Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ana Moraes

    Temos que disseminar o excelente trabalho feito em SP na educação para o Brasil,por isso Geraldo Alckmin para mim é o melhor entre os candidatos.

    Responda
  2. Jose Antonio de Campos Junior

    Alckmin tem as melhores propostas para reerguer o Brasil, disse sobre cobrança de alunos que tem condição de pagar e não dos que realmente precisam de uma universidade gratuita.

    Responda
  3. ricardo fernandes

    andré singer deveria ser mais honesto. o deputado andrés sanchez, do PT, é autor da PEC 366/2017, cujo objetivo é cobrar mensalidade nas universidades federais de quem tem condições. então, menos demagogia, né?

    Responda
  4. Pablo Allves

    Geraldo Alckmin é o único que tem experiência e está preparado.

    Responda
  5. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Por que será que o colunista e todos que compactuam da sua ideologia têm urticária quando se fala em pagamento dos cursos em universidades públicas? Penso que aqueles que têm condições financeiras devem sim pagar seus estudos o que seria uma forma de diminuir a desigualdade e melhorar as finanças das nossas universidades públicas.

    Responda
  6. João Oliveira

    Geraldo Alckmin fez muito por São Paulo e agora vai fazer pelo Brasil! #GeraldoPresidente

    Responda
  7. Rodrigo Carvalho

    Para quem pensa fora da manada, defender a universidade estatal brasileira estaria longe de ser “de esquerda”, nos países civilizados. Seu corpo docente copiou dos milicos o “tripé” onde hoje se assenta sua existência privilegiada: ócio remunerado, promoção sem mérito e aposentadoria precoce. Universidade que só contribui para a desigualdade do país, sustentada por impostos extorquidos do povão para que filhos de gente rica possam estudar de graça. Marx acharia isso péssimo, podem crer.

    Responda
  8. Sócrates Santos

    Quanta bobagem escrita apenas para ser contra um candidato que não é do PT.

    Responda
  9. José Cardoso

    Há um equivoco na argumentação do colunista. As universidades públicas já são pagas. Mas não pelos seus alunos e sim pelo imposto cobrado da conta de luz dos moradores da periferia, cujos filhos estudam à noite depois do trabalho em universidades particulares.

    Responda
  10. Rogério de Mendonça Lima

    Universidade gratuita e de excelência, prá todos? Na atual condição do país, e as duas condições, ao mesmo tempo? Impossível. Uma boa proposta, é o pagamento pelos alunos que podem pagar, e gratuidade parcial e total, dependendo da fragilidade financeira do candidato. A privatização da universidade pública é indiscutível. Causa ex panto o arti culista, ser contra, quem pode pagar. Inco herência com sua história? Já que o mesmo sempre foi a favor de ta char, os mais abastados.

    Responda
  11. André Fehrenbach

    Eu confio e acredito na candidatura de Alckmin, é coerente, justo, honesto e não se envolve em polêmicas. Já tem o meu voto.

    Responda
  12. Rogério de Mendonça Lima

    Universidade gratuita prá todos, e de qualidade? As duas opções, ao mesmo tempo, seria ótimo. Com as atuais condições do país, impossível. Cobrar de quem pode pagar, é uma proposta, razoável. Para quem é vulnerável financeiramente, bolsas integrais ou parciais, dependendo da vulnerabilidade. O ar ticulista ser contra, causa ex panto, já que o mesmo é claramente a favor de ta char os mais rhi cos. Incoerência??????????

    Responda
  13. carlos cardillo

    Não sei se o medo do colunista seria uma eventual "privatização da pós ou da graduação", ou uma (não mencionada) privatização da universidade. Me parece coisas distintas.

    Responda
  14. carlos cardillo

    Não sei se o medo do colunista seria uma eventual "privatização da pós ou da graduação", ou uma (não mencionada) privatização da universidade. Me parece coisas distintas.

    Responda
  15. Carlos Carvalho

    Impressionante o raciocínio do colunista. Ser favorável ao debate sobre a possibilidade de se cobrar de quem pode pagar é ser contra a universidade? Esse tipo de pensamento simplista e enviesado é que levou o país ao buraco no qual estamos.

