Vinícius Torres Freire > O barqueiro, o taxista, Lula e eleição Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fiz ,de carro, uma longa viagem pelo Norte e Nordeste e também notei isto . Fato que me deu esperança de que poderemos ter surpresas positivas na próxima eleição
Hoje mesmo o Hélio Schwartsman discutia a questão da causação e correlação e porque elas não são a mesma coisa. Para o homem primitivo, se uma coisa veio depois da outra, ela veio por causa da outra. Se para ele, uma vez trovejou antes da chuva, toda vez que trovejar vai chover. A verdade é que os ganhos no Brasil forma modestos, comparados com o resto do mundo. De acordo com o Banco Mundial, mais de 500 milhões de pessoas foram retiradas da extrema pobreza na China de 1981 a 2012.
Modestos? Tirar 30 milhões da miséria em 8 anos? E quer comparar com o governo chinês? Lá foram 30 anos e não havia oposição de ricos e da classe média alienada para boicotar polÃticas de distribuição de renda. Os depoentes viveram a miséria e viveram uma grande melhoria de vida. Tentar ignorar esses fatos é muita cegueira ideológica.
Faça o mesmo no Rio ItajaÃ-Açú, em Santa Catarina, converse com um taxista em Navegantes (numa das margens do dito rio), e provavelmente as respostas serão diametralmente opostas à quelas obtidas no sul baiano. Este paÃs não é apenas desigual, mas antes de tudo diverso. É um único paÃs, mas pelo menos três nações. Isso nunca vai funcionar como sonham.
O lul adrão encontrou a cama feita pelo governo FHC. DaÃ, foi só manter a mesma equipe econômica até o meio do 2º mandato e surfar no crescimento chinês, para garantir os recursos que lhe permitiram realizar um mÃnimo de inclusão social. Tava tudo muito bem, não precisava assaltar a Petrobras. Nem precisava indicar uma anta-poste pra arrasar a economia, destruir as conquistas anteriores e produzir o maior desemprego/recessão da história.
Co nheço bem a região e os programs socias, polÃticas públicas que alavancaram os pobres, Cito vários programas do governo Lula: 1. Compra de merenda regionalizada 2. Transporte escolar. 3 . Bolsa para pescadores na época reprodução dos peixes. 4. Educação indÃgena 5. Micro crédito 6. Escolas técnicas ( tem excelentes na região) 6. Universidade do Sul da Bahia 7. Bolsa famÃlia.. Todos programas desmontados depois do golpe, só a insensibilidade social das classe smédias e elites não enxergam
A caracterÃstica dessa crise tem a ver com o fato de o Brasil até hoje não ter conseguido incluir a maior parte da sua população nas benesses do mundo moderno. O problema é a desigualdade. Obviamente esse é o grande ponto. Enquanto não pensarmos em inclusão, nunca seremos nada!
Vc não percebeu que quando há governo que procura incluir e distribuir renda tal governo é perseguido e/ou sofre golpe? golpeado? Já ouviu falar em poder econômico cujo único fim é acumular capital, sem qq concessão à inclusão? Pois é ...
Fiquei gratamente surpresa com esse relato sobre o Brasil real e da grande maioria da população. Sem militância e sem a necessidade de estudos acadêmicos para respaldar o argumento. Infelizmente, esse é um paÃs que não interessa a essa nossa elite blindada e muito mal educada, ignorante, mesmo; não fazem relação entre a miséria, a absoluta falta de perspectiva da maioria da população e o caos de violência e insegurança social no qual todos vivemos, atualmente.
A maioria dos comentários prova que a parte da classe média não entende o que é sair da miséria e virar pobre, é uma evolução. Não entende porque não reconhece a miséria, tudo o que quer é que ela fique longe dos seus olhos. Deve tomar um susto em outubro quando abrirem as urnas. Quem melhorou e foi abandonado no pós impeachment deve achar graça no discurso de que não era real. Não era pra quem já tinha até mais.
O PT surfou a onda boa da economia mundial e em sequência quebrou o paÃs gastando mais que podia e financiando portos, hidrelétricas etc em paÃses caloteiros. Depois, jogou os brasileiros no mar das ondas da ressaca para se afogarem. Pura enganação esse PT!
