Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Pois é preciso se ter coragem de dizer:Temer pode até ser "ruim", mas seu governo comparado com o da Dilma e até com o de Lula, cuja montanha de mentiras submersas agora está vindo à tona, está sendo bom.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Pois eu aposto, também não muito é verdade,em um segundo turno entre Marina e Bolsonaro. Seria a força da honestidade x a honestidade da força.Bom para o Brasil!Que assim o seja.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  3. Leila de oliveira

    Agora que sabemos que nunca foi " contra a corrupção", assumamos que teriamos ecomizado bilhões com Dilma no cargo. A situação de " risco" em que Temer sempre esteve tornou para nós a sua cadeira extremamente cara..haha. Eu sempre soube.

    Responda
  4. José Antônio

    31 de mar de 2018. No blog de Mauro Santayana. Um prêmio a inteligência. "Esqueçam outubro. O supremo decide . Para as eleições, faltam 4 dias." "Os grandes eleitores."

    Responda
  5. Ivair Kautzmann

    Quando partidos comprovadamente envolvidos em desvio do dinheiro de estatais e obras públicas para suas campanhas eleitorais serão cassados? Parece que a realidade distorcida tomou conta da nossa nação! Investigações como a LAVA JATO servem para prender pessoas, excelente, porquê não servem para acabar com os ninhos das serpentes? Até quando teremos essa hipocrisia e essa demagogia quando o assunto é política brasileira?

    Responda
  6. Juarez Linhares de Souza

    Hélio eu não creio no resultado das pesquisas. Elas erram em 2016 e estão errando hoje. Aquelas pessoas que foram às ruas em 2013 negavam o governo petista pré-lava jato e as pesquisas os ignoraram. Essas mesmas pessoas não militam ou se manifestam em redes sociais. A última vez que foram às ruas foi pelo impeachment. Têm opinião, mas estão em silêncio. Lula não tem mais do que tinha antes e se fosse candidato perderia. Pena que essa hipótese, já comprovada em 2016, não possa ser testada em 18

    Responda
  7. Juan Vera

    Ao colocar toda a culpa no governo Dilma, o jornalista esquece totalmente todo o que foi montado de forma criminosa para que Dilma não pudesse governar. Pautas bombas, Eduardo Cunha, recontagem de votos, Aécio e seus amigos desrespeitando a presidente no primeiro partido do mundial. Se perderam pelo menos dois anos sem que o governo pudesse fazer nada, e propostas de correção tinha, e agora jogam a culpa em Dilma somente. Generalizar acusações é falta de argumentos sólidos.

    Responda
  8. Raphael Machuca

    "Há motivos para acreditar que situação seria muito mais grave." Com base no que vc afirma isso, cara-pálida? Se o PT não tivesse sido colocado na berlinda, todas essas reformas aprovadas pelo temer, e até as não aprovadas (como a da previdência), teriam passado fácil fácil pelo Congresso, garantidos quase todos os votos do PT. Isso sem aquelas indecentes distribuição de emendas parlamentares em um país quebrado para garantir o pescoço do nosso queridíssimo presidente.

    Responda
  9. Rodrigo Cavalcanti

    Realmente o articulista tem razão. O povo brasileiro tem memória curta e o partido dos petralhadores sabem disso. Esse partido desviou bilhões, fez negócios espurios com paises bolivarianos para desviar mais uns bilhões, toda sua liderança está presa, são maus administradores públicos e não gostam de trabalhar. Acima de tudo escolheram o atual presidente como vice. Mas esse partido está apostando na memória fraca do povo e jogando a culpa no atual governo que foi o próprio barbudo que escolheu.

    Responda
  10. Pedro Ferrel

    Essa foto de Haddad segurando a máscara de Lula...penso cá com meus botões: seria o lobo em pele de cordeiro ou, ao contrário, o cordeiro em pele de lobo. De qualquer forma, como diria aquele antigo narrador de ludopédio: a atual disputa presidencial está sinistra. Parece que o país está atolado do lado de dentro da caverna, vivendo apenas de sombras do passado. Vide a Alegoria da Caverna, Platão.

