Demétrio Magnoli > Sob a tutela dos juízes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Nunca vi um texto tao ruim. Argumentos fracos e justificaticas sem sentido.
É insano ler isso...deve ter muito dinheiro rolando para alguem reclamar tanto da ficha limpa sem fazer UMA critica construtiva se quer...dizer que essa lei transfere o poder do povo para os juizes (imparciais, não esqueçam que o proprio PT fez boa parte desta bancada!) é completamente sem lógica, pois a democracia eleitoral continua, e não é pq o SEU candidato esta preso, que signifique ser falta de democracia! Para mim, este seu raciocÃnio é de um extremismo semelhante ao Islamismo Radical.
Demétrio Magnoli, não me decepcione...! Qual o problema da lei da Ficha Limpa afinal...? Ela é uma lei que foi sancionada pelo próprio Lula, agora, se o próprio ex-presidente passa a sofrer as consequências de uma lei que foi por ele sancionada, paciência...! Quanto a Lula, que permaneça preso até a sua sentença acabar...o que dificilmente irá acontecer...ou então que passe fome, afinal, não partiu da cúpula do PT...por que a ideia de outros passarem fome partiu dele mesmo...!
O motivo.
Essa demanda da lei da Ficha Limpa é antiga e o PT patrocinou demais quando era oposição. Tava 'na cara' e frustava a existência dos Malufs e sua instrumentalização geradora de lerdeza da Justiça. Era caminho inviável trafegar por ela e sonhava-se muito com ritos sumários nos anos 80.
O PT foi unânime a favor da 'Ficha Limpa', é verdade, mas é meia-verdade pelo que Demétrio omite: A Ficha Limpa foi unânime no Congresso! Todo mundo! (parece que um deputado 'errou' o voto). Se foi uma 'unanimidade bur.ra' (que acredito) foi brasileira, não só do PT.
Não há como negar, no entanto, que a Ficha Limpa é 'filha' do PT. Óbvio! O PT entregou, quando enfim foi governo, essa demanda lá dos anos 80. Entregou também o fortalecimento do MP e da PF. Entregou ordem, afagou o Exército. E se entregou no final... kkk
Mas nisso do PT 'se entregar', vislumbro um pormenor que talvez tenha passado batido: o Dirceu se disse 'arrependido' das consultorias. Não nega a lei, culpa a própria conduta (nisso também diferencia-se do Palocci!). No caso do Lula a tese da conspiração reforça a lei, não está errada a lei, conspiradores desvirtuaram-na.
Interessa ao PT que a Ficha Limpa esteja ativa, mesmo sendo vÃtima dela. O que tinham pra pegar do PT já pegaram e agora é a vez dos outros, talvez pensem. Sempre existe um amanhã e esse 'franciscanismo' pode ser útil lá.
Chegamos assim, com a manifestação do Demétrio pela revogação da lei da Ficha Limpa, ao motivo porquê Lula vive o que vive.
Era comum ouvir em contraponto, dos opositores de 'ritos sumários', a fragilidade que produziam em direitos fundamentais. Seria atalho que levava a problemas maiores, por exemplo armações.
Como a realidade se impôs, fizeram a 'armação' que prediziam. No TRF 4, três egressos do MP (óbvio que a 'abordagem' interessa ao MP!), tinham uma turma (2a. Instância) favorável à tese. Só precisaram de uma 1a. Instância no lugar certo e Lula foi "julgado e condenado culpado pela situação" (né Chico?) esperando-se sua adesão... ;)
É difÃcil de acreditar que tem jornalistas que tem coragem de propor uma estupidez dessa. Realmente estamos perdidos, ou seja, bandido tem todo direito se for polÃtico, não tenho palavras para expressar minha tristeza com tudo isso.
Desculpa, Demétrio. Escreveu besteira. Quem cria a lei é o Legislativo. Se o Judiciário sentencia alguém isso é o devido processo legal. Mesmo que fôssemos considerar o seu raciocÃnio de que o Judiciário está “alterando” democracia, esbarrarÃamos no sistema de freios e contrapesos que toda democracia deve ter.
Isso aqui é a terra do vale tudo !!! Paizinho de cucarachas irresponsáveis!!! de quem vota a quem solta o bandido !!!
Lei é lei e vale para todos. Fora disso é desgoverno. Quem apoia a não observação da lei, cidadão, polÃtico ou comentarista está transgredindo e é responsável pelas consequências advindas disso. Sócrates, nosso maior filósofo, escolheu morrer a não aceitar a lei.
Comentário capenga, simplesmente horrÃvel!
Os comentários que me antecederam estão corretos. Adiciono somente, caro Demétrio, que a lei não pode olhar cada caso, senão não seria uma lei e esta não seria universal. A regra do jogo está lançada e o fato de Lula ter sido condenado o torna ficha suja period. Aliás, basta de falar de um presidiário. Para o PT voltar a ser um partido de oposição excelente, precisa realmente reconhecer suas mazelas, seus roubos e a sua fracassada passagem pelo governo, ou seja, se reinventar. Século XXI, ô meu
Lula é um preso polÃtico, preso sem provas e sem trânsito em julgado.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Fernandinho Beira Mar é um Martir...