Que tal prestar atenção na população pobre deste paÃs? que tal se questionar sobre a injustiça? ao ler uma reportagem com argumentos claros, a reação é repetir o que a mÃdia o faz engolir, enquanto corre atrás do pato amarelo do banqueiro.. nome disto: insensibilidade social
Fizemos uma Copa em 2014, uma OlimpÃada em 2016, financiamos obras com dinheiro do nosso FGTS em paÃses como Angola, Cuba, Equador, Moçambique e Venuzuela, com calote de US$ 1,5 bilhão, sem falar nos bilhões da Petroroubalheiras, sempre em benefÃcio das empreiteiras que tinham como garoto propaganda o hoje presodente. Imaginem o impacto desses recursos no microcrédito, na educação, na saúde e saneamento, etc. Serve "qualquer um que fale certo e sem besteira para as coisas que contam".
Fizemos uma Copa em 2014, uma OlimpÃada em 2016, financiamos obras com dinheiro do nosso FGTS em paÃses como Angola, Cuba, Equador, Moçambique e Venuzuela, com calote de US$ 1,5 bilhão, sem falar nos bilhões da Petroroubalheiras, sempre em benefÃcio das empreiteiras que tinham como garoto propaganda o hoje presidente. Imaginem o impacto desses recursos no microcrédito, na educação, na saúde e saneamento, etc. Serve "qualquer um que fale certo e sem besteira para as coisas que contam".
Reinaldo, destruir a economia? O problema dos Golpistas é que eles não sabem que ainda somos o 4° maior credor externo dos EUA. Digite no Google a expressão mayor treasuries holders . Wilson, "..que o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele paÃs foi de 6 bilhões de dólares" ´O TCU e os ´´prejuÃzos`` do Brasil na Venezuela e Cuba. No blog de Mauro Santayana. Um prêmio a inteligência.
Para o povo humilde do Norte e Nordeste fez diferença o governo do petista, mas a análise do senhor mostra a realidade nacional do dano causado pelo inconsequente governo populista. O que o militante de esquerda não entende é que dá para melhorar a vida dos mais pobres, mas não pôde destruir a economia do paÃs concomitantemente com uma gestão corrupta. Isso é imperdoável. É a autocrÃtica que falta aos eleitores de Lula.
Boa matéria Vinicius, é a realidade que nenhum discurso do medo, nenhuma persecução polÃtica vai apagar. Lula livre e candidato!
Nestor, teu deus de barro tem toda a liberdade do mundo - muito tempo livre - pra pensar e se arrepender das barbharidades que cometeu quando teve a oportunidade de fazer o contrário, ser um homem que recebeu o meu voto e hoje me faz ter vergonha da besteira que foi aquela escolha. TIREM A VENDA DOS OLHOS, COMO EU TIREI!
Presodente!
Fico só curioso em saber o que os fãs de carteirinha desse cidadão fariam se o seu Ãdolo chegasse à presidência e 4 anos depois tivéssemos uma segunda Venezuela. É ridÃculo achar que uma única pessoa, já idosa, que não é nenhum santo, e que diz mais sandices do que algo aproveitável, possa colocar este paÃs novamente nos trilhos
Pronto, estragou.
É preciso se ter mais espÃrito crÃtico quanto a esse tão proclamado e pouco provado progresso social dos governo Lula/PT.A uma, porque não se pode falar que o Brasil de hoje está melhor do que o de antes. Não está!A duas, por que a criminalidade aumentou,o povo se endividou e a falta de saneamento básico legou-nos um paÃs repleto de epidemias letais.Por último, se algum progresso houve deve-se mais a inexorável decorrência do tempo do que à ações de governo obscurecidas pela corrupção.Deus!