    Responda
  11. Emerson Luis de Moraes

    Manchetes e jograis do JN, capas e capas cavernosas da Veja deram nisso. Da prisão, Lula comanda o debate. Vai colocar Haddad no segundo turno. Digite > o PT acabou < no Google e virão 30 milhões de resultados. O primeiro link é do Prof. de Histeria, Villa, da Pan. Vc ainda encontra Merval, Jabor e uma coleção de colunistas que faturou com essa obsessão. A imprensa e o MIB continuarão com essa insanidade contra o PT e se tiverem que detonar a democracia, q seja.

    Responda
  12. NATIA ELEN AURAS

    É muito fácil dizer e repetir que tudo é culpa da Dilma, o que não é verdade. Difícil, para os golpistas, é reconhecer a sua responsabilidade pelos rumos que o país tomou e está tomando, e avaliar os resultados nefastos gerados pelo golpe. E prever quanto vai custar reverter esse estrago e quando isso irá ocorrer. A degradação é geral, inclusive, - quem diria! - até na imagem do país!

    Responda
  13. NATIA ELEN AURAS

    Vocês, golpistas, criaram esse monstro que está aí!

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Não senhora. Quem criou o monstro foi a Dilma. Os favoráveis ao impeachment salvaram o que pôde ser salvo do incêndio provocado por Miss Pasadena.

  14. Luiz Freitas

    Também pensei nisso. Pra mim, o impeachment e a prisão do Lula vai ficar como um tiro no pé das elites brasileiras. Faltou raciocínio estratégico. Talvez, tenha se pensado como os rentistas raciocinam: a curtíssimo prazo. Não sou petista, mas tudo isso mancha todo o processo eleitoral.

    Responda
  15. GERALDO GILSON DE CAMARGO

    Elio sem H, por que fala em impeachment e não golpe, diz essa barbaridade, como se a violência do golpe pudesse fazer bem, não fez e não faz, não só para os brasileiros petistas, como a todo brasileiro, sem dúvida é o mais cabotino dos colonistas da folha.

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Ele fala em impeachment porque foi impeachment. Golpe é uma coisa rápida e secreta. Não existe golpe que cumpra formalidades legais que se arrastam por mais de uma ano, com aprovação do Supremo, da Câmara e do Senado.

  16. luiz felipe lopes de britto

    Fez tanto bem que o Bolsonaro vai se eleger no primeiro turno.

    Responda
  17. JOSE CAMPOS

    Artigo mãe Dinah!

    Responda
  18. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    O PT colocou o Temer como vice-decorativo mas foram os paneleiros que o alçaram a Presidente..faltou dizer isso né Hélio..

    Responda
  19. antonio lopes

    Foi o LULA quem escolheu o Temer para ser o vice da Dilma isso é fato, mais foi o PSDB, a grande imprensa, os grandes empresários, os Partidos de direita, e os que bateram panelas quem escolheram o Temer presidente, agora querem jogar a culpa no PT! E os que apoiaram o golpe, para o Eduardo Cunha se vingar do PT por ter votado contra ele no conselho de ética, não tem culpa! A verdade é que depois do Impeachment, os pobres só perderam estão pagando a conta de tudo.

    Responda
    1. Flávio Rezende de Carvalho

      Não foi depois do impeachment que os pobres perderam, senhor Antonio, foi depois da Dilma. Foi ela que concedeu 350 bilhões em desonerações a empresários amigos e criou 14 milhões de desempregados.

  20. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Talvez a neo-ascensão do petismo com suas histórias mal contadas, seja a causa da escalada da extrema direita na disputa eleitoral. Certezas polarizantes que injetam confusão em um país à procura um equilíbrio político, - que nunca chega. /Claudia F.

    Responda
  21. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Péssimo para o Brasil

    Responda
  22. Luiz Arruda

    Na próxima então, não apoie um golpe parlamentar.

    Responda
  23. nelson liporaci

    Se a mídia não faltasse com a verdade o sujeito não se reelegeria nem para síndico de prédio. Mas a mídia dá o maior apoio ao sujeito preso, oculta a informação dele não ter pago dívida alguma e ainda ter multiplicado a dívida interna, financiando ditaduras (sem ter dinheiro - leia-se endividou mais o estado brasileiro com juros estratosféricos e emprestou a juros subsidiados), e por outro lado descreve o grande feito da transposição (não terminada - sendo que terminou até aeroportos na África)

    Responda
  24. Flávio Rezende de Carvalho

    Eu me pergunto se haveria ainda algum país se Miss Pasadena continuasse presidenta (sic). O mais provável é o seguinte cenário: inflação beirando os 50%, desemprego talvez ainda pior do que ela deixou, desabastecimento, conflitos nas ruas, o Lula gritando por todos os canais imagináveis que a culpa era da direita golpista, candidatíssimo apesar de tudo, com o poder na mão, com essa urna marota... Estava tudo armado. Eles não sairiam nunca e por nada, como na Venezuela, Bolívia, Cuba...

