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  1. Cláudio Maria Camuzzo Júnior

    O articulista pode expor suas ideias em troca de dinheiro, desde que o jornal que lhe pague para publicá-las, receba o dinheiro dos leitores que compraram o jornal atrás de informações e ideias. No momento que o jornal recebe verba do governo para fazer propaganda e influenciar seus leitores a credibilidade de formador de opinião vai para o vinagre. Da onde vem esse dinheiro que essa "empresa" está oferecendo para os "formadores de opinião" da internet? Do fundo partidário que o PT recebeu?

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  2. Alberto Melis Bianconi

    O colunista chegou perto, mas pisou na bola. Claro que não informa o recebimento para externar uma opinião é condenável, mas cabe a cada um avaliar a credibilidade de cada fonte, e o quanto a revelação de haver pagamento afeta essa credibilidade. E isso nada tem a ver com a sinceridade de quem fala, que nunca é uma avaliação objetiva. Então, uma internet livre não é uma ilusão, ou a rua, bem como a democracia, também o são.

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  3. Luiz Candido Borges

    O artigo é um horror, o cara é economista e filósofo da USP, o que em termos práticos dá tudo de ruim de cada lado e nada de bom de nenhum dos dois. O exemplo que ele ofereceu, do Roger Scruton, é o pior possível: um filósofo que usa do seu prestígio intelectual para vender um produto que já se sabia ser cancerígeno em 2002. Perder espaço em diversas publicações não parece perverso, pois o cara tinha que ser processado por fraude. Parece que fraude faz parte do meio ambiente do Joel P. F.

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    1. HERMANN KLEINHEISTERKAMP

      Acho que o Sr Luiz não entendeu direito o artigo, talvez seria bom ler com atenção?

  4. Luiz Candido Borges

    Previsivelmente, vários comentaristas mencionaram que famosos fazem propaganda de produtos que não usam, que tal conduta é normalizada. Bem, para os que consideram que ideias, ideais, propostas de governança da sociedade etc. sejam produtos como carros, geladeiras, sandálias etc, está tudo certo: pagou, tô defendendo! Para os que consideram que tais bens são imateriais e fundamentais para uma sociedade minimamente funcional e decente, tal prática só pode ser intolerável.

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  5. Juarez Linhares de Souza

    No atual contexto de polarização só é errado se pago pela direita. No mais, me fez lembrar um ganhador do prêmio Esso, que não citarei o nome porque ele não mora mais entre nós. Seu chefe de redação lhe pediu uma matéria sobre Deus. Ele então perguntou ao chefe: "É para falar bem ou mal?"

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  6. antonio lopes

    Imagina um jogador de futebol destes que ganham milhões fazendo propaganda de um carro popular, isso não seria ganhar dinheiro para influenciar pessoas a comprar um produto que ele não usa! Ou que não acredita na qualidade deste produto!

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  7. Fernando Becker

    Pergunta: Aqui neste site, nos comentários, também é necessário revelar o patrocínio? Há muitos mortadelas de todos os partidos aqui.

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  8. Ney Fernando

    É tentar convencer os outros de algo em que você não acredita, como Roberto Carlos no comercial de carne.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O RC pode? Por que os outros não podem? Na publicidade não ocorre o mesmo, ou será que os artistas e celebridades acreditam em todos os produtos que propagandeiam e nas suas supostas qualidades e vantagens? Vamos parar com hipocrisia!

  9. idelson alan

    Se formos relativizar a aplicação das regras do Estado de Direito, com certeza voltaremos à barbárie. Não se trata de cercear a liberdade de expressão de influenciadores ou formadores de opinião, mas, sim, de cumprir a mesma lei que vale para todos. Difundir ideias sob o manto do anonimato de quem pagou para difundi-las não é apenas um crime, é um atentado à democracia, o vale-tudo do "em eleições a gente faz o diabo". Mas o diabo mora nos detalhes e costuma se voltar para quem o soltou.

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  10. Bruno Chirelli

    Discordo do ponto que o patrocínio deve se manter oculto para se ter eficácia. O consumidor/eleitor não é tão burro quanto se impõe certos jornalistas/especialistas/gurus. Quando vemos propaganda na tv sabemos que os famosos estão sendo patrocinados pelas marcas e nem por isso deixamos de confiar nele depredando sua imagem.

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  11. josé mário ferraz

    Quem emite opinião em troca de salário está obrigado a emitir a opinião do empregador. Ele diz ao empregado o que fazer. Graças a isto é que a forma desumana de administração pública ora vigente no mundo encontra ferrenhos defensores assalariados, embora multidões de famintos vaguem sem destino.

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  12. Adriana Maccacchero

    "Qual é o problema ser pago para falar sobre o que já acredita?" Lamentável querer justificar o comportamento mercenário, antiético e manipulador, independente da pauta. Seja a pauta progressista ou conservadora.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se um jornal de esquerda ou de direita contrata você porque tem a mesma posição que eles esta te pagando para dizer o que você acredita.

    2. Joao Maluf

      Será o problema aqui o envolvimento da política em um momento polarizado no Brasil? Afinal nada mais comum do que jogadores de futebol, atores e atrizes fazendo propaganda de diversos produtos que, provavelmente, não usem ou endorsem particularmente.