Oscar Vilhena Vieira > Cegueira deliberada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ilustrado Dr. Vilhena, por favor, que jornal é esse (?) compromissado com a democracia, pluralista, enfim, tudo que a Folha, escancaradamente, não é! O senhor está agradecendo o fato de ter uma coluna? Não precisa disso. Sua formação acadêmica lhe garante espaço em qualquer veÃculo que tenha os valores democráticos acima de tudo. E a Folha mostrou a que veio durante a campanha eleitoral.
Dissonância cognitiva é o que te afeta, colunista. Pelo visto prefere que tudo continue igual. Quando a bolha que vive estourar, talvez entenda o significado destes votos. Se liberalismo não combina com Bolsonaro o que Paulo Guedes está fazendo ao lado dele?
Eu respondo o que "Paulo Guedes está fazendo ao lado dele (bolsonaro)". Está se aproveitando de um tonto radical e assumidamente "ignorante" em economia para se aproveitar dele e, por outro lado, está servindo de fachada para o autoritarismo e o arbitrio
Nem precisa de aviso, pois basta ouvir as bazófias do sujeito para se perceber no que poderá ocorrer ao paÃs caso viesse assumir o comando da nação. Outro Chaves se criaria no continente, e isto basta para se afastar tamanha desdita.
Os que conseguiram formar base sólida compraram o congresso. Inocente você de achar que se consegue apoio só por ter um discurso cheio de jargões bonitos, ne. O sistema é podre e precisa de alguém fora do eixo Mdb-pt-psdb pra ver se toma jeito. O povo já tá exaurido de blá-blá-blas como esse seu. A sujeira levou à essa situação. É agora ou nunca.
Bastou o Sr. Otavio Frias Filho ter morrido que o Professor da FGV Direito SP destilou toda sua ironia que o leitor não merece em sua coluna Cotidiano 'Cegueira Deliberada". Haja ironia em suas palavras Sr Oscar Vilhena Vieira...
Caro Oscar, você está perdendo seu tempo neste jornal. Você deveria fazer palestras como seu comandante. Você é muito inteligente.
Em que votar ? Temos que ser pragmáticos e práticos. Bolsonaro é o cara. Não adianta ficarmos pensando no candidato ideal. O ideal, a cereja do bolo seria, a meu ver, o outro candidato, mas não tão conhecido. Mas agora, não podemos dividir votos e admitir que aqueles que estão envolvidos com a Lava Jato ou velhas raposas voltem ao poder. Temos que não deixar eles irem para o segundo turno.
Os ditos "liberais" são seres interessantes... Meia-volta, volta e meia, se amedrontam com "fantasmas" que não existem, até por serem fantasmas, e saem por aà apoiando figuras no mÃnimo discutÃveis. O grande momento dessa postura foi nos anos 1930, num certo paÃs europeu, apoiando aquele que Churchill chamava de "pintor de paredes austrÃaco"... Deu no que deu, um paÃs destruÃdo, dividido e ocupado. Tirando o "ocupado", é o que teremos, se for eleito Bozonaro.
O articulista já deveria ter entendido, na verdade ele apenas tenta vender mais uma das "posições esquerdistas", que o povo prefere um autocrata como Putin no poder do que mais um bandido de esquerda. Bolsonaro, para o momento que estamos vivendo, é a MELHOR opção.
Se Bolsonaro não é a única opção para dar novos rumos a este cambaleante paÃs, quem então seria dentre todos que aà estão?? Nosso paÃs já não tem mais tempo ou paciência para acreditar em discursos politicamente corretos, em práticas polÃticas pautadas no fisiologismo, programas polÃticos e medidas populistas que só aumentam o abismo entre ricos e pobres, sendo estes os mais prejudicados, pois usuários dos ineficientes serviços públicos, sem educação, saúde e segurança decente. Em quem votar??
Você acha que alguém que ficou quase trinta anos como parlamentar, convivendo docilmente com toda essa fisiologia e levando até os filhos para o mesmo caminho, sem nada de relevante fazer, só porque agora ataca as minorias e prega o autoritarismo e violência, vai fazer algo melhor do que os outros? Continue sonhando com Rambos e outros mocinhos de cinema.
Bolsonaro no primeiro turno e ponto final.
