Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Celeste Pereira

    A fsp escolhe a dedos os seus keynesianos, marxistas, bolivarianos e sociais democratas. Este sujeito é o mesmo que antes da crise de 2008, influenciou o FED a criar a bolha imobiliária, para sair da depressão da bolha da pontocom. O culpado da crise de 2008 foi o capitalismo ou o intervencionismo?

    Responda
  2. Renan Reginato

    E eu que pensava que o comunismo era uma ideologia nascida no seio da Europa da Revolução Industrial agora me deparo com a afirmação de ela é, na mesma Europa, uma ideologia alienígena.

    Responda
  3. José Cardoso

    Com a guerra comercial e a redução de impostos que leva a um aumento do déficit, o Trump está semeando tempestade econômica. Enquanto o nível de emprego está alto e a inflação baixa ele está seguro, a Dilma também estava.

    Responda
    1. Said Ahmed

      O contraditório nesta guerra comercial com a China é que a valorização do dólar encarece os produtos americanos e leva a redução das exportações americanas, justamente o contrário do discurso de que os EUA precisam exportar mais e importar menos para equilibrar a balança comercial deficitária. Trump está fazendo um governo voltado para o mercado interno, visando aumentar o consumo das famílias para turbinar o mercado. Mas isso leva à alta dos juros que atrai dólares offshore e aquece a inflação.

  4. Cloves Oliveira

    Falar de destruição da democracia nos EUA é o mesmo que falar na destruição da nave Enterprise; os dois nunca existiram exceto na ficção. A democracia americana está baseada na soberania popular, ou seja, que é possível transformar a ignorância individual em sabedoria coletiva. O livro "Inventing the People" de Edmundo Morgan é uma prova nua e crua de que as democracias ocidentais está alicerçadas em utopias, que por serem utopias, são inatingíveis. "We the people" nunca existiu.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Já que você citou um livro, sugiro que leia "Sobre a Tirania - Vinte Lições do Século XX para o Presente" de Timithy Snyder.

    2. Marina Gutierrez

      Concordo, nos USA apenas dois partidos tem o poder de governar, a maquina estV programada: quatro / oito anos governa o partido democrata, seguido por outros quatro/oito anos pelos republicanos.. E quem elege os candidatos de cada partido nao é o povo. Nas ultimas eleições, o candidato Sander era o preferido dos democratas, mas o partido escolheu a Hillary Clinton.

    3. Carlos Gueller

      Claro, por isso a tiranía está perfeitamente justificada, certo? Quem elege o governo, vc e mais 4 iluminados?