Reinaldo José Lopes > General Mourão, vice de Bolsonaro, mostra ignorância sobre índios e africanos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Alguém que se delicia com a evolução não deveria falar desse modo sobre as caracterÃsticas de grupos étnicos. Herdamos sim, muitas caracterÃsticas de nossos ancestrais que nada mais são do que a manifestação dos instintos mais primitivos, ou seja, levar vantagem sobre os demais (essencial para a sobrevivência) e usar a lei do menor esforço (tanto é que os portugueses precisaram importar os afros pq os Ãndios nativos não davam conta do recado) e da qual resulta toda a tecnologia que temos hoje
Minha bisavó era Ãndia e jamais em minha famÃlia teve alguém indolente.Pobre Exército Brasileiro.
Que artigo encomendado é esse meu amigo??
O que o general falou todo mundo sabe. Portugal mandou para o Brasil na epoca da colonizacao o que de pior tinha em materia de sres humanos.
O alinhamento da mÃdia com a esquerda está claro...
Indios são mesmo indolentes e só sabe disso quem conhece uma aldeia e seu modus vivendi. Já a malandragem oriunda dos africanos, felizmente, aportou na Bahia e por lá ficou. Baiano tem preguiça até de falar, mas quando é para enganar o turista são campeões.
A má vontade do Reinaldo é evidente. A manifestação do general foi com relação ao estereótipo e em função do modo de vida do ocidental. Qualquer conjectura nesse momento é peroração de socialista... o Ãndio para o padrão de vida indÃgena era suficiente. No ocidental não. O senhor é antropólogo ou militante da esquerda?
O general não falou da indolência trazida pelos refugiados alemães e italianos que se instalaram no sul e da malandragem luso-açoriana que permeiam nossa cultura. Puro racismo.
Dia 07/10 ficarei em casa, vestindo pijama e chinelo de pano. Nao adianta votar! Simples assim. A populacao precisa rejeitar a urna, rejeitar como as coisas sao feitas. Mas nao, o cidadao quer votar, acredita. Somos um povo muito do o t a r i o! Fique em casa dia 07/10! O branco/nulo/abstencao precisa ser muito maior para deixar o recado. Qualquer um que for eleito dara no mesmo. Mudam os atores, mas o script e o mesmo. Caiam na real. Politico quer o teu voto para poder pegar o teu dinheiro.
Este sr.que chegou a general é tão profundo quanto a fina camada de verniz que se passa em certas madeiras para esconder sua má forma e qualidade.HQ deve representar um grande esforço.Em relação aos livros ele se parece com o lullallá.Não leu e nem gosta.
Esse Mourão aà não é aquele da dupla sertaneja Bolsão&Mourão lá da Vila Militar no Rio?
O general deve falar com conhecimento de causa... qual foi mesmo a batalha que ele participou? Suas condecorações por bravura foram heroicamente conquistadas por...?
Jesus, se os portugueses são trabalhadores e esforçados, porque primeiro tentaram escravizar os indigenas e quando esses se recusaram a trabalhar de graça, os portugueses foram a Africa e trouxeram escravos para trabalhar. Se os portugueses eram esforçados e trabalhadores, porque precisaram de escravos?
Porque eram poucos portugueses para muita terra. Ademais, se existia a opção de comprar escravos para fazer o serviço pesado, tudo passa a ser um cálculo de custo-benefÃcio, levando-se em conta o preço do escravo, risco de fuga,doença ou morte e o aumento de produtividade decorrente da aquisicao do escravo. Por que pegar no pesado se existem escravos para fazer o serviço?
O "filtro" de censura da FOLHA caminha antagonicamente na contramao da suposta liberdade de expressao preconizada no complexo liberalismo editorial.
A midia se rebela perante o crescimento de BOLSONARO, se recusando a entender os motivos que fomentam a exponencial e avassaladora manifestaçao popular em atos voluntarios. O desespero dessa gente tenta, apenas, adotar o recurso do mundo juridico denominado "JUS ESPERNIANDO"! As tentativas de "descontruir" BOLSONARO servem para fortalece-lo. Penso que chegara o dia de atingi-lo com maior eficiencia. E fera ferida se torna letal.