    Responda
  25. Reinaldo Haas

    Falar sobre o que não foi é viajar na maionese. Mas é ver interessante como pessoas inteligentes ainda acreditam que o impeachment foi por problemas econômicos. Tivesse a Dilma enterrado a Lava Jato, ela estaria no poder. O custo maior foi para a democracia. Não tenho paixão por Dilma. Mas tiramos, mais uma vez, um presidente, no caso presidenta, com uma desculpa que não cola. Quanto custou isto? Vamos ter que carregar a fatura da divisão que este fato gerou. Economia nunca é democracia.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Reinaldo, o trecho "Tivesse a Dilma enterrado a Lava Jato, ela estaria no poder." me chamou a atenção. Você está sugerido que a Dilma deveria ter quebrado a independência do Judiciário e acabado com a Lava a Jato? Como? Mandando tropas para Curitiba para prender o Moro? Não seria um golpe nas instituições? A Esquerda pode (pelo bem do povo, é claro)?

    2. MANOEL PASSOS

      Fatura da divisão que este fato gerou ? Será que o comentarista não faz ideia de como estaria o país se a Dilma continuasse no poder ? É fato que as medidas adotadas pelo Temer melhoraram a situação, apesar de o Congresso votar muitas medidas que foram boa, mas também muitas que pioraram a situação das contas públicas. O ajuste não foi ideal porque o Temer desgastou-se com as acusações do Janot.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

  26. Reinaldo Haas

    Falar sobre o que não foi é viajar na maionese. Mas é ver interessante como pessoas inteligentes ainda acreditam que o impeachment foi por problemas econômicos. Tivesse a Dilma enterrado a Lava Jato, ela estaria no poder. O custo maior foi para a democracia. Não tenho paixão por Dilma. Mas tiramos, mais uma vez, um presidente, no caso presidenta, com uma desculpa que não cola. Quanto custou isto? Vamos ter que carregar a fatura da divisão que este fato gerou. Economia nunca é democracia.

    Responda
  27. Hercilio Silva

    Economia e política estão interligadas, sem o impeachment a situação econômica seria melhor ou menos pior, a instabilidade politica contribuiu para o agravamento. É só pegar os dados do último trimestre antes do impeachment, daí pra diante afundou. A prioridade em derrubar o governo, o atalho para 2018 afetou a economia duramente, o austericidio agravou tudo, parou o país.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Espero que o PT volte a ser Partido Político. e deixe de ser uma seita, o lulismo. Ou seja, volte aos ideais iniciais plantados pelo seu fundador o professor da Unicamp Marco Aurélio Garcia. Quantos idealistas abandonaram o partido.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Esqueci de concordar: estaríamos menos mal economicamente, um golpe custa caro, muito caro!

    3. Alberto Melis Bianconi

      Quando Dilma enfim reconheceu parcialmente seus erros, e chamou Joaquim Levy para a fazenda, já era tarde demais, Cunha já comandava a agenda bomba a partir da Câmara... faz parte da história do golpe de 16.

  28. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Dados do PNAD do IBGE. De 2016. 7% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabiam ler ou escrever. Pesquisa: Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de sua pesquisa: 44% da população não lêem e 30% nunca compraram livro. Fatal para a consciência de cidadania. Já as diferenças regionais seguem em patamares praticamente idênticos: os índices são bem maiores no Nordeste.

    Responda
  29. Alberto Melis Bianconi

    Sim, o golpe alavancou a candidatura Lula, como o Adenor Dias vem repetindo aqui a séculos (seria educado o colunista reconhecer a precedência). Eu vou um pouco além: também criou o fenômeno Bolsonáro, que o STF agora trata de derrubar com a acusação de racismo. Se assim for, terão de melar também a candidatura do Cabo Daciolo, que herdará os eleitores do capitão. Em 64, nossas zelites fizeram um trabalho melhor chamando os militares. Sugestão: o sistema no Irã é mais simples e transparente.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O da Venezuela também.

