Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Miro Costa

    Esse articulista já não é nenhum jovenzinho. Mas não sabe que o Brasil jamais foi um país de esquerda, a não ser no período em que os gramscianos do PT tomaram de assalto o poder e quase destruíram a economia e as instituições. Extrema-direita, me desculpe, é sua má-fé e sua desonestidade (não vou dizer intelectual).

    Responda
  2. Carlos Brasil

    Não vejo como xenofobia. Antes de receber convidados, primeiro eu vejo como fundamental arrumar minha casa.

    Responda
  3. Carlos Gueller

    O problema aqui é mais grave. Como vemos em vários comentários de leitores, o fascismo está também nas opiniões e atitudes dos apoiadores do candidato e que ainda pretendem negar que seja de extrema direita. Querer igualar, por ex, a Bolsonaro com a premier británica é de uma ignorância gigantesca. Se a May falasse a mitade das barbaridades que o JB fala, seria obrigada a renunciar em meia hora. Decididamente, democracia e os apoiadores desse sujeito não combinam.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Argemiro, isso que vc chama discursinho bonitinho se chama democracia no mundo civilizado. O problema é confundir causas com consecuências num discurso raso e simplista.É exatamente como a paródia do Adnet: "vamos a acabar como tudo isso que está aí". Os problemas do país não são "culpa" da democracia.As coisas são um pouquinho mais complexas. Por favor não mefaça favores que não lhe pedi. Deixa a minha família fora disso. Nos não precisamos do fascismo para nos defender.Já sofremos com isso

    2. Miro Costa

      Que seja, amigo. O discursinho bonito, bem ensaiado e politicamente correto nos levou aonde? Chega. Queremos, pelo menos, alguém que implemente um duro programa de combate e repressão aos criminosos que já instalaram em nosso inconsciente o medo de sermos mortos gratuitamente a qualquer instante. Sua família também está incluída, sabia?

  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    É inacreditável que o povo de um país formado por estrangeiros, totalmente miscigenado, que não tem nem a desculpa estapafurdia de manter a pureza da raça, pois somos todos vira-latas, sequer cogite em discriminar estrangeiros. Se em algum lugar a xenofobia não faz o mínimo sentido é aqui!

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Nao alcunhe seus sentimentos nos outros!

    2. Miro Costa

      Não é discriminação, amigo. A questão simples é que aqui está faltando farinha até para os nacionais. De toda maneira, você pode adotar algumas dúzias de imigrantes. Leve pra sua casa e cuide deles você mesmo.

  5. Carlos Potengy Barbosa Ribeiro

    Penso que o perfil do eleitor brasileiro está ficando mais nítido, pois com o avanço da participação desorganizada dos trabalhadores vem a tona todas as fobias enrustidas da sociedade brasileira. É de triste memória pedir a volta da ditadura militar, embora já vivemos uma ditadura do judiciário. E a xenofobia já está presente entre nós é só observarmos os comportamentos de parte da nossa população. Portanto, é necessário investirmos em educação política para espantar os fantasmas do imigrante.

    Responda
  6. Marco Athayde

    O colunista tenta esconder que Maduro é de esquerda, e teve apoio de Lula. É desonesto.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Maduro não é nem mais de esquerda. É um canhestro ditador que se mantém porque permite que os militares que lhe dão apoio enriqueçam com esquemas de corrupção horrendos. O pete deveria condenar isso e é uma vergonha que não o faça.

  7. Fernando Becker

    Na AL a xenofobia vem mais com a esquerda do que com a direita.

    Responda
  8. José Cardoso

    A Venezuela tem 32 milhões de habitantes. A camarilha que a domina, e controla o petróleo só necessita talvez de 2 milhão para tocar essa indústria, e limpar suas privadas e outros serviços essenciais, como disse o Maduro. Portanto temos uma sobra de 30 milhões a serem distribuídos pelos demais países. Esse é o tamanho do problema a ser enfrentado.

    Responda
  9. Tersio Gorrasi

    Tanto mimimi para acolher refugiados num país que sequer tem condições de atender as necessidades de seu próprio povo e fecham-se os olhos para o verdadeiro criminoso responsável por tudo isso, que está no poder e faz o que bem entende, quando deveria ser julgado e condenado num tribunal internacional

    Responda
  10. neli faria

    Desculpe-me , mas não acho que o apontado seja de extrema-direita! Nem de Direita! Há pouco tempo ele apoiava a esquerda no Congresso! Basta ver seus votos : completamente diferente de alguém que se reputa de Direita. Aliás, é uma heresia falar que esse senhor seja de Direita. No mais, Deus salve a América do Sul!

    Responda
  11. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    Tenhamos a obrigação moral de reconhecer que no ultimo paragrafo escrito pelo colunista deveria ser acrescentado um "mea culpa" por este jornal ter ajudado para o afastamento de Dilma do governo. Se não uma boa gestão, mas ao menos foi eleita pelo eleitor que a julgava merecedora do seu voto.

    Responda
  12. Paulo Henrique Andrade

    Extrema direita é Cabo Daciolo. Bolsonaro é de direita e ponto final - tanto quanto Trump, Nicolas Sarkozy, Mariano Rajoy ou Teresa May. Ele respeitará a democracia, as leis e as instituições, ao contrário daqueles que apóiam Maduro, Fidel e Kim-Jon Un, ou que invadem terras e casas e se acham acima da lei. Na questão migratória, defende uma política de regulação e controle, justamente para evitar a importação de problemas externos como o extremismo religioso e o terrorismo. Chega de mimimi.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se alguém que defende tortura e torturadores, ditadura de direita, perseguição a esquerdistas, execuções, discriminação de mulheres, gays, pobres, negros não é de extrema direita então não sei o que isso significa!

    2. Maria Lopes

      Ponto final e chega de mimimi não são expressões democráticas.