Vc quer tapar o sol com a peneira? São depoimentos de pessoas que viveram miséria nos anos 80 e 90 e progrediram nos anos Lula. É claro que o Brasil de hoje está muito pior do que no tempo de Lula. Boicotaram o governo Dilma, aprovando "pautas bomba" e barrando todas suas propostas. E permite-se que o Temer, flagrado em gravÃssimo delito, continue destruindo polÃticas sociais. Milhares de construções de casas do "Minha Casa..." paradas, nenhum investimento em infraestrutra, etc etc
Análise inconsistente do leitor, as melhoras que houveram foram resultado de polÃticas públicas que alavancaram os pobres. Conheco bem a região descrita e cito vários programas do governo Lula: 1. Compra de merenda regionalizada 2. Transporte escolar. 3 . Bolsa para pescadores na época reprodução dos peixes. 4. Educação indÃgena 5. Micro crédito 6. Escolas técnicas ( tem excelentes na região) 6. Universidade do Sul da Bahia 7. Bolsa famÃlia.. Todos programas desmontados depois do golpe,
A corrupção tem que ser combatida Sim mas é impossivel negar os ganhos da população Mais Pobre nos governos petistas isso os "que sentem-se elite" de qualquer tipo no Brasil não quer admitir, É Fato! O endividamento bem utilizado serve pra movimentar a economia em qualquer PaÃs, o que tem que mudar são os ganhos dos bancos e altissimos impostos que achacam toda a sociedade brasileira! O que Lula fez foi dar um pedacinho do Bolo aos que nunca tiveram direito a migalha da riqueza do Brasil 500anos
A corrupção tem que ser combatida SIM mas é impossivel negar os ganhos da população Mais Pobre nos governos petistas isso os "que sentem-se elite" de qualquer tipo no Brasil não quer admitir, É Fato! O endividamento bem utilizado serve pra movimentar a economia em qualquer PaÃs, o que tem que mudar são os ganhos dos bancos e altissimos impostos que achacam toda a sociedade brasileira! O que Lula fez foi dar um pedacinho do Bolo aos que nunca tiveram direito a migalha da riqueza do Brasil 500anos
Mais condenável ainda. Demonstrou a efetiva e aplicada possibilidade de mudança social para uma grande (maior) fatia da população; mas não deixou de se apropriar do erário. Triste fim.
Quem sempre se apropriou do erário continua governando o paÃs. Aécio livre, legislando no Senado, candidato a deputado e Temer, também como Aécio flagrado em gravÃssimo delito, continua no governo? E FHC? Nada fez para o povo pobre, mas "comprou" o "modesto" apto do banqueiro Safra em Higienópolis, frequenta apto em Paris que diz ser de "um amigo", a ex amante disse que recebia mesada de concessionária de Aeroporto, comprou apto para o filho em NY. Não pôs a mão no erário? Hipócritas.
Inegável o legado do governo petista para os mais pobres, mas também inegável que o governo petista fez de mal ao paÃs em ceder aos encantos dos partidos de centro encastelados na corrupção (mdb, pp, pr, dem, etc), se aliando aos mesmos na agressão à s empresas e entes publicos.
Parabéns ao autor que saiu de sua bolha e captou bem porque a população mais simples não esquece do Lula. No seu governo a vida do povo melhorou, simples assim
Assim, como é simples assim que nunca antes no nosso paÃs se rombou tanto quando o PT estava no governo federal.
algum progresso social não apaga nem justifica o assalto à petrobras, os rios de dinheiro da odebrecht, a irmandade espúria com a oas, o pacto com a jbs, os 3 anos de recessão dilmista, o enriquecimento dos filhos do 9dds, o sitio, os 16 milhoes na conta do 9dds . . . .!!!
Milhares sairam da miséria. Vc acha que os depoimentos dizem apenas de "algum progresso"? Foi um enorme progresso. E o preço pago foi entregar diretorias da Petrobras e estatais para os "aliados". Aliados que foram tb os de FHC e Collor. Ou seja, aliados que sempre roubaram. Ninguém questiona as contas de Veronica Serra na Suiça, nem o apt de FHC "comprado" do banqueiro Safra, nem seu apt em Paris em nome de laranja. Hipócritas!
Lula livre. VEM pra URNA VOCÊ Também, VEM! Não tenha medo, ela não morde!
Tendo o nome LULA para votar para presidente, tudo bem!
Não sei ele vai conseguir sair das grades para votar. Derepente se alcançarem a urna para ele quem sabe.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > O barqueiro, o taxista, Lula e eleição Voltar
Comente este texto