  30. Patricio Gomes

    Bem feito, todas as implicações do "impeachment", por um lado "empoderando" Lula e Bolsonaro, e por outro esvaziando o PSDB, para a desgraça do "articulista" e da FSP

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Concordo, o golpe do "centro" implodiu o "centro", e eles ainda não se deram conta.

  31. Amaro D Albuquerque

    Perfeito, Hélio, o impeachment acabou sendo ótimo para o PT. Caso Dilma continuasse, a incompetência, corrupção e o aparelhamento do Estado, das duas uma: ou Dilma já estaria isolada pelo PT, como é o costume do partido, ou todos petistas estariam afundando na mesma canoa furada.

    Responda
  32. Cristina Carvalho Barboza

    Concordo, o impeachment de Dilma teria sido bom para Lula se ele não tivesse sido condenado em segunda instância e, portanto, inelegível. Com Lula solto e em plena campanha, teríamos as repetições de manifestações antilulistas que aconteceram no sul. Lula só poderia fazer campanha no Nordeste. O eleitor do PSDB considera Alckmin antigo, a aliança para ganhar mais tempo de TV pode ter efeito contrário, acho mais fácil tirar eleitor do Lula que do Bolsonaro.

    Responda
  33. Mauro Machado Gonzaga

    Mimimi de quem esta querendo se safar da culpabilidade, participação e responsabilidade pela crise e pelo impeachment. São uns bossais, covardes e pior não sabem o que fazer.

    Responda
    1. NATIA ELEN AURAS

      A responsabilidade pela crise econômica NÃO cabe a Lula e Dilma.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A responsabilidade pela crise econômica cabe a Lula e Dilma.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      A responsabilidade pela crise econômica cabe a Lula e Dilma.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Já ouviram falar de Fernando Haddad, nosso próximo presidente?

    5. Amaro D Albuquerque

      Os lulista já sabem o que fazer: vão imigrar para Venezuela.

  34. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    Para um filósofo não cai bem a frase "a criatura que Lula colocou no poder". Ela vem junto com um ranço que aumentou desmesuradamente após o impechment. O machismo autoritário e chauvinista. O Impeachment não trouxe autoritarismo para o poder, mas, pior, pro cotidiano da sociedade, no interior das pessoas. A grita contra Dilma reverberou na violencia doméstica e feminicídio atuais, mais do que grupos paramilitares.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Marcos, dá um tempo... Você tem o direito de ter saudades da "presidenta", mas a alegar que ela foi deposta por ser mulher é viajar na maionese ideológica, até porque ela se mostrava mais "macha" do que a maior parte dos homens que a circundavam, para o mal ou para o bem.

  35. jose eduardo serrao

    Só não foi bom para o Brasil!!

    Responda
  36. Herculano JR 70

    Sou por Lula livre, sem direitos politicos por 8 anos. Lula preso nos custa caro. Prisão castiga tambem que paga as prisões : nos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O STF agora também é a favor de Lula livre, depois que ficou claro que ele cresce nas pesquisas de dentro da prisão, até já pautou o assunto para setembro. Algo me diz que será outro tiro no pé. Não conseguem parar de subestimar o eleitor.

  37. Herculano JR 70

    Joaõ Amoedo tem um discurso liberal de estado menor e menos intervencionista, que precisa ser evidenciado. E o qe tenho apoiado nso meus comentarios, ha tempos. Chega de fofoca de Lula. Ele esta fora do baralho e ja cansou.Chega de estado faz . Agora é hora de estado deixar fazer.

    Responda
    1. nelson liporaci

      Só temo pra quem será transferida as últimas estatais. Não dá para entregar para outros países (principalmente China) ou tornarem-se Fepasas da vida.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema é que todos sabemos o que os empresários brazucas fazem, concentração de renda, benefícios estatais de toda ordem, corrupção deslavada, incompetência empresarial, baixa produtividade, financiamento de golpes ... vou parar por falta de espaço

    3. antonio lopes

      Sim vamos tirar direitos dos Trabalhadores depois entregamos tudo para iniciativa privada, para que os empresários possa fazer o fez a lATAM, demitindo seus funcionários efetivos trocando por terceirizados com salários menores e monos direitos, è este o Brasil que queremos, afinal foi pra isso que apoiamos o golpe.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Sim, vamos passar a falar de Haddad. Lula vai dando olé nesse establishment de quinta.