    Responda
  16. Leo Salles

    Tem que cobrar mensalidades de ricos e graduados mesmo. Público gratuito é p quem não tem como pagar.

    Responda
  17. JONAS DE BARROS PENTEADO

    o colunista, conhecido petista, procura sempre argumentos para atacar candidatos contrários, agora distorce a fala do candidato Alkimin, porque não comenta que a universidade deve ser gratuita para aqueles que não podem pagar ou financiar seus estudos para depois paga-los, mas não há justificativa para ser gratuita para aqueles que estudaram em colégios particulares pagando altas mensalidades e que disputam com vantagem vagas.

    Responda
  18. Adriano Ferreira

    somente uma mente petista, para não enxergar que muitos podem e deveriam pagar pelo ensino. Somente aqueles que tem o seu messias na cadeia, não compreendem as regras que norteiam uma sociedade produtiva, meritocracia e capitalismo.

    Responda
  19. BRUNO SARAIVA SANTANA

    Na educação, São paulo tem a melhor do Brasil. Precisa melhorar, sim! mas temos as melhores faculdades do mundo, como a USP, por exemplo. Somente Geraldo replicar isso para todo o Brasil.

    Responda
  20. CARLOS TARDIVO

    No Brasil o rico estuda no Bandeirantes e entra na USP e nós, a sociedade, pagamos seus estudos. O pobre estuda em escola pública e entre nas "UNIS" paga uma fortuna ou se endivida no FIES para receber um diploma práticamente sem valor no mercado de trabalho. Quem pode pagar que pague para estudar nas Universidades públicas!

    Responda
  21. EDECIO CUNHA NETO

    Herculano Jr, o ensino superior é meritocrático em qualquer país welfare state. E é pago (mesmo que em pouco valor) em todos os países europeus, até na França, país onde a população é aguerrida e faz greves com frequencia. Muitos dos alunos das univ publicas vieram de escolas particulares caras, têm condição de pagar, como é feito nos países citados. É uma perversa bolsa onde os mais pobres pagam para os mais ricos. Mas como somo um país “mais rico” que os europeus, , nao precisamos cobrar...

    Responda
  22. André Brandao

    O P SD B como sempre defendendo a privatização. Querem enriquecer ainda mais as empresas de educação q são fábricas de diplomas desqualificados.9

    Responda
  23. Luis Nunez

    Professor da USP defendendo seu pedaço. Puro corporativismo! Estado de bem-estar social? Só se for para os funcionários públicos, como ele, que ganham muito e trabalham menos do que os das empresas privadas. Para dizer o mínimo!

    Responda
  24. amarildo caetano

    O que precisa é acabar com a mordomia da classe elitista,políticos ,juízes com auxílio moradia, grandes lucros dos bancos. O povo vai dar a resposta nas urnas.

    Responda
  25. amarildo caetano

    O que precisa é acabar com a mordomia da classe elitista,políticos ,juízes com auxílio moradia, grandes lucros dos bancos. O povo vai dar a resposta nas urnas.

    Responda
  26. Nilton Silva

    Universidade gratuita pra quem? Os nossos impostos, inclusive os dos mais pobres, é que pagam a conta dessa ilusão. Mas o pessoal aí, com seus argumentos infantis, insiste em não crescer.

    Responda
  27. Carlos Mello

    Acho que há algum equívoco nesse assunto. Pagar pela universidade não significa privatização necessariamente. Muitas universidades publicas mundo afora são públicas e cobram mensalidades (assim como um passaporte é um serviço público mas é pago). Fico imaginando quanto custaria a estrutura física de uma USP por exemplo (prédios, laboratórios equipamentos). Alguém estará disposto comprar isso? Portanto, privatizar uma universidade é sim muito mais complexo do que a Petrobras.

    Responda
  28. Marcia Candido

    Ele não se disse contra a universidade nem mesmo que vai cobrar o ensino superior de todos. Apenas disse o que todo mundo sabe, que nas universidades públicas existem muitos alunos que tem sim condições de pagar por seus estudos, e destes seria feito. Muitas pessoas estudam nos colégios mais caros a vida toda para conseguir entrar em uma universidade pública.

