Demétrio Magnoli > Sob a tutela dos juízes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Seus argumentos são pobres, desconectados da realidade complexa da sociedade democrática e baseados apenas na sua visão do mundo. A sociedade que você visualiza é medieval. Direitos polÃticos são para cidadãos honestos!
O que Demétrio esquece é que toda lei transfere "poder" do povo para os juÃzes... Melhor seria dizer que a transferência é de "mediação" entre o conceito de civilidade em relação aos atos praticados pelos cidadãos que recaem sobre outros... Isso desde Sólon. Será que para Demétrio essa mediação também é um valor burguês?
Esse colunista é inteligente e articulado, mas tomado por sua ideologia defende um absurdo como esse. Se a vontade popular é soberana creio que não há nenhum problema então, pois se 30% dos eleitores querem votar nele, outros 54% ( que de fato é a maioria) o rejeitam e não querem ser governado por ele, sobretudo na condiçao de condenado.
Francamente, sou admirador de Demétrio, mas essa ideia desenvolvida em seu artigo me pareceu absolutamente maluca e parece mistificadora, pois como pode defender a eleição de um condenado em segunda instância para a Presidência da República, ainda mais quando a condenação foi por corrupção ? Volta Francelino, para perguntar: Mas que paÃs é este ?
Provavelmente petista e devoto do Santo Lula este colunista....
Texto equivocado.
Demetrio voce desvalorizou sua biografia. A Lei da FL foi uma iniciativa da vontade popular. Foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo Executivo. Ela veda o acesso ao cargo de Presidente e outros por condenados. E muito justa e ate logica! A democracia tambem evolui Demetrio.
Lamentável a visão caolha do Magnoli. Um avanço na Lei, tida como retrocesso. As chicanas que o PT vem fazendo é polÃtica de baixo nÃvel. Os Advogados e demais envolvidos deviam ser enquadrados e penalizados por litigância de má fé. Querem manter um condenado em evidência a qualquer custo. A Amante, afrontando um PaÃs e colunistas dando o maior apoio.
Acho que a Folha deveria conceder umas férias ao colunista. Stress e excesso de trabalho deixam o raciocÃnio meio confuso. O colunista parece ter perdido o juÃzo.
Nunca li algo tão absurdo. Acho que o colunista deveria agendar uma consulta com um neurologista, para verificar se não estaria num processo inicial de Alzheimer.
Nossa, quem”jênio”! Como ninguém pensou isso antes! Revogar a lei da ficha limpa! O Brasil seria melhor e todos serÃamos mais felizes.
Este artigo está para o debate polÃtico o que o samba do crioulo doido estava para a bem arrumada ordem social e histórica brasileira: uma avacalhação geral. No caso do Stanislaw Ponte Preta a obra não escondia a intenção hilária do poeta, nesse caso do Demétrio, não sei, a vontade é de chorar frente à tanta incoerência...
Os votos do Lula estão vinculados aos milhões de eleitores que estão inscritos em programas , sociais como o bolsa famÃlia. Esses benefÃcios já foram criticados como a maior compra de votos do mundo. Portanto, não e a vontade de eleitores que determina os votos referidos no texto e sim quem paga mais, e Lula pagou muito bem, com nosso dinheiro público. É isso!
Que visao mais zarolha
Demétrio, a quem admiro, desta vez dá uma pirueta lógica. O cara pode ser votado mas não pode tomar posse? Ora...
Magnoli simplesmente expressou a sua opinião, baseada no conceito de que a vontade popular deve sempre ser soberana. Com relação a Lei da Ficha Limpa, o comentário dele me surpreendeu, e eu particularmente não concordo, pelo fato de que pessoas que detém cargos públicos (eletivos ou não) devem ter reputação acima de suspeitas. Não me parece razoável (mesmo que a população queira), termos um presidente da República condenado por corrupção.
Não acredito de Demétrio Magnoli tenha escrito uma estultice dessa.
Pelo amor de Deus!! Como a FSP deixa um cara escrever um negocio desse? Beira mar para presidente!!!
Inacreditável tal pensamento, pela sua lógica podemos ser governados por um membro do PCC, sendo vÃtimas de uma ditadura de minoria. A Venezuela é logo ali. O Brasil estará condenado ao fracasso com este tipo de pensamento. O congresso é ruim não pela lei de ficha limpa, e sim pela baixa taxa de escolarização de seus eleitotes. pensamento exposto neste artigo põem em dúvida o propósito de nossa elite de pensadores.
