Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NILSON CARLOS ROCHA

    Brilhante. É bem isso mesmo.

    Responda
  2. Ângelo Comisso

    Brilhante como sempre.

    Responda
  3. Claudio L Rocha

    Esperemos que o eleitor lembre dos deputados/senadores bons de enganação que votaram pela aprovação do congelamento dinheiro por 20 anos para Saude/Educação etc; Votaram pela destruição lei trabalhista e terceirização que garante ao patrão mandar embora o empregado, para contratar um mais barato , e votaram outras medidas traiçoeiras diante do que haviam prometido. Se você, mesmo evangelico, utiliza saude ou educação publica procure se informar se votaram nas medidas do temer

    Responda
  4. Beatriz R Alvares

    E para concluir, a população se importa, sim. 80% da população não está com Bolsonaro. Seu eleitorado cativo atinge no máximo 20%, o que faz com que Pondé fale com admiração do " fenômeno". Não passa disto e tenderá a reduzir com os debates, mostrando o despreparo deste candidato.

    Responda
  5. Beatriz R Alvares

    Além disso ele é absolutamente patético. Exceto, além de incitar o ódio e o preconceito, não tem nenhuma proposta relevante e admitiu sem o menor pudor, no programa da Globo News que não entende nada de economia, motivo pelo qual não conseguiu responder nenhuma pergunta que abordasse esta temática. Sem preparo, sem propostas e sem um programa consistente. Este é Bolsonaro.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Aline, você entendeu os meus comentários? Sugiro que os leia novamente. Respondendo à suas pergunta, quais governos anteriores gostaria de saber, pois você não especificou. Não vou assistir novamente o Roda Viva pois uma vez já é suficiente, considerando uma pessoa pela qual não tenho nenhuma admiração.

    2. Aline Aparecida Gonçalves

      Queria saber se os governos anteriores entendiam?! Vc trabalha para empresas que produzem pesquisas? Vc assistiu ao programa para entender o final do texto escrito por Pondé? Em todo caso, assista-o novamente! Fica a dica!

    3. Aline Aparecida Gonçalves

      Queria saber se os governos anteriores entendiam?! Vc trabalha para empresas que produzem pesquisas? Vc assistiu ao programa para entender o final do texto escrito por Pondé? Em todo caso, assista-o novamente! Fica a dica!

  6. Beatriz R Alvares

    O eleitorado fiel de Bolsonaro é composto majoritariamente por homens. A maioria da mulheres detesta Bolsonaro pois ele é machista e misógino e por este motivo ele vai perder as eleições. No programa da Globo News recusou-se a propor qualquer medida para acabar com a diferença salarial entre homens e mulheres. Também declarou ser contra a lei do feminicício apesar dos índices alarmantes de assassinatos de mulheres brasileiras por seus maridos e namorados. Isto Pondé não falou.

    Responda
    1. Aline Aparecida Gonçalves

      Beatriz, novamente me pergunto se você está lendo a coluna correta. E, se sua bola de cristal está tão boa assim, empresta ela para os governantes. Sugiro a leitura do livro Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, por Pondé e entrevista deste mesmo autor ao programa Roda Viva. E, por favor, não fale em nome das mulheres. Não é pq vc é uma, que representa todas. Informe-se e arrume uma companhia!

  7. VINICIUS LAURIANO FERREIRA

    Esclarecedor. Senão caímos na tentação platônica de achar que só filósofos - e "intelectuais" - são capazes de governar.

    Responda
  8. JOSE TRINDADE DA COSTA JUNIOR

    Muito bom!!!!

    Responda
  9. Paulo Celeste Pereira

    Faltam propostas claras de governo. Vamos ver muito nos debates televisivos, ataques "ad homini" e pouco plano governamental. Um Brasil maniqueísta, onde nós o "bem", luta contra o "mal", vocês.

    Responda
  10. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    E vc, filósofo pondé, não se importa?! Lendo seu texto, parece que não! Chamar os entrevistadores de "enviezados" porque trataram do assunto tortura, ditadura etc com um notório defensor e propagador de autoritarismo e outros ismos....espanta-me.

    Responda
    1. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      obrigado pela correção, "ana"! foi um ato falho...e não esqueça que está entre aspas (havia imaginado ter visto com "z" no texto original)

    2. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      obrigado pela correção, "ana"! foi um ato falho...e não esqueça que está entre aspas (havia imaginado ter visto com "z" no texto original)

    3. ANNA FLAVIA RIBEIRO QUEIROZ

      Enviesados se escreve com S.

    4. ANNA FLAVIA RIBEIRO QUEIROZ

      Enviesados se escreve com S.

  11. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    E vc, filósofo pondé, não se importa?! Lendo seu texto, parece que não! Chamar os entrevistadores de "enviezados" porque trataram do assunto tortura, ditadura etc com um notório defensor e propagados de autoritarismo e outros ismos....espanta-me.

    Responda
  12. Marco A Moreira

    Sou leitor contumaz desta coluna, e a considero uma das melhores do Jornal. Porém, hoje, o autor se superou, uma das mais brilhantes análises políticas dos últimos tempos - o chamado “óbvio ululante”. Porém, dito por quem tem coragem de expor o que pensa, e não se prende a convenções “politicamente corretas” que nem de longe expressam o pensamento daqueles que contam os centavos para sobreviver. Nota 10 com louvor.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    H.L. Mencken, jornalista, escritor e crítico ácido das instituições e do governo, dizia que a democracia é uma fé patética na sabedoria coletiva a partir da ignorância individual. O fato é que a sociedade não é um sistema homogeneizado a despeito das belas teorias de gente como o J.J. Rousseau. Nesse sistema, o chamado homem comum tem pouca ou nenhuma capacidade de decidir o seu destino ou da humanidade. Assim como acontece entre outras espécies, são os membros alfa que ditam o ritmo das coisas.

    Responda
  14. Silomar Pertile

    Brilhante. Mas não é necessário tanta elucubração. Precisamos de um País onde as pessoas façam algo de bom e falem menos. Segurança pública, assistência à saúde, escola decente, e infraestrutura. É bem simples, não há necessidade de fórmulas brilhantes.

    Responda
  15. Carlos Eduardo Gomes

    Brilhante! Mas, permita-me sugerir outro termo para traduzir o grupo q tentam decifrar a alma brasileira. "Inteligência Pública", dá a impressão de "inteligência coletiva" ou consenso de idéias, quando na verdade o que existe é um divórcio entre quem tenta traduzir o mundo real da população e uma visão "plantada" Ad Nauseum na Elite Pensante, q saí repetindo os mesmos chavões há quatro gerações e dividindo um povo e cultura que é tradicionalmente fraterno e inclusivo.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Gomes

      Aproveitando, nem sempre, os melhores colunistas, como Pondé, aparecem em destaque no Smartphone. Temos que ir na busca...