Em primeiro lugar digo: Não sou de esquerda nem de direita, meu partido é o Brasil. Mas a realidade é que "em terra de cego quem tem um olho é rei". Se Bolsonaro está em segundo nas pesquisas, atrás apenas de um presidiário, que a meu ver, nem deveria participar de pesquisas e ter seu nome banido do Brasil, é porque desde a saÃda dos militares do Brasil, não tivemos verdadeiramente algum polÃtico interessado no Brasil. Transformaram nosso Brasil numa Anarquia e jamais Democracia.
A Gerente da Pesquisa DataFolha, Sra. Renata, registrada no TSE, já foi flagrada e desmascarada no seu Face como petista roxa, defendendo explicitamente o PT, a campanha Lula Livre e os movimentos sociais de esquerda. Tem credibilidade uma pesquisa dessas ? Pode uma fanática flamenguista apitar um Fla-Flu ? Como ela pode ser a EstatÃstica Responsável por uma pesquisa Eleitoral se torce apaixonadamente por um candidato ?
É qual é o seu candidato e quem o senhor nos indica em quem votarmos. Nós somos os eleitores de cabresto e o senhor é muito sabido, professor, entende de tudo...
Vc mantém capacidade de escolher em quem votar? Tem que pedir "indicações" dos outros?
BolsoNero nunca opôs nenhum reparo à s polÃticas dirigistas e estatizantes da ditadura. Pelo contrário, as exaltava. Criticou asperamente as privatizações durante o governo FHC e quase sempre votou pelo fortalecimento do Estado. No passado, se declarou um admirador de Hugo Chávez. Hoje se declara liberal na economia; quem quiser acreditar, acredite. O Autor tem todo direito de não fazê-lo. E ele é jurista, não jornalista.
Engraçado que não vejo o autor dizer que o problema é o congresso. Até parece que o problema do paÃs é somente o presidente. Claramente sabemos que o presidente tem que se juntar à s maracutaias do congresso, como diz o autor, um presidencialismo de coalizão. Invetaram essa forma de governar para esconder a forma clara como realmente é. Entretanto, sabemos que todos os demais candidatos devem entrar nessa forma de governar que já existe, a troca de favores e de interesses. Estamos cansados disso.
Contradição total, mas tem lógica.
Esqueceu-se de que o PT se filiou ao projeto autoritário bolivariano do Foro de SP, que seus lÃderes e aliados apóiam abertamente Fidel, Chávez/Maduro, e o ditador da Coreia do Norte. Aparelhou o Estado e quase mergulhamos no projeto de conselhos populares e no controle da mÃdia - leia-se censura.
Não penso que seja desonestidade intelectual mostrar que candidato é um protótipo de ditador que apoiava quem tivesse tal perfil. Só desistiu do apoio porque o Chaves se demonstrou um ditador de perfil militar, de esquerda, caso contrário o apoiaria até hoje, com faz em relação à ditadura brasileira. Essa ojeriza à esquerda faz alguns apoiar qualquer maluco ditador, não esqueça o que os europeus fizeram com a Alemanha de Hitler, para combater o comunismo soviético, alimentaram o monstro.
Sr Leonardo, desonestidade intelectual de sua parte. Bolsonaro apoiou Chávez em 1999, quando ele foi eleito da primeira vez, e assim que viu do que se tratava, se posicionou contra ele. Mas o PT, PCdoB e Psol apoiam ainda hoje o ditador Maduro.
Bolsonaro também apoiava o Chávez!
Só existe Bolsonaro, como esperança para seus seguidores, porque a corrupção que rodeia muitos outros candidatos é evidente.
A comentarista abaixo deve estar falando de outra pessoa. Bolsonaro declarou ao TSE patrimônio de pouco mais de 2 milhões de reais. Já o ex metalúrgico declarou 9 milhões de reais. E creio ser muito mais deprimente manter às custas do erário uma chefe de gabinete em SP pau pra toda obra, enquanto era presidente.
Defina corrupção; pagar a mulher do caseiro com nosso dinheiro é honesto? Amealhar patrimônio de 15 milhões com salário de deputado (e sustentar varios casamentos e vários filhos ) também cheira a honestidade? Nem como militar foi bem sucedido. Nunca administrou nada, não se interessou em estudar mÃnimo de economia em 29anos! Um despreparado desses governar um paÃs como este? Em um mundo muito mais avançado que o nosso? Vamos eleger um fanfarrão sem conteúdo?
