Televisão > Católicos repudiam novela 'Jesus', mas público não se prende à polêmicas religiosas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Maria morreu e foi sepultada. Jesus Cristo morreu e ressuscitou e assentou-se à destra do Deus Todo-Poderoso. Ele é o Único Mediador entre Deus e os seres humanos. É Ele que intercede pelos seres humanos ao Pai Celestial. Somente no nome de Jesus Cristo que o ser humano receberá a salvação da alma, de mais ninguém. Maria foi escolhida para dar à luz ao Messias que havia de vir. Deus não divide sua glória com ninguém. Ela serviu ao propósito de Deus. Só Jesus Cristo tem o poder.
Enfim, pelo menos nisso concordamos. Deus é Deus; Maria, a cheia de graça, a bem-aventura apenas um criatura. O que ela é e o que ele foi no plano da salvação, foram lhes dados tendo em vista que ela seria a mãe do Filho de Deus, Jesus.
Segundo o evangelho de Mateus no capÃtulo 01 e versos 24 e 25 podemos ver claramente que José, quando despertou do sonho, fez conforme o anjo do Senhor lhe tinha dito e não "conheceu" a Maria, sua esposa, ATÉ que deu à luz a Jesus Cristo. Então, entende-se que Maria teve filhos de José.
Os escritos antigos e traduzidos de outras lÃnguas, muitas vezes, apresentam imprecisões, resultantes dessas traduções. ATÉ e primogênito são exemplos, ambos os termos definem algo, mas não esclarecem tudo. Se algo não aconteceu ATÉ determinada data não significa que acontecerá depois. O mesmo acontece com primogênito, este termo indica primeiro, mas não confirma os outros. Nisso, em quem confiar? Numa reinterpretação de algo ocorrido há 2000 anos ou na interpretação milenar.
Evangelho Segundo João capÃtulo 2 versÃculos 11 e 12: Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e os seus discÃpulos creram nele. Depois disso, desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discÃpulos, e ficaram ali não muitos dias.
Marcos capÃtulo 6 versÃculo 3: Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
A explicação desses textos exige algum conhecimento. No aramaico, lÃngua de Jesus, irmãos e primos eram designados da mesma maneira. Tanto que os ditos irmãos de Jesus nunca são chamados filhos de Maria. Na própria bÃblia encontramos que são sua mães. Qual a lógica de Jesus, na Cruz, incumbir João de tomar conta de sua mãe, se ela tivesse outros filhos.
Mateus cap. 12 vers. 46-50: E, falando Ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E estendendo a mão para os seus discÃpulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe.
Em nenhuma passagem da BÃblia é dito que Maria não teve outros filhos!
Se teve ou não teve, quem consegue provar o que?? É a mesma pergunta se deus existe ou não existe.
O contrário também é verdadeiro. Daà entra a tradição e os escritos dos viveram nos anos seguintes. Maria com outros filhos é invenção recente, nem os primeiros protestantes acreditavam nisso.
Segundo a autora , somente Jesus seria preservado, mantendo o que está escrito na bÃblia. Imagino que os ditos evangélicos não gostariam que algum autor fizessem o mesmo com Jesus. Quando transformam o sagrado em profano, todos os cristãos perdem. Finalmente, algumas igrejas, que são mais novas do que eu, julgam que podem reinterpretar os textos bÃblicos conforme as suas conveniências. Esquecem do que Jesus disse: estarei convosco até o fim dos tempos".
Reconheço o valor inestimável e inigualável de Maria, pois a nenhuma outra mulher foi dada a honra de gerar o Filho de Deus. Todavia, em nenhuma passagem bÃblica a divindade é dada a ela por Deus. Aliás, Deus não divide sua glória.
A novela não deixa de ser interessante por dar uma visão mais realista dos personagens da história mais famosa e polemica de todos os tempos. Uma reflexão, que vale a pena ser feita, independente de quaisquer crenças ou descrenças é a de quem realmente foi esse personagem. Talvez a arquelogia venha a nos dar uma resposta, pois há muita coisa ainda a ser descoberta em Israel e que sequer imaginamos, talvez até uma obra escrita por Ele mesmo
As crenças e por conseguinte as religiões devem ser respeitadas por não sermos donos da verdade e por uma questão de respeito pela fé dos que nutrem uma determinada crença. Ivan Soares de Araújo - Rio de Janeiro
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Televisão > Católicos repudiam novela 'Jesus', mas público não se prende à polêmicas religiosas Voltar
Comente este texto