Lula é privilegiado, privilegia a famÃlia dele, os companheiros que o obedecem cegamente e os Odebrechts e JBS da vida? Lula é indolente e preguiçoso? Lula é malandro? Essas caracterÃsticas culturais dele dariam certo na SuÃça, Alemanha, Dinamarca, USA, Japão, China, Israel, Inglaterra? Quais as caracterÃsticas de MacunaÃma, Herói do Povo Brasileiro?
De fato triste ver que, uma pessoa que pretende governar um paÃs, declare, em alto e bom tom, estes conceitos jurássicos sobre populações humanas, e ainda seja defendida por outras. No entanto, me parece que ignorância é uma coisa, e maldade é outra. Nos dois casos há pobreza de valores morais em quem fala, porém, a discriminação pejorativa de povos (ou seja lá do que, ou de quem, for), não pode ser qualificada apenas por ignorância.
'Conceitos jurassicos' escritos há muito por historiadores e escritores, como Mario de Andrade. Mas M de A pode, é elogiado pelos comunistas (vermelho.org.br). Mas se qualquer outro, não 'alinhado', disser extamente o mesmo, será 'racista' etc.
o tÃtulo " General Mourão, vice de Bolsonaro, mostra ignorância sobre Ãndios e africanos" omitindo deliberadamente a referência da cultura de privilégio ibérica, é um texto malandro. Qual é a origem da malandragem do articulista? e o link com Bolsonaro é uma malandragem também?
Povo ignorante, polÃtico ignorante! Não poderia ser diferente.
No caso esse politico é ignorante e não o povo em geral.
Foram conceitos criados por pessoas que certamente viam outras nações com outros caldos culturais em situação econômica e social melhor que a nossa para aproveitar e degradar o nosso caldo. Agora, por falta de preparo, o Mourão deitou falação em dados e fatos falsos e com isto caiu em desgraça. Tem muito a aprender.
Se temos uma cultura de privilégio, preguiça ( moleza ) e malandragem isto não quer dizer que o privilégio é de origem ibérica, a indolência indÃgena e a malandragem africana. Mas, podemos abrir discussões sociológicas ou isso é proibido? Lula por exemplo, exibe essas três caracterÃsticas ( ele tem DNA desses três grupos ) e sempre foi adorado pelo povo. Teria sucesso na Alemanha, Japão, SuÃça ?
Afinal, temos ou não temos uma cultura de privilégio ( "você sabe com quem está falando?" " a corrupção e os amigos do rei"), de indolência ( ou trabalhamos duro como os americanos, japoneses, chineses, alemães? ou adoramos um serviço público onde ficamos burocraticamente coçando?) de malandragem generalizada? Podemos discutir as origens ou é proibido?
Comparado com o ex presidente preso semianalfabeto e a ex presidanta que não consegue formar uma frase, ele é um gênio.
Como disse o Reinaldo, as diferenças entre etnias indÃgenas do Brasil é enorme. 180 lÃnguas, muitas delas representando troncos linguÃsticos diferentes. Falar de caracterÃsticas dos Ãndios é tão vago como falar dos estrangeiros em geral, do que todos eles, sejam chineses, árabes ou ingleses, tem em comum.
O jornalista quer polemizar, sabe que este assunto dá muito ibope.
Cursei história recentemente, com professores de esquerda, e nunca ouvi falar de Antonio (Pires de Campos, no caso). Esse relato de "estradas da Baviera" não tem base histórica. O general estava falando dos Ãndios que habitavam nosso litoral, que não eram alemães. E dos africanos, ele fala da herança importada com a infame escravidão. Ademais, a reflexão está atrasada, atrasadÃssima.
