA SANTANA

    Não deveria nem lançar candidatura, estamos vivendo uma campanha eleitoral totalmente diferente das outras, na minha opinião, Geraldo Alckmin é o mais capacitado para ser nosso presidente.

    Responda
    1. José Antônio

      Melhor você vender o seu pato laqueado escondidinho na Avenida Paulista para os camisas amarelas. Ele adoram!

  9. Jose Renato Kling Cotrim

    O colunista é engajado, ingênuo ou as duas coisas. O que o PT vem defendendo faz tempo é taxar os dividendos (leia-se lucro das empresas). O apelo é os pobres que são os trabalhadores contra os ricos os donos de empresas. O que se esquece é que por força das circusntâncias existem milhares de pequenas empresas que quebrariam de imediato. Caia na real: que quem paga todos os impostos ê o consumidor final, ou seja, o povo. Chega de impostos.

    Responda
    1. José Antônio

      Se chega de impostos por que o que está aí alçado ao ´PUDÊ`pelos camisas amarelas vem reduzindo paulatinamente a renda da família brasileira pela não correção da tabela de imposto de ´´renda``? Forma ´sutil`de aumento de IMPoSTO! Vá bater panela!

  10. Luiz Gustavo Dias

    O psicopata, além de extremamente sedutor e cativante, apresenta excepcional comportamento lógico/racional —sempre desprovido de afeto. Mentir, trapacear e manipular são talentos inatos.

    Responda
  11. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    Seguindo o raciocínio anterior, diferentemente do que parece ideal em uma ideologia e,em contradição ao ex-Min. Delfim Neto, para bem distribuir renda é necessário que a poupança se torne o lastro. Mas essa ideologia não pensa em poupança governamental: ela precisa de apoio e esse ela comprou. Sim, comprou com aquilo que deveria ser a poupança do nosso dinheiro depositado nos cofres do Lula.

    Responda
    1. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

      Mais uma vez, séria a sua pesquisa. Mas se vamos buscar mais para trás ainda, quando o Brasil pegou 8.000 Libras, a coisa começou; Quando Brasilia foi construída, a coisa se institucionalizou e assim por diante. Mas o ponto é que o foguete Jesus Cristo carioca decolou (The Economist) o mundo vivia uma euforia financeira (não econômica) e o Brasil perdeu a chance de alcançar um superavit fiscal considerável.

    2. José Antônio

      De Ben Bernanke: ´´Não existe ateu no front*, assim como não há ideologias na crise financeira.``(FED). Tome dólares para salvar montadoras, bancos, seguradoras e muito mais..´´grandes demais para falirem.`` *Aqui na verdade é de um Capelão.

    3. José Antônio

      Decisão política ´pesar`mais na economia que teorias econômicas. ´´O ex-presidente do Fed (Federal Reserve Bank, o Banco Central dos Estados Unidos) Alan Greenspan admitiu pela primeira vez nesta quinta-feira, em depoimento no Congresso americano, que cometeu erros durante seus anos no cargo que podem ter colaborado para o surgimento da atual crise financeira global.``

    4. José Antônio

      Do Czar da economia militar: ´´Não me arrependo de ter endividado o país.``Dívida que até hoje nenhum acionista minoritário da Brasil S.A sabe o que é. Mas paga! Rubrica: ´Operações compromissadas` de +/- R$ 1 trilhão, 164 bilhões e ´quebrados`/ano oriunda da ´Dívida.` Por que os contatares da Brasil S.A não os explicam? Desconfio que precisamos de Auditores independentes renomados.

  12. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

    É lamentável que nosso eleitor ão consiga enxergar que os tempos são outros. Quando Lula foi eleito, o Brasil saia de 2 anos ruins (FHC) e o empresariado queria ver saída para tal. Mas, o principal,é que a economia mundial borbulhava dinheiro e onde deveria aplicá-lo? Onde as chances de bom retorno eram grandes: it is the money, stupid! Lula perdeu a oportunidade de realmente alavancar o desenvolvimento do país, mas preferiu seguir o mesmo caminho ideológico que diz priorizar o pobre.

    Responda
    1. José Antônio

      A marolinha Lula pulou. Ai veio um parhedão. Dilma se preparou para surfa-lo, mas o golpista cortou a onda. De Katia Abreu para 367 dp. e 61 sen mais ou menos. chínicos. cí nicos. ´´Ela apresentou as medidas e vocês não quiseram votar...cínicos!` enquanto baixavam as cabeças para não olhar para ela. Você esquece que assim que saiu o resultado oficial da eleição o matuto mineiro do baixo Leblon colocou o 1° Min Kunha no Parl branco em seguida. É a política.. Eu sei q foi em 2008.

