Hélio Schwartsman > À beira do abismo? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não disse? "a proporção de pessoas vivendo em pobreza extrema caiu à metade nos últimos 20 anos" Lula é o cara! O que há de errado? Não se pode zoar os amarelos? É isso?
Pode ser! Temos uma longa trajetória de avanços, da comunidade primitiva até hoje... Várias formas de organização social marcaram nossa trajetória na História, no entanto são visÃveis contradições que não podem ser superadas nos marcos do Modo de Produção vigente. Eis o desafio, ou avançamos para outra forma de organização social mais avançada... A barbárie também nos espreita! A História não tem fim, seja com Hegel ou Fukuyama!
O que confunde as pessoas é que ao mesmo tempo em que as condições de vida melhoraram, elas também pioraram. Melhorou a disponibilidade de alimentos, a expectativa de vida, a tecnologia e os direitos da pessoa. Piorou a capacidade de destruir vidas nas guerras, de poluir o planeta, o risco do terrorismo e da intolerância. Todavia, continua imutável a natureza humana. Continuamos sendo uma mistura de bem e do mal, altruÃsmo e egoÃsmo, ganância e generosidade.
A cultura ocidental, Oswald Spengler x Toynbee. E a Sabedoria oriental. “O inverno nunca falha em se tornar primavera” – Nitiren Daishonin.
Sugiro também a leitura dos excelentes livros "Homo Sapiens" e "Homo Deus" do pesquisador e historiador Yuval Noah Harari. Realmente vivemos num mundo melhor que há 50, 100, 200 anos. Apesar de inúmeros problemas, temos as condições tecnológicas e materiais, além de muito mais conhecimento, para resolver nossos problemas.
Muito bem. Isso mesmo. Veja esta: "É preciso problemas e dificuldades e perigos para descobrir os vários mistérios e minas ocultas na inteligência humana". Abade Faria para Edmond Dantes. Do romance “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas.
Visto a humanidade nos últimos 10 mil anos melhoramos muito. Mas visto o mundo nos últimos, digamos , 10 anos, pioramos e vamos piorar. O q ñ desfaz os avanços. Creio q avançamos por ciclos de poder: ele e improdutivo e dominante. Qdo cresce leva a crise, que superada avança o mundo. No momento ele cresce
Todos vemos as notÃcias. Mas o que são notÃcias ? Podemos ter 1 desgraça em cada 10 eventos do cotidiano, ou 1 em cada 1000, que a notÃcia vai sempre mostrar aquela desgraça. As notÃcias deformam a nossa percepção da realidade mais do que o nosso entorno pessoal. Segundo alguns, notÃcia não é quando o cachorro morde o dono - é quando o dono morde o cachorro. No Brasil, somos surreais - aqui o poste mija no cachorro, a chuva sobre pro céu e sÃtios não têm dono.
O sÃtio tem dono, com escritura e tudo, e não é o nome do Lula que está na escritura. E o apto em Paris que FHC frequenta há anos tb não é dele. Mas o Brasil é surreal não por causa disso. Mas porque tem um presidente em exercÃcio, flagrado em grave delito que sequer é processado, e um ex presidente, com processo viciado, que está preso. E tem um senador legislando, candidato a deputado, flagrado tb em gravÃssimo delito, que não ouve ninguém bater panela contra. É surreal e hipócrita.
Amigos. Muto bem. Mas vejam esta da sabedoria oriental. Aitareya Upanishad: "Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida e nos movemos nela. Nós somos como o sonhador que sonha e vive dentro desse sonho. Isso é uma verdade em todo o universo".
Paulo, tenho outra: notÃcia não é a aeronave tentando pouso com turbinas em chamas, mas quando nessa tentativa cai na pista e morre muita gente. Apesar da tragédia e comoção técnicos em segurança da aviação avaliarão detalhes para tornar nossas viagens mais seguras. A notÃcia, nesse caso, não é tão ruim assim. Ruim é quando o "sÃtio não tem dono" mas a Justiça já o tem e o julga culpado mesmo antes do julgamento. Acontece muito em republiquetas surrealistas.
Excelente comentário, Paulo Henrique.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > À beira do abismo? Voltar
Comente este texto