Mudança é muito importante sim, o Brasil não tem por que temer Bolsonaro, quem tem que se cuidar e temer são aqueles que pensam que vão continuar mantendo ambiente favorável para as mesmas falcatruas, desvios e roubos que deixaram o Pais chegar a essa situação em que esta hoje.
BelÃssimo artigo. O fanatismo ideológico é uma ameaça à nossa castigada democracia. Tanto faz o seu viés: se direita, esquerda, centro ou conchavo.
Da perspectiva ideológica, os liberais brasileiros são uma aberração.
Não tanto uma aberração, mas em geral ideológicamente desinformados
Quando vejo o tal do Paulo Guedes, por antecipação, questionando possÃvel resultado da eleição, de forma irresponsável, vejo que de liberal não tem nada. ele não difere dos donos dos conglomerados alemães que sustentaram e financiaram o nazismo..
Os comentários favoráveis ao candidato, são semelhantes aos que apoiaram o nazi- fascismo. Chega de pensar, queremos ação( isto era o convite para quebrar lojas de judeus), vai prá Cuba( na época se mandavam os judeus e comunistas prá fora da Alemanha), não precisamos de democracia, mas de energia( Hitler falava igual) . sempre tive dificuldade em entender como o alemão apoiou Hitler. Hoje, quando vejo estes comentários, entendo que seus autores estariam fazendo saudação nazista num comÃcio
Comentário excelente, obrigada.
Getulio assim como Perón também foram, na origem, admiradores do fascismo
Maria, não foram poucos os declarados "democratas" que, nos anos 1930, apoiaram Hitler, inclusive achando que ele no poder se "suavizaria"... Deu no que sabemos. Em verdade, a mesma matriz cultural que gerou "o pintor de paredes austrÃaco", gestou Bolsonaro, a ponto deste ser "mito" (haverá diferença com führer?)
Não existem liberais no Brasil
Jornalistas são tendenciosos para esquerda. Mas nenhum quer ir morar em Cuba nem Venezuela. Ficam com raciocÃnios românticos e esquecem da realidade...
O autor não é jornalista.
Texto ideologicamente dirigido e estudado. Liberdade e democracia se fundem. Falta ao autor conhecer a realidade sociológica. Texto com interesses ideológicos.
Mais um jornalista miope olhando o telescopio do saber absoluto.
Ótimo texto. O auto engano tomou conta da maioria dos brasileiros. Mais uma vez apostando num salvador da pátria. Lembro-me das eleições de 1989. O Bolsonaro é o novo Collor.
Houve um tempo no Brasil que eleição era época de esperança e audácia; hoje a população vê as eleições com pessimismo e descrença. Parte do problema é a crença de que existem candidatos perfeitos, o problema é que eles nunca se candidatam. PartÃcipes da desgraça e da melancolia generalizada, as pessoas estão esquecendo de enxergar as qualidades dos atuais candidatos. Contrário a eleições anteriores, no geral, são todos descompromissados com a corrupção e o mau caratismo.
Hahaha. E quem ainda insiste em votar no PT, depois de toda a bandalha que fizeram, com o Barba se vendendo a troco de um apartamento chinfrão na praia e um sÃtio cafona, sofre do que? SÃndrome de Estocolmo ou idiotia coletiva?
E onde está escrito que os crÃticos do Bolsonaro e de suas ideias são necessariamente petistas e/ou esquerdistas?Quando leio um comentário como o seu me convenço cada vez que bolsonaristas e petistas são na verdade iguaizinhos.Só tem o sinal trocado
Ei André, a coluna não fala de cegueira deliberada? Como se pode falar de cegueira deliberada sem se falar em quem ainda acredita no discurso social fake do PT para chegar ao poder, para acomodar os companheiros em cargos DAS e se refestelar em mochilas recheadas com a contrapartida da elite branca milionária?
André Santoro, eles não "percebem", só "seguem"! Não argumentam, gritam! Não discutem, brigam!
Talvez o sr. não tenha percebido, mas a coluna não estimula o voto no PT.
Como me divirto, em uma manhã de sábado, ler uma coluna onde rotulam Bolsonaro de autocrata.... Democrata só o Lula? Kkk
De forma alguma. Não apenas o Lula é democrata, mas o Haddad (seu vice) também é. Assim como Ciro, Marina, Alckmin, Meirelles e tantos outros. Só o Bolsonaro que não é, pois segue defendendo os "valores" da ditadura.