Colunista com necessidade de comentários, escreve bobagem com "lula" para ficar em evidência, conseguiu, dá próxima vez ponha uma melancia.....
Meu Caro Demétrio, O Senhor, homem culto que é, escreve este artigo, deveras confuso e polêmico. Nosso povo não entende uma palavra que você diz, mas, sabe separar o joio do trigo! Chega de bandidos na polÃtica! Chega de desvio de dinheiro público. Para mim, dinheiro público é sagrado. Todos que os desviaram, tiveram ou terão tragédias em suas vidas. Não brinque com o que é sagrado!
Por favor, Demétrio. Você sabe que está usando argumentos forçados. O Judiciário está exercendo sua função que é garantir a lei que o povo definiu através de seus representantes, a maioria do PT, confirme você mesmo disse. É uma pena que vocês colunistas, que deveriam ser nossos “consultores” estão perdidos. E claro, qualquer texto que inclua o Lula serve de pretexto para que seu nome apareça mais. Nunca imaginei que nossa imprensa se submetesse assim ou fosse tão ingênua, se é o caso.
O colunista parte de uma premissa equivocada. Não são os juÃzes que barram a candidatura de Lula, mas a lei, que foi votada por um parlamento e sancionada por um presidente eleitos para representar o povo.
Não sou fã de Magnoli, mas reconheço que foi ao cerne da questão neste brilhante artigo. Não podem tutelar mais de 30% da população que quer votar em Lula! Isso só seria aceitável numa condenação inequÃvoca em última instância.De preferência algo de mais peso, sem tripec e tibaia!
Não sou fã de Magnoli, mas reconheço que foi ao cerne da questão neste brilhante artigo. Não podem tutelar mais de 30% da população que quer votar em Lula! Isso só seria aceitável numa condenação inequÃvoca em última instância.De preferência algo de mais peso, sem tripec e rivais!
Acho que de todos que se utilizaram deste jornal para escrever besteira esse aà bateu o recorde.
'Com um pouco de Agilidade Mental e algumas Leituras em segunda mão, qualquer Homem encontra as Provas daquilo em que deseja Acreditar...' - Bertrand Russell
Acho que o colunista tenta enganar, dissimuladamente, o leitor neste artigo. O juiz só aplica a lei, que deriva do legislativo, que representa o povo. Ademais, a ficha limpa veio da própria participação direta da sociedade por projeto de iniciativa popular. A lei serve para tutelar, e é verdade, pois a ausência gera anarquia, e é preciso regras para o Estado Democrático de Direito. Respeito a moralidade, legalidade e legitimidade (que veio diretamente do povo, neste caso).
Que grande bola fora, comentarista. Derrapara sem controle.
Demetrio, gosto muito de sua forma de pensar mas este texto me parece confuso e inadequado pela comparação. Nosso paÃs precisa de uma nova disciplina e o povo é massa de manobra. Não creio que a ficha limpa deva ser repensada. Precisamos sim é ampliar nossos novos valores.
O colunista finge não saber que a Lei da ficha limpa veio de iniciativa popular, devidamente votada no parlamento e promulgada pelo executivo. O judiciário só a aplica. Assim como os petistas que fingem que Lula não praticou os crimes pelos quais foi condenado. Quer fingir? Digita 13 e confirma.
Demétrio, desperdiçou uma oportunidade de ficar calado, revogar uma Lei que certamente é aprovada pela esmagadora população, procure outra profissão caso discorde!
Tá tudo bem aà , Demétrio? Tomou seu remédio hoje?
Deus do Céu. Socorro. Até você Demétrio.
Francamente, Demétrio, não dá para concordar com esse raciocÃnio. Condenados por improbidade administrativa e por infrações penais, além do mais por corrupção, governando? Lobo e galinheiro? Democracia direta também não funciona e muitos acham a ideia boa.
Painhoão Luà ( fubà i chefe )+ s/confraria na China com essa "cultura manzorra" pegariam ##©©## perpétua, o+leve ?
O que será que o Magnoli bebeu, comeu ou fumou antes de escrever o texto!.
Ainda afirmo, como doutras vezes, que esta coluna me justifica ser assinante da Folha. Entretanto (depois do "mas" é que vem o debate donde deve nascer verdades), há sim estoque de criminosos (corrupção é uma das práticas dos tais) na sociedade. Por isso há Direito Penal. Por isso eu mesmo não sou um terrorista prático (embora o seja em potência, contra o PT e tudo que o envolve). Não se trata de tutela do eleitor, mas de proteger a qualidade da democracia, como da sociedade.
Se soltarem Painhoão Luà têm q soltar Painhoão Cabralzão ! "Testemunhas recÃprocas" ! Parceiros em grandes projetos brasileiros ! É o arranca Brasil !