“A Lei da Ficha Limpa transfere poder do povo para os juÃzes.” Não, isso não corresponde à realidade. Você está invertendo valores. Os juÃzes não votaram a Lei da Ficha Limpa! O que defende o texto não tem que ver com o sentimento do brasileiro neste momento.
Cada um no seu quadrado. A especialidade desse comentarista é polÃtica internacional. Quando dá pitacos em outros assuntos, só podem sair sandices como esta
O Brasil é um paÃs pobre de gente e de mente. Que tristeza. Que falta de criatividade. Todo dia tem jornalista, colunista e articulista falando dessa coisa chamada Luiz Ignacio.
Mais respeito com o melhor presidente que o paÃs já teve rapaz!
Eu fico imaginando o que passa pela cabeça do senhor Demétrio e da imprensa em geral, quando diz que 30% do eleitorado quer votar no Lula. 30% dos pouco mais de 40% que pretendem votar. 60% se diz indeciso, votaram branco ou nulo ou não sabem. O Lula tem minoria, mas as pessoas estão sendo iludidos pela imprensa. Façam as contas...
Demétrio, você agora pisou na jaca podre de vez! A última tênue barreira que nos impede de voltarmos a sermos "desgovernador" por uma súcia de bandoleiros é essa lei ficha-limpa. Ela demoliu boa parte de centenas eu diria milhares de cabrais, malufes, dirceus, lullas etecatervas que viviam em eternas re-re-eleições pra ficarem acima da "lei" intocáveis e notáveis fazedores de leis pra choldra cumprir sem mugir ou tossir. Neste teu novo conceito passa boi e boiadas de pela porteira...
Defender a revogação com base nesse argumento pÃfio só pode ser delÃrio do colunista. Adeus, Sr. Magnoli!
Eu morro e não vejo tudo. O artigo que nunca deveria ter sido escrito. Confuso e contraditório, que joga por terra uma das poucas conquistas de iniciativa e aprovação popular, que busca a moralidade com a coisa publica, e que nunca seria proposta pelo congresso que temos.
Está totalmente fora da casinha.
Magnoli queimou o seu filme com os leitores
O colunista perdeu o juizo(já teve?). O meliante foi julgado e condenado e agora aparece um jornalista quarendo incentivar a baderna! Pelas barbas de Netuno Folha. Livre-se desse jornalista!
Não se tira band ido condenado da cadeia pelo simples fato que alguns querem votar nele e se lixam se o sujeito é um preso condenado pela justiça brasileira ou não . Fico decepcionado com o teu viés ideológico e a partir desse momento não darei mais atenção aquilo que você diz pois qualquer coisa me lembrará o quão indecen te é a tua posição em relação a lei e ao estado de direito . O lugar do polÃtico carrup to é prisioneiro è na cadeia e ponto final .
Não se tira band ido condenado da cadeia pelo simples fato que alguns querem votar nele e se lixam se o sujeito é um preso condenado pela justiça brasileira ou não . Fico decepcionado com o teu viés ideológico e a partir desse momento não darei mais atenção aquilo que você diz pois qualquer coisa me lembrará o quão indecente é a tua posição em relação a lei e ao estado de direito . O lugar do polÃtico corrupto é prisioneiro è na cadeia e ponto final .
Não se trata de tutela do eleitor pelos juÃzes, apenas uma regra dentre tantas outras a serem observadas por quem deseja candidatar-se.
Matéria rÃdicula, Sr. Magnoli. Defendendo candidatura de presidiário?!?!
Não tem que revogar nada. E parem de falar de condenado.
Chega de hipocrisia. A condenação visou impedi-lo de concorrer. O autor do texto deve achar normal tudo o que ocorreu durante o processo. Múltiplas acusações sem provas, direcionamento de delações, atribuir posse no lugar de provar, não especificar contratos, julgamentos em prazos curtos, sentenças combinadas. Numa boa, eu não queria isso para um inimigo.
Senhor matzembacher me desculpe,mas em direito deve-se priorizar provas técnicas,aliás recusadas pelo juiz Moro.O Senhor gosta de ofender as pessoas que expressam pensamentos diferentes do seu.Não concordo tambem com a sentença,é um pensamento meu, baseado em argumentos sólidos e aà ? Por isto não posso me manifestar ?