O "autoritarismo" de que fala o jornalista significa firmeza para impor a ordem. Em um paÃs com mais de 60 mil homicÃdios por ano, além dos vergonhosos recordes de estupros e latrocÃnios, é necessário um presidente que não tenha medo de fazer cumprir as leis. É fundamental um presidente enérgico para que a equipe econômica tente conter a crise. Talvez para quem more em condomÃnios fechados com segurança isso seja irrelevante. Mas, para a maioria dos trabalhadores, isso é muito importante.
João Plácido, que poder vc acha que um Presidente possui para mudar Leis? Zero! Ele pode propor, mas, quem aprova é o Congresso e depois ainda há o STF, para quem entender inconstitucional. A propósito, a Lei de Execuções Penais começou a ser suavizada não para poupar "bandidos", e sim por conta do "saudoso" Delegado Fleury. Já precisou da PolÃcia? Eu já, e fiquei a ver navios!
Pouco provável que o "jornalista", que na verdade é doutor em ciência polÃtica e mestre em direito, confunda autoridade com autoritarismo (pior ainda é confundir tudo isso com energia) como grande parte dos comentaristas da internet o fazem. Alguém que em 28 anos não fez nada de relevante como parlamentar, a não ser xingamentos a adversários e ofensas à s minorias, é enérgico para fazer o que como chefe do executivo?
É tem uns 20% de cegos mesmo, pois acreditar num cidadão que está a 30 anos na polÃtica inclui seus filhos na polÃtica e vem se apresentar como "novo" . Se por um arma na mão de cada um vai resolver o problema de segurança e o mesmo que acreditar em papai Noel. Deputado por 30 no baixo clero demonstra toda a habilidade polÃtica que ele tem né! Tchau, tô indo comprar um camiseta Bozonaro já.
Não creio em salvadores da pátria. Porém a situação em que se encontra o paÃs, consequência da falta de ações dos governos anteriores, é inaceitável. Faz alguns anos que batemos recordes em assassinatos. São necessárias diversas medidas para conter essa escalada do crime. Pra começar, é preciso mudar a lei de execução penal, que gera impunidade. Somente alguém enérgico poderá tomar tal medida. Por último, não generalize os policiais. Eles fazem o possÃvel com os precários recursos disponÃveis..
E você acredita que Bolsonaro, se eleito, correrá pelas ruas, a cavalo talvez, "combatendo o crime"? Para tal combate, bastaria que um grupo de servidores públicos, fãs dele, trabalhassem de verdade e com afinco, não se dedicassem apenas a seus interesses escusos. Sim, me refiro aos policiais. Se trabalhassem mesmo, muitas questões de segurança pública, seriam diferentes.
Não é preciso manipular os dados sobre a violência. É um fato. Comprovado por estatÃsticas. Resultado da incapacidade dos governos, tanto o atual quanto os anteriores, em usar o dinheiro dos impostos para prover segurança aos cidadãos. É necessário mudar essa situação. No mais, autoritário é distorcer as palavras alheias. Portanto, mostre que preza a democracia, deixe de lado seu discurso de ódio e exponha argumentos. Afinal, essa é uma área para compartilhar ideias.
traduzindo seu "pensamento": autoritarismo, militarização, discurso de ódio, manipulação da insergurança e violência
Estamos cansados de jornalistas sabichões. Queremos ação.
Ele não é jornalista.
Ação sem reflexão historicamente deu numa única coisa: fascismo!Para agir há que se saber em que direção ou com quais propósitos. Cuidado, leia sobre nazismo, o que se propounha era agir, em grupo, seguindo sem muito pensar um lÃder que indicaria o caminho, caminho este calcado no ódio ao outro. começaram queimando livros e terminara queimando pessoas.. pensar não é ser contra a ação, é dar-lhe consistência
Agora entendi. Tratar de uma só idéia na coluna foi a orientação. Como as ideias são muitas não há espaço para o NOVO. Onde fica a democracia então?
O "espaço para a democracia" está ai mesmo, onde vc escreveu livremente a sua opinião ! Está nas demais páginas do jornal, onde vc encontrará sempre opiniões divergentes e antagônicas, além de notÃcias bem apresentadas. Finalmente, o "espaço para a democracia" estará sempre bem ocupado pelos alertas, de inúmeras e diversas origens e matizes polÃticas, sobre os perigos PARA a democracia representados, como no exemplo, por candidatos que veneram as ditaduras!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Cegueira deliberada Voltar
Comente este texto