Hélio Schwartsman > Educação emperrada Voltar
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Julgar a qualidade da educação usando Ãndices como o Ideb é no mÃnimo uma simplificação. É preciso julgar a educação do ponto de vista do seu impacto na vida das pessoas na prática. Ninguém vai a escola para aprender a fazer testes, mas para lutar em igualdade de condições na hora de pleitear um emprego. Só que esse tipo de avaliação, que é usado nos paÃses desenvolvidos, dá mais trabalho, exige mais competência e disciplina. Correlação não é o mesmo que casualidade.
Sobre este assunto é interessante a entrevista do Prof. Martin Carnoy, http://umbrasil.com/entrevistados/martin-carnoy/
O valor como base do conhecimento. “A educação não é a venda parcelada de conhecimento, ou o conhecimento despejado de um vaso para outro. Educar é auxiliar outros a desenvolver a habilidade de obter conhecimento por si sós, é presenteá-los com a chave do depósito do saber. Não é simplesmente apossar-se das propriedades intelectuais que outros descobriram, sem esforço da própria parte. É um processo de descoberta e inversão”. Makiguti
Nada se deve esperar das esc. oficiais. Elas são anseio p todos do séc 18. Apressada a sociedade ñ esperou por si, mas exigiu intromissão do estado.Degenerou, pois a reconhecida da época era a do clero e nobreza, os inúteis. Essa escola devaneadora, q ñ prepara para o trabalho, é o q esta ai e vai ate 25 anos do jovem. Absurdo! O nÃvel d aluno depende do nivel socio econômico dos pais - J. Coleman. Então essa escola idio+ta só será boa pelo padrão qdo o paÃs se tornar rico, ñ mais necessárias.
O problema é que a universalização do ensino acontece há pouco tempo no Brasil e demora para a sociedade ser educada.
Basta ler o conteúdo da maioria dos comentários pra concordar com o artigo, como sempre, ótimo.
Temos que cobrar produtividade das escolas públicas. O ano letivo tem que ser acompanhado, as escolas fundamentais ficam por conta das prefeituras, algumas são bem administradas mas a maioria é deixada ao acaso. Uma informatização geral de todas as escolas, com sistemas de auditoria, dados na nuvem, boletins eletrônicos informados aos pais, etc. Usar a tecnologia para avaliações. Isso seria um grande passo à frente.
Existem provas iguais aplicadas em todos os paÃses? Como saber se esses números são