Caro babalula, a candidatura é que surgiu para tentar isentá-lo da pena. Seja, ao menos, honesto com a cronologia dos fatos.
Sem provas ? Leia as centenas de provas dos fascÃculos acusatórios. Petista adora se fazer de cego e , pior , acaba acreditando nisso.
O colunista, que tem meu respeito porque foi capar de, um dia, abandonar o marxismo e abraçar a democracia, está enganado. Não são os juÃzes que estão a impor limitações à s pretensões do criminoso Lula. É a lei, e a lei foi aprovada não por juÃzes, mas pelos legÃtimos representantes do povo. Fale-se o que se quiser do Legislativo, mas ele, em primeiro lugar, é a própria cara de ninguém mais que o próprio Brasil; e, depois, é o poder a quem a CF confere o poder para legislar.
A lei esta correta, para entrar em cargo publico o necessita estar com a ficha limpa, a ideia é flitar, a ideia da peneira é separar o refugo
O texto é construÃdo sobre um argumento falso. Não é o judiciário que impõs a regra da ficha limpa, mas o legislativo que, ao menos em tese, representa a vontade popular. O judiciário entrou em cena pela teimosia do PT que insiste em contrariar uma regra que ele mesmo criou.
Em tempo: quem defende o direito da candidatura do Lula seria também a favor da candidatura do Eduardo Cunha, Dirceu, Palocci, Gedel e Sérgio Cabral?
O motivo principal desta lei, para o PT, foi afastar o candidato Joaquim Roriz para o governo do DF na eleição de 2010, que na época disputava com o petista Agnelo Queiroz, sendo Roriz afastado da eleição e Agnelo ganhou. Agora o feitiço se voltou contra o feiticeiro e querem mudar a regra. Registre-se que Agnelo Queiroz fez um péssimo governo e perdeu a eleição seguinte no primeiro turno.
Desculpe-me. O termo usado é "anomalia do mecanismo". O mecanismo implementa a polÃtica.
Lugar de bandido é na cadeia. Essas pessoas, independente de ideologia polÃtica estão atrasando o paÃs e perpetuando a miséria. Querer defender o direito de que estas pessoas possam participar do processo de condução da nação é obviamente tendencioso e mal intencionado. Realmente o crime organizado esta bem organizado.
1. Por favor Folha, conserte seu SW p/ comentar evitando repetições. 2. Sr. Magnoli. Já ouviu falar em "distorção do mecanismo"? O mecanismo operacionaliza a regra aproximadamente. O juiz está aà para resolver o problema. Lembra de quando o Goiás saiu de casa para perder para o Nacional de Manaus e se classificar por renda? Jogou. Perdeu. Classificou-se por renda, o Nacional por pontos e o time do Ceará dançou.
Não concordo. Revogar porque 30% o querem presidente? E os 54% que não o querem? Além do mais, vamos permitir o gasto de dinheiro público, do fundo partidário, para campanhas deste e de outros tantos condenados? Chega né! Não estamos falando de condenados de primeira instância. O Lula que tivesse pensado melhor nos seus conchavos e num melhor uso do absurdo de impostos que pagamos.
Já pensou Suzane Richtofen eleita deputada, tentando aprovar uma lei que vai soltá-la mais cedo da prisão ? Ou o Sr Fernandinho Beira-mar, ainda não condenado em última instância, discursando em Plenário por videoconferência de dentro do presÃdio ? Quem sabe o manÃaco do parque ? Ou o deputado da moto-serra ? Você já foi melhor, Demétrio.
Será que alguém que transmite que o poder do Congresso Nacional deliberando para que o Brasil disponha de uma Lei da Ficha Limpa foi transferido do povo para os juÃzes — uma inverdade deslavada, ou melhor lavada por interesses ocultos — já foi melhor? Para ter sido pior teria que ter melhorado muito. Será que ele melhorou tanto assim?
De fato o Colunista decepciona, e muito, com esse texto. Outros indivÃduos foram eleitos, mesmo presos, por conta do imaginário popular. O Lula sabe fazer isso muito bem. Basta ver suas " artimanhas". A comparação do Congresso de 2014 com o de 2014 também é muito infeliz e não abrange um tempo suficiente para verificação de resultados. Mas o de 2018 e 2022 com certeza serão melhores. Já há senadores que vão desistir da reeleição. Ao longo do tempo, defenestrado muuuiiiitos fichas-sujas.
Perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Sob a tutela dos juízes Voltar
Comente este texto