Opinião > Mentiras não trazem paz nem justiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marina Gutierrez

    Seu artigo é meramente uma recapitulação da carrtilha ssionista São essas consinstentes distorções que impedem que a paz ocorra em Israel e Palestina.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Como se explica que na ultima votação da ONU, e sob ameaças diretas feitas pelo governo Trump, 128 paises aprovaram a resolução que considera nula decisões sobre o status de Jerusalém? A ONU e 128 paises, também fazem parte dessa grande mentira?

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Concordo com o titulo do artigo: "Mentiras não trazem paz nem justiça" Mais um exemplo: Israel tem um dos exércitos mais poderosos do mundo ( como diz o professor Feldberg no artigo acima: " Cientes de sua incapacidade para derrotar Israel pelas armas....uma guerra assimétrica " Pois é, o mundo inteiro está vendo que a capacidade bélica de Israel não tem nada a ver sua segurança, mas sim com seu expansionismo nu e cru.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      correção: ...nao tem nada a ver com sua segurança....

  4. Marina Gutierrez

    Concordo com o titulo do artigo: "Mentiras não trazem paz nem justiça" outro exemplo: os assentamentos ilegais construidos fora dos limites demarcados constituem uma violação direta da Convenção de Genebra que Israel assinou e é obrigado a obedecer. Segundo John Quigley, também professor de leis internacionais " A convenção de Genebra, artigo 49, estipula que as forças de ocupação não podem transferir sua propria população para os territorios ocupados" mas IIsrael tem feito isso desde 1967.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Concordo com o titulo do artigo: "Mentiras não trazem paz nem justiça" um exemplo; a comunidade internacional, através das Nações Unidas, deixou bem claro que o mundo inteiro considera a ocupação dos territorios capturados em 1967, ilegal e contrária aos principios e leis básicas internacionais, ver as resoluções da Assembleia Geral da ONU, sobre o assunto.

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Concordo com o titulo do artigo: "Mentiras nao trazem paz nem justica" como por exempo negar que em 1948, milhares de palestinos foram removidos a força de suas casas, vilas e negocios, pelas milicias sionisstas, quando da criação do novo estado....

    Responda
    1. ALEXANDRE MATONE

      A comentarista falta com a verdade. A imensa maioria dos árabes da Palestina do mandato britânico saiu da região atendendo aos apelos da Liga Ãrabe, achando que retornariam logo após a coalizão de exércitos árabes "jogar ao mar" toda a população judaica. Quem foi expulso de suas casas foram os mais de 700 mil judeus dos países árabes.

  7. Marina Gutierrez

    Falando em paz e justiça: Em 1948, cerca de 750.000 palestinos foram expulsos de suas vilas, casas e negocios, pelas milicias sionistas quando da criação do estado de Israel em territorio palestino,531 vilas ou pequenas cidades foram destruidas. Os que não morreram, foram expulsos e seus descendentes continuam vivendo em compos de refugiados na Jordania, Libano, Siria, Cisjordania e Gaza.

    Responda
  8. Marcia F Silva

    Muita indignação nas mídias sociais foram dirigidas à BBC News e as autoridades israelenses apresentaram uma queixa formal... Este título foi alterado posteriormente, na BBC; Na Folha...

    Responda
  9. Marcia F Silva

    ... As manchetes são importantes porque muitas pessoas não leem artigos, apenas folheiam seu jornal, site ou feed de mídia social. As manchetes também são importantes porque os estudos mostram que elas moldam a forma como as pessoas leem e lembram uma história. Portanto, se um título omite informações ou contextos importantes, acaba por enganar os leitores.

    Responda
  10. Marcia F Silva

    Moradores do sul de Israel passaram a noite em abrigos antiaéreos enquanto os árabes - palestinos do Hamas (sim, eles assumiram a responsabilidade!) disparavam uma pesada barragem de foguetes e morteiros (quase 200, de acordo com os números mais recentes). A IDF revidou com ataques aéreos em mais de cem locais terroristas do Hamas. Como de costume, as manchetes pelo mundo são tendenciosas...

    Responda
  11. Herculano JR 70

    Por pelo menos 300 anos cristaos foram perseguidos e jogados aos leoes. Sobre perseguição, se compare as historia de negros e de judeus. Ambos ditos perseguidos ou discriminados. Mas os negros estao ainda na pior e os judeus mandam no mundo. O fortissimo lobby os vitima como se fossem os unico q * sofreram*. O holocaustro uma das materias mais publicadas . E a propaganda foi premiado com um pais. So para frizar: n sou descendente arabe, nem antisionista. Mas sou anti imperialista.

    Responda
    1. Marcia F Silva

      com certeza negros foram (e ainda são!) muito perseguidos e sofreram muito com a escravidão... Já vi dezenas de filmes, documentários, e até novelas sobre o tema... nunca ninguém levantou uma voz para dizer que poderia haver 'exagero' sobre tamanha 'propaganda' e... sim, os negros não tem um país; tem um continente inteiro pra chamar de seu (Ãfrica)! Não queria comparar, mas foi o sr quem provocou...