    2. ANTONIO CARLOS N SCHNITZLEIN

      Caro José Antonio, não pude deixar de te dar razão quanto ao que apresentastes, entretanto, 2003 não foi a maior crise mundial. Ela começou em 2008 e se vc verificar, a marolinha do Sr. Lula virou um PIBinho da Dna Dilma por falta de reação adequada mirando o desequilíbrio fiscal. A política seguiu o mesmo caminho e a poupança não foi feita. Lamento: it is the money, stupid.

    3. José Antônio

      Bem, pelo que sei o PIB saiu do 14° p/ o 7° do planeta. Reservas de:+/- de uns 30 p/ 382 Bilhões dólares(q nos blinda). Pagou-se a dívida com o FMI deixa p/ FHC e ainda se tornamos credor do FMI, assim como o 4° maior credor externo dos EUA (digite no Google a expressão: mayor treasuries holders ).Em plena maior crise financeira mundial de todos os tempos. Mas teve que deixa o ´Alan Greenspan`no BC p/8 anos. É a política, estúpido!

  13. Cassio Nogueira

    PT vende a ideia de dinheiro no bolso...De fato, se voltarem os cargos DAS e o dindin para ONGs e palestras fajutas

    Responda
  14. CESAR SEBASTIAO MARTINS

    O Brasil exige mudanças radicais para sair do populismo do Lula e entrar no seculo 21 A esquerda que tomou posse com FHC ainda quer colocar cabresto nos pobres conservando uma intervenção na economia que só os empobrece Eles estão presos a conceitos ultrapassados parecem Cuba que faz PROFUNDAS MUDANÇAS mas o mais importante não fazem LIBERDADE POLITICA E ECONOMICA A solução do Brasil tem um modelo que é do país que todos querem ir .Não cito o nome porque aqui é palavra feia

    Responda
  15. Wilson de Oliveira

    O colunista vê o copo meio cheio, e eu meio vazio. Ao admitir que o atual programa "É bem melhor do que qualquer coisa que o partido produziu desde que começou a sabotar seus ministros da Fazenda, em 2015" fica claro que não estamos em pior situação graças ao impeachment e ao retorno de uma pessoa competente que atuou e deu lastro aos dois mandatos de prosperidade aqui citados: Henrique Meireles. Política e poder é como tocar violino, toma com a esquerda e toca com a direita.

    Responda
  16. Nelson Vidal Gomes

    Caro Celso,este artigo dá aos seus leitores o direito de esperar comentários sobre o programa dos outros partidos,sob pena deste parecer propanda política petista.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  17. José Alberto conte

    É a foice de São Paulo e seus correligionários kkkkkkk

    Responda
  18. Sidney Caputo

    O programa de governo do PT é digno de risos, assim como a opinião do colunista sobre o mesmo. O projeto do PT, entre outras coisas, inclui o aumento de gastos públicos, aumento da carga tributária, controle da mídia e controle do judiciário. Não há nada de moderno e sim a expectativa de implementar práticas políticas e econômicas fracassadas no passado.

    Responda
    1. José Antônio

      Fracassadas? Como se ainda somos o 4° maior credor externo do EUA? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders -- Eles devem no ´mercado` mais 20 Trilhões de dólares.(nem exportando pra lua eles pagam). Em momentos de crises (2008) eles podem se endividar. Nós, em crise passageira, não! Temos q adotar as mesmas medida econômicas (austericídio) lá de fora. A Argentina já pediu pinico! Se permanecer os gregos, espanhóis, argentinos, ... tem um recado´Somos vocês amanhã!`

  19. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Assim é (Se lhe parece)”. O PT abandonou seus ideais e se transformou em uma seita, o Lulismo. Sustenta um caudilho típico latino, Lula, o Peron do século XXI. Abandonaram o PT:Heloisa Helena, Luciana Genro, Chico Alencar e Babá. Frei Betto e Chico Whitaker.Marina Silva. Lideres idealistas do PT que renunciaram do Partido. Eis alguns deles: Francisco de Oliveira, Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Plínio de Arruda Sampaio. Milton Temer, Fernando Gabeira, Daniel Aarão Reis, Helio Bicudo...

    Responda
  20. Luiz Pereira

    Ok, falta apenas combinar com os "russos", ou seja, o povo. Tudo indica que, a exemplo de 2.016, os russos varram o pete do mapa eleitoral...

    Responda
  21. Vera Maria da Costa Dias

    Não quero Lula como presidente, detesto personalismos. Mas a ideia de tornar mais justa a tributação no Brasil é inarredável. Não terá meu voto candidato sem essa bandeira. Retirar o IR de assalariados até cinco salários mínimos é um pequeno item positivo, em um mundo de providências que precisam ser encaminhadas.