Me assusta ler a justificativa de uma opinião (Golpe) pautada no questionamento da Lei da Ficha Limpa. A lei foi uma aclamação popular, aprovada pela maioria dos seus representantes. Dizer que Lula deveria participar é dar a chance para condenados a fazer parte da sociedade - com seus ideais deturpados e doentes. Sim, Lula só pode ser um doente com o que fez com nosso pais. Estamos numa crise sem precedente, resultado de uma década de decisões descabidas e foco no acúmulo de divisas ilÃcitas.
Acho que há equÃvoco quando o Demétrio afirma que a lei da ficha limpa transfere poder para os JuÃzes, mas os executores das leis são os JuÃzes e não o povo nem tampouco o congresso nacional. Decisão grave foi o congresso "rachar" Lei que cassou Dilma, lhe tirando o mandato mas não a inelegibilidade.
Depois de um raciocÃnio tão raso do senhor Magnoli, perdi a confiança nele. Não perderei mais meu tempo lendo seus artigos.
Cheguei a pensar na possibilidade de até desler o que já experimentei em suas colunas
Francamente colunista, então um estuprador e psicopata pode ser candidato, mesmo tendo votos de uma parcela da população que pode considerar isto normal? É abrir as portas para a bárbarie e selvageria. O nobre Demétrio invoca a vontade soberana do povo como um valor maior em detrimento de outros presentes no marco civilizatório. Se é possÃvel dizer que o PT fez bem ao paÃs, a Lei da Ficha Limpa é um exemplo.
Pensar q as pessoas tenham o mÃnimo de discernimento é querer muito , né Magnoli ? Bastou desviar o olhar e olha quantas vem lhe atirar pedras. As mesmas q lhe endeusavam. Relaxa e pense q é assim mesmo.... ter opinião própria te coloca no olho do furacão.
Direito dos Abismos do Painhoão Luà 51 ( para sua defesa ) fica melhor desenhado c/ "Letati é Eu !" * +direito q o Direito, o torto legal vergonha mundial ! Ó BR ! 1 "ficção jurÃdica painhoão" ?
O articulista deu uma no cravo e outra na ferradura e acabou em cima do muro. Agora, comparar os sistemas polÃticos Britânico/Irlandês é querer esticar a corda demais. Lula está aonde a Justiça mandou ele ficar por suas falcatruas, e o Brasil tem o dever de ficar livre das minorias que dão uma banana à moralidade e à ética polÃtica.
Propugnar que um encarcerado em Curitiba possa governar o paÃs é admitir que Beira Mar e Abdelmassih também possam. Essa visão agride as noções de verdade, liberdade, coragem e ética e por extensão da democracia. Inquestionavelmente, é uma demonstração de que faltam ao Brasil traumas, intelectuais e polÃticos qualificados para empreender a depuração dos traumas no rumo certo indicado pelos que pensam. O artigo do Sr. Demétrio Magnolli é um indicador de que sobra-nos caras de pau! Pobre Brasil!
Para mim o "caso do ex-presidente" prova a eficácia da lei.O problema,ao meu ver, é a passionalidade e lealdade,de determinados juÃzes para com criminosos,em detrimento da cidadania.
Ir contra a lei da ficha limpa pode ser até um pretexto para a contestação pela contestação, o ser diferentão. Mas não muda a idignação daqueles que querem um Brasil mais limpo.
Nosso sistema polÃtico é regido pelo patrimonialismo e pelo clientelismo, uma herança do Império que os republicanos de faixada foram pródigos em manter. Portanto o sistema tem vÃcio de origem e cria um vácuo que funciona em detrimento do cidadão comum. Não vejo problemas em que o Judiciário preencha esse vácuo para fazer cumprir os preceitos básicos da nossa Constituição. É muito melhor do que apelar para que as forças armadas corrijam o rumo do paÃs.
O colunista faz comparações medÃocres entre o tal Sachs, da Irlanda, e Lula, do Brasil. Lula permitiu que saqueassem os cofres da petrobras sem dó nem piedade (tudo pra se manter no poder); quanto ao Sachs, não tenho certeza, mas estava preso por lutar pelos seus ideais de libertação. Coisas bastante distintas. Agora, não me julgo tutelada pela Lei da Ficha Limpa, ao contrário me sinto representada e protegida de polÃticos que só entram na vida pública para se beneficiarem.
Espanta-me esse colunista, sempre tão criterioso e coerente, desenvolver tamanho sofisma. A lei emana dos representantes do povo e aos juÃzes cabe a imposição, inarredável, de aplicação da lei. Aos juÃzes não pertine escolher a aplicação da lei, mas aplicá-la, ainda que em desacordo com eventuais convicções pessoais. Pisou na bola, Demétrio.
Não lhe parece um pouquinho daquela SÃndrome de Estocolmo?
Seus argumentos são pobres, desconectados da realidade complexa da sociedade democrática e baseados apenas na sua visão do mundo. A sociedade que você visualiza é medieval. Direitos polÃticos são para cidadãos honestos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Sob a tutela dos juízes Voltar
Comente este texto