    Responda
    1. João F Arantes

      Perfeito, mas o colunista e outros seguidores da seita, que sempre execraram o fato de "só os ricos alcançarem lugar em universidades públicas" agora são contra o pagamento. Sempre estudei em escolas e universidade pública, sem ser de família rica, simplesmente por ser capaz. Vão estudar vgbdos./João Arantes.

    2. João F Arantes

      Perfeito, mas o colunista e outros seguidores da seita, que sempre execraram o fato de "só os ricos alcançarem lugar em universidades públicas" agora são contra o pagamento. Sempre estudei em escolas e universidade pública, sem ser de família rica, simplesmente por ser capaz. Vão estudar vgbdos./João Arantes.

  29. Marcos Antonio Duarte

    O mau-caratismo do colunista é evidente ao querer vincular a proposta de Alckmin com o ditador Pinochet. Estudei durante 15 anos em escola pública e sou favorável à proposta principalmente por que os pós-graduandos, geralmente, estão em condições financeiras que permitem pagar ou terem os seus cursos financiados por seus empregadores. Seria sem dúvida mais uma fonte de renda para as universidades públicas que estão em estado de penúria. A "teta" está secando cada vez mais...

    Responda
    1. Reinaldo Cunha

      Exato. Até porque é nas universidades públicas onde existe o maior desvio ideológico de esquerda do país. Nada mais natural serem contra o pagamento da universidade. Eu particularmente vejo que deveriam melhorar a gestão educacional que está precária na base e dar bolsas para os melhores alunos na universidade e manter cotas sociais, talvez, mas não raciais que no meu entender é incorreta. Existe pessoas caucasianas sem dinheiro que se beneficiariam. Mas aí teria que haver fiscalização.

  30. AIMAR MATOS

    Por que o cidadão não pode pagar a pós? O cara tem toda sua vida escolar custeada pelo contribuinte, (incluisve pelo mais pobre, que nunca entrou numa universidade pública nem mesmo para fazer um passeio de domingo), já está trabalhando e ganhando dinheiro (ou ao menos deveria), e ainda quer que o estado continue bancando seus estudos! Isso é justo?

    Responda
  31. Paulo Rivail Andrade Andrade

    É estranho que um militante assumido como esse colunista, tenha esse espaço no jornal pra fazer campanha contra candidatos que não são do seu campo ideológico

    Responda
  32. Paulo Rivail Andrade Andrade

    É estranho que um militante assumido como esse colunista, tenha esse espaço no jornal pra fazer campanha contra candidatos que não são do seu campo ideológico

    Responda
  33. Daniel Alves

    É impossível mexer nas universidades públicas. Os poucos que se beneficiam dela vão lutar até o fim contra qualquer mudança. Para quem quiser entender melhor a questão, há pelo menos dois estudos mostrando que os gastos com o ensino superior gratuito aumentam a desigualdade no Brasil: Goes and Karpowicz, 2017, "Inequality in Brazil...", Higgins and Pereira, 2014, "The Effects of Brazil’s Taxation...". É uma contradição defender a melhora da educação superior e não querer mudança alguma.

    Responda
  34. Herculano JR 70

    Universidade e elitista criada por papas para dar emprego a nobreza. O estado não pode mais financiar essa aberração, pior a pós e doutorado. Mas o que deve acabar mesmo e o diploma como reserva de mercado de profissão, gravíssimo na medicina, que valida a Universidade.

    Responda
    1. Daniel Alves

      Há poucos empregos no Brasil melhores que professor de universidade pública. Publicamos nos nossos próprios periódicos, temos greves remuneradas, autorizamos nossos próprios aumentos e vivemos entre o 1% mais rico do país. Vamos mal nos rankings internacionais por conta do neoliberalismo nos outros países.

  35. José de Paula

    rico vai para universidade boa e de graça . . . . . . . pobre vai para universidade cara e ruim . . . . .dificil encontrar no mundo um modelo mais excludente, alimentado e re-alimentado pela elite por séculos . . . . . isso tem que ser revisto!!!

    Responda