Concordo com o colunista quanto a Ãndios e negros. Só quero lembrar que na época do "descobrimento do Brasil" Portugal era a primeira potência em tecnologia no mundo. Dominava a técnica de navegação oceânica, inventara o nônio e uma série de instrumentos náuticos, tinha os melhores cartógrafos e era a porta do Mundo para os europeus. Entrou em decadência devido à louca aventura de D. Sebastião, mas soube reconquistar sua soberania.
Mourão falou que gostamos de privilégios, somos indolentes e malandros, caracterÃsticas que herdamos dos portugueses, Ãndios e negros, generalizou todos os brasileiros. É lugar comum dizer que a indolência tem a ver com o clima quente. Malandragem e apego a privilégios, na minha opinião, é caracterÃstica dos polÃticos.
Impressionante o teor racista de grande parte das mensagens aqui enviadas e da ira provocada contra um artigo mais que ponderada de Reinaldo Lopes. Esta idéia do sr. Mourão vem do princÃpio do final do século XIX para justificar a vinda de imigrantes europeus ao Brasil. O objetivo deste era enbranquecimento da população para superar uma suposta inferioridade racial do nosso povo.
Mas ele tem palhaços que o seguem como verdadeiros recrutas que são
Falta de ética deste jornalÃstica. Peça desculpas a este General é nunca mais a folha permita este cara escrever qualquer artigo.
Nemauro O. Walber: Acho que voce quis dizer que o jornalista tem falta de ética, certo? O " e " da sua segunda frase não tem acento pois é uma conjunção. E eu espero que a Folha continue permitindo que o jornalista escreva sobre o general e/ou qualquer outra figura politica.
E você é quem para mandar um jornalista calar a boca? Mais um ditadorzinho? O general mostrou apenas porque quando militar assume o poder o paÃs vai para o vinagre. Pegaram um paÃs que crescia e entregaram nos anos 80 um desastre econômico que levou-se 20 anos para consertar. Militarismo nunca mais.
O Egito não era bem negro, mas uma mistura de raças, incluindo a negra. Enfim, isto não justifica nada, pois temos muitos outros impérios maravilhosos erguidos por negros. O que inclusive, devia estar nos nossos livros de história geral. A visão da opulência dos impérios africanos do passado, fariam muitos preconceituosos calarem a boca. Deixo o link https://www.infoescola.com/historia/imperios-africanos/
Não eh preconceito, senhor Sérgio. Eh pos-conceito, um conceito formada a posteriori, após considerar os fatos. Os "maravilhosos" impérios africanos eram bons para vender escravos para os árabes e, depois, para os ocidentais. Na Ãfrica subsaariana nunca houve civilização antes da colonização européia visto que nenhum império chegou a desenvolver a escrita.
Mourão também falou sobre os brancos, da herança de privilégios dos ibéricos, mas isso a mÃdia esconde né ? Falta de caráter do colunista. Esses conceitos estão no clássico “RaÃzes do Brasil” (1936) de Sérgio Buarque de Holanda [pai do Chico], e tratam da formação cultural do povo brasileiro. E Mourão apenas citou a fala do economista Roberto Campos sobre o tema. Nada demais. Falta de ética do colunista.
Meu amigo, infelizmente ou felizmente os conceitos defendidos em raÃzes-do-brasil foram destruÃdos pelos pesquisadores que o sucederam. Procure pelo autor Eduardo Viveiros de Castro, ou talvez pelo livro “Why nations fail” pra compreender porque a etinia não determina o fracasso ou sucesso de uma nação. Talvez procurando os pesquisadores contemporâneos vc entenda que este pensamento é o 80 anos atrás. O que vai acontecer com o nosso paÃs se alguém com este perfil chegar ao pode: 80 anos pra trás
Falta de ética do colunista, e não do general Mourão. É brincadeira.
Na verdade a intenção do colunista é atingir Bolsonáro que quer copiar os USA em tudo para que nossos bons trabalhadores com muita razão ,querem pagar caro para viver ilegalmente lá ,Os outros candidatos querem aumentar os impostos das empresas e Trump diminue para as empresas gerarem mais empregos e consequentemente mais jmpostos
O general Mourão é como aquele personagem Calvin Candie de Django Livre: só fala bo ba gem. E Sérgio Buarque não falou nada disso. Leia o livro por favor. Visão simplesmente ra cista do negro e do Ãndio. Nenhuma novidade partindo de um general brasileiro com sua visão caricata do mundo.