    Responda
  22. Helio Marcengo

    É impressionante como os políticos zombam da inteligência e da paciência (passividade) do povo. Para quê fazer programa de governo se não o executarão? Quer dizer que o PT vai cobrir os rombos que ele mesmo criou quando esteve no governo? Não vai mais roubar , assaltar os cofres públicos? Nós enganem que gostamos!!

    Responda
  23. Helio Marcengo

    É impressionante como os políticos zombam da inteligência e da paciência (passividade) do povo. Para quê fazer programa de governo se não o executarão? Quer dizer que o PT vai cobrir os rombos que ele mesmo criou quando esteve no governo? Não vai mais roubar , assaltar os cofres públicos? Nós enganem que gostamos!!

    Responda
  24. André Fehrenbach

    Tenho certeza que com o número de apoios obtidos por Geraldo Alckmin, a chapa sairá vencedora.

    Responda
  25. MILTON LUCIANO DOS SANTOS

    Seriam criados mais 3 impostos? IVA, dividendos e carbono? É isto que se chama racionalidade intelectual?

    Responda
    1. José Antônio

      Bem, podemos auditar a dívida interna (nunca auditada segundo o New York Time) ontem! Só que outros ´´partidos`` não aceitarão nunca. Há outros Partidos que aceitam audita-la ontem. Nos custa +/- R$ 1 trilhão, 164 bilhões e ´quebrados`/ano na rubrica ´ Operações compromissadas`. Eufemismo para a nova rouhbalheihra nacional como disse Ciro em entrevista ao JB. O ´partido`em que você vota, TOPA audita-la?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      IVA já existe com o nome de ICMS. Sobre juros e dividendos já existe, com tarifa de 15%. Esse colunista desconhece o que aborda.

  26. Marcia Candido

    Acredito que Alckmin vá para o segundo turno com o indicado do Lula. Outros candidatos vão desidratar quando começarem os debates. E quem leva o segundo turno é Geraldo Alckmin.

    Responda
  27. Christian Meyer

    Partido que nos colocou na pior crise histórica é ainda prega a desobediência civil afrontando a justiça não merece qualquer crédito. Caro Celso, por que fariam diferente agora ? Sua nota é pura campanha eleitoral. Jogando para a torcida....

    Responda
  28. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A candidatura segue o padrão que representa o lulismo; para muitos uma simulação ardilosa, para o seguidor apenas um artifício estratégico. /Claudia F.

    Responda
  29. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A candidatura segue o padrão que representa o lulismo; para muitos uma simulação ardilosa, para o seguidor apenas um artifício estratégico. /Claudia F.

    Responda
  30. Cristina Carvalho Barboza

    Lula apostou no impeachment de Dilma, para ir para a oposição e culpar o PMDB pela crise econômica. Foi a estratégia de cunho marxista bolivariano caudilhista de controle do Estado, unida à rou ba lhe i ra, que quebrou o país, e o caudilho estrategicamente quer a Manuela de vice de Haddad. Precisa ser muito pobre de cabeça achar que quem ganha R$5.000,00 deve apresentar declaração de IR.

    Responda
  31. Rodrigo Ribeiro

    Deveriam mudar o slogan para "eleição com Lula é fraude".

    Responda
    1. José Antônio

      Não! "Eleição sem Lula é fraude, marmelada e ´jogo de cartas marcadas" Continuísmo escancarado disso que está aí nos apresentado por camisas amarelas e seus sócios batedoras de panelas e ´Somos milhões de Cunhas.

  32. José Cardoso

    Considerando que o que conta é espaço na mídia, para maximizar a chance do eleitor apertar o botão certo na urna eletrônica, é racional. Só que como dizia acho o Marcuse, a sociedade pode ser racional em cada uma de suas partes, mas irracional no seu todo. Os partidos e candidatos perseguem seus objetivos, enquanto o país afunda.

    Responda
  33. Cloves Oliveira

    Como dizia o Chapulin Colorado, “não contavam com a minha astúcia.” O que o colunista chama de estratégia está mais para uma carta ao Papai Noel. Nem quando tinha comprado mais da metade do Congresso a esquerda conseguiu aprovar a manutenção da CPMF, que dirá agora que seus pricipais membros estão nas nuvens em Curitiba e os militantes perdidos na floresta; antes de instituir mais impostos terão que fazer o que mais detestam: cortar despesas e mordomias.

    Responda
  34. RAFAEL SEYDEL

    Não gosto do Lula. O acho um aproveitador inescrupuloso da ignorância do povo. No entanto, reconheço que ele mesmo sem formação acadêmica é um político inteligente é que consegue projetar o medo sobre aqueles que o seguem. É um cara perigosíssimo.

    Responda