    2. ALEXANDRE MATONE

      Herculano, quais os "impérios" que você combate, além do único Estado Judeu do mundo, do tamanho de Sergipe? Se os judeus "mandam no mundo", qual a explicação para sua extrema incompetência para conseguir um discurso da mídia minimamente favorável aos seus interesses?

  12. Edson Badra

    Mentiras não trazem paz.... É verdade , Mas depois desta afirmação achei que o texto seria verdadeiro e imparcial e não foi. Israel não quer paz. Paz significa entrega de território ocupado. Simples assim. Nasceu na favela é bandido . Nasceu em Gaza é terrorista. Israel transformou Gaza num gueto tão cruel como os da Polônia.. Que pena do povo palestino . Que pena de todos nós.

    Responda
    1. Marcia F Silva

      não sei se vc sabia, mas Israel deu Gaza aos árabes-palestinos em 2005! Desde então, Gaza é totalmente livre de judeus... O tal boicote só se iniciou em 2007, ou seja, dois anos após a evacuação de Gaza, por conta desses sistemáticos lançamento de foguetes por parte do hamas, num tentativa de frear a importação de peças para a fabricação desses...

  13. Marcia F Silva

    mentiras não trazem paz nem justiça, mas o que mais vemos por todas as mídias pelo mundo todo é justamente isso... mentiras! Obrigado, Dr Samuel, pelo excelente texto, verdadeiro e sincero, que ainda trás um pouco de alento para os órfãos da imprensa moderna...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Marcia . da Silva.: uma correção sobre o seu comentário: Israel desocupou Gaza. Não poderiam dar uma coisa que nunca lhes pertenceu ou pertence.

    2. Marina Gutierrez

      M.F. da Silva, Israel não deu Gaza porque para começar Gaza nao é ou era deles para dar... Israel devolveu Gaza aos seus legitimos donos, mas ao invés de deixar o povo em paz, iniciou imediatamente um bloqueio (por mar, terra e ar, bloqueio) ilegal perante as leis internacionais. O bloqueio impede até navios humanitarios, como os dois ultimos que tentaram levar medicamentos para o povo doente

  14. Herculano JR 70

    1Qdo leio tal discurso de um graduado quero acabar de vez com as universidades. O cara vêm exibir diploma como atestado de sabedoria, qdo é tão faccioso. A Onu ñ é um paraiso das virtudes do mundo, mas um bloco de força. Como um povo que se diz perseguido consegue o feito obrigar a Onu a fundar um pais? Ou serão os perseguidores contra quem se reage? 700 mil judeus viviam em convívio pacifico com palestinos. Para q se fundar Israel, então?

    Responda
    1. Marcia F Silva

      desde os anos 70 da atual era cristã, os judeus são perseguidos... Tito (Imperador romano de então) destruiu o templo de Jerusalém, matou e expulsou judeus de sua terra... de lá para cá, milhares de pogrons, expulsões, massacres de toda sorte até o mais terrível de todos, o Holocasto judeus sob os nazis... Se existe um povo nessa terra que necessite seu lar, esse povo é o judeu! Se ainda existe alguém que duvide disso, isso não é antissionismo...

  15. Herculano JR 70

    2Israel é um fato agressivo contra um povo muito mais fraco, que ñ se pode contestar. Fato irreversível eu penso que Israel e de fato um pais avançado técnico, político e econômica/e para a região. Representa uma vantagem aos palestinos apesar da invasão. Que deve incomodar os tiranos daquelas áreas que submetem o povo palestino fraco e os expõe a morte. O chato e que as vezes, o lobby age para justificar o injustificável. Um discurso mais conciliador seria benvindo.

    Responda
  16. ALEXANDRE MATONE

    Quando professores de Botânica dão aulas de Botânica e professores de Ciência Política e História dão aulas de Ciência Política e História, o resultado é sem dúvida de outra qualidade! Talvez seja por isso que a agrotecnologia em Israel é tão avançada, e as aulas de Humanidades, no Brasil, tão apequenadas...

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Aulas tipo palestra foram inventadas nos mosteiros pelos anos 900 e tem eficiência menor que 20%

    2. Herculano JR 70

      O imperialismo e ato do poder pela forca; com armas. Invadindo territorios e matando ou escravizando o povo perdedor. Israel e produto de um ato imperialistas apoiado pelo grande imperialista, o estado americano.

  17. José Maurício Risseto Alves Bueno

    Desde criança não consigo compreender o repúdio ao Estado de Israel e aos judeus. Sempre pensei que, fosse no Brasil a criação desse Estado (somente para tergiversar), a paz estaria consolidada a muito tempo. Como me respondeu meu pai, uma vez: "o povo de lá gosta de briga." Deve ser porque empatia por outro ser humano, com ctz, lá não existe.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Aconselho a voce ler uns livros, ou pelo menos um livro, do prof. I. Pappe/ nascido em Israel. Ele escreveu muitos livros, mas um dos ultimos " A Limpeza Etnica da Palestina" vai esclarecer muita coisa para voce.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.