Você claramente não leu o texto todo. Na melhor das hipóteses, teve uma amnésia bem seletiva.
quantas idéias equivocadas, quanta best.teira dita neste espaço, quanto racismo plantado ao longo de séculos ainda enraÃzado nestas pessoas . . . . . triste paÃs!!!
Pessoas como esse general e todos que concordam com ele deveriam fazer algo um pouco melhor: calar a boca para não desfilar sua ignorância em público. Façam em sua privada! (vida)...
O Sr. está sendo intolerante contra Sérgio Buarque de Holanda, aliás pai do esquerdista Chico Buarque. Foi ele que tratou desses conceitos no livro RaÃzes do Brasil (1936), um clássico da Sociologia muito estudado nas faculdades de Humanas. O Sr. está pregando a censura apenas por se tratar da frase de um general, mas sem saber da sua origem. Da próxima vez, pesquise antes.
Pois é, o problema é que abriram as portas dos infernos e ninguém consegue fechar!
Caro MaurÃlio, saia de sua bolha politicamente correta e veja mundo como ele eh e não como vc gostaria que ele fosse. Uma verdade politicamente incorreta: o QI médio de negros americanos fica um desvio padrão abaixo da média dos brancos. Aceitar este fato eh ser ignorante ou racista? Se a afirmação for verdadeira, então eh preciso rejeitar a verdade para não ser racista?
A fala de Mourão reflete um pensamento eurocêntrico bastante comum na época colonial e perdurou até certo ponto em meados do sec. XX. Quem conhece história sabe que povos evoluem e (sim) involuem. A até cerca de 500 anos atrás o Ocidente estava atrás do Oriente Médio em desenvolvimento. Povos como AssÃrios, persas, egÃpcios, romanos, mongóis, astecas, incas, gregos etc (não nesta ordem) já tiveram o seu auge.
O nosso colunista politicamente correto quer saber mais que o general Mourão, filho de indÃgena amazonense, a respeito da disposição para o trabalho entre os nossos amerindios. Perguntei a um amigo paraense a respeito da fala do general e ele confirmou ter a mesma impressão, sem titubear. Quando criou a Fordlandia, na primeira metade do século passado, Henry Ford teve que reduzir o salário dos Ãndios. Ganhando bem, trabalhavam um ou dois dias e paravam. Talvez estivessem certos...
O Henry Ford na sua fabrica na selva brasileira: imaginou e queria que "um indigena brasileiro entrasse na fábrica por uma porta e, por outra porta de lá saisse um empregado com as habilidades e cultura de um empregado anglo/europeu norte americano" Obviamente, isso não deu certo. Ademais, sua fabrica de borracha natural fracassou, pois a borracha natural passou a ser produzida na Asia e depois alguem inventou a borracha sintética.
Em tudo o que diz respeito a diferenças raciais, talvez devêssemos ignorar os autores atuais e voltar aos textos da década de trinta, de antes da nossa era politicamente correta. Hoje em dia, verdades que contrariam a cartilha politicamente correta não podem ser ditas e quem se atreve a dize-las costuma ser demitido e difamado.
Todo mundo com mais de 60 anos aprendeu isto na escola, Ãndio indolente ,mulato malandro e negro forte a trabalhador.Voces estão tratando o caso como se fosse invenção do Mourão.
O problema eh que desde a escola ele parece que não leu mais nada, só manual militar!
E desde quando o que dizem os livros no passado deve ser repetido e aceito...a visão critica de cada um tem sua importancia também. ..o General Mourai é um despreparado para pensar o Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Reinaldo José Lopes > General Mourão, vice de Bolsonaro, mostra ignorância sobre índios e africanos Voltar
Comente este texto