-
Cristina Carvalho Barboza
Há uma superpopulação de setes humanos, que causa desequilíbrio ambiental, não faz o menor sentido criminalizar o aborto.
-
José Cardoso
Sou a favor da descriminalização, mas isso é da competência do congresso.
-
ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DOLENK
Matar uma tartaruga no ovo da 30 anos de cadeia, ai vamos legalizar matar um feto ? Voce devia ter vergonha. Quer chamar o congresso conservador, ótimo parabens ao congresso por cuidar da vida, aborto apenas para , estupro, anencefalia ou risco de morte da mãe. Abortar filho porque transou sem camisinha é o fim do mundo, a mulher tem sim que ter responsabilidade, assim como homen.
-
joão heliofar de jesus villar
qual problema de saúde pública? Morreram cerca de 500.000 mil mulheres no Brasil, em 2016. Menos de 60 por causas relacionadas ao aborto. E aí se incluem todas as causas abortivas, legais e espontâneas. Lembrando que por causas ligadas à maternidade morreram 1.820 mulheres. O aborto representa uma causa ínfima dessastodas. Por que só se fala no aborto, quando o problema de saúde pública é infinitamente mais grave em outros casos?
-
Antonio José da Costa Lima Costa Lima
Como se não bastasse os déspotas do judiciários tomarem para si funções que não lhes cabem, agora temos formadores de opinião chamando o congresso de "conservador". Durma-se com um barulho desse.
-
joão heliofar de jesus villar
Como jurista o colunista deve saber o que é processo deliberativo. Todos participam, todos debatem, agnósticos, religiosos, ateus, de modo que a vontade do Estado formada a partir desse diálogo possa ser vista como realizada por toda a sociedade (Habermas). Excluir a igreja porque ela possui um pensamento conservador em relação ao aborto é autoritário e inadmissível no processo democrático. Ou a democracia deliberativa só pode incluir quem pensa como nós?
-
Miro Costa
O colunista aceita o regime democrático, desde que os representantes do povo legislem apenas em favor dos ativistas dos "movimentos sociais" e defensores dos "direitos humanos". Do contrário, outro poder, sem mandato para legislar, pode resolver as coisas à sua maneira, para atender aqueles grupos, sobre cujos ombros, aparentemente, sempre pesou, pesa e pesará o a preservação da espécie. Nada estranho: trata-se do mais vivo corolário do pensamento fascista da esquerda.
-
Ivan Cláudio Pereira Borges
Interessante! O pessoal que deseja a descriminalização do aborto é a favor e CONTRA a democracia. Se o Parlamento é conservador (obscurantista: o que significa?) é porque o povo o é. Ou o jurista sabe o que é um Estado DEMOCRÁTICO de Direito ou tem de admitir seu obscurantismo político. Se é apenas assunto de saúde púbica porque não informam ao povo que o abortamento (termo certo) é risco cirúrgico extremo mesmo feito por especialistas? O cirurgião NÃO SABE se conseguirá cauterizar a hemorragia!
-
Maria Lopes
Excelente coluna. A hipocrisia reina por aqui, as mulheres pobres são as maiores vítimas neste país desigual e injusto. E os homens fazem de tudo para manter o controle. As igrejas devem pregar para seus fiéis e deixar os demais em paz. As mulheres continuarão a luta .
-
Miro Costa
A lei proíbe, mas não impede "matar alguém". Vá em frente. Sobre desigualdade e injustiça, não é disso que se trata, mas, sim,desigualdade e injustiça são componentes indeléveis da vida em sociedade. Sobre o papel dos homens nessa questão, você viajou. E sobre as igrejas, vamos pressionar o congresso, também, para legislar no sentido de elas pagarem tributos como qualquer pessoa. Aliás, nenhuma renúncia fiscal deveria ser aceita.
-
Adolfo Coli
Que mulheres? A imensa maioria das mulheres sao contra o aborto. A pequena parcela, como vc deveria estar preocupada com o avanco das dst's principalmente entre os jovens.
-
-
Emilio Salmo de Oliveira
Se o congresso é conservador, logo a sociedade é conservadora. Isso aqui ainda tenta ser uma democracia.
-
Gabriel Braga
Concordo que somos uma sociedade majoritariamente conservadora e que o Congresso,com seus defeitos e virtudes,é um retrato do que somos.Mas uma democracia de verdade preza pelos direitos da minoria,se não vira ditadura da maioria.E assim pergunto:como ficam os direitos das mulheres que queiram recorrer ao aborto?Na prática o que há é uma imposição de valores de uma parcela da população para o conjunto da sociedade.
-
Gabriel Braga
Concordo com você que somos uma sociedade conservadora e o Congresso,com seus defeitos e virtudes,é um reflexo do que somos.Mas e as mulheres que queiram recorrer ao aborto simplesmente não podem fazer isso porque os conservadores acabam impondo seus valores para o conjunto da sociedade..Numa democracia que se preze há respeito pelos direitos das chamadas minorias,pois do contrário vira uma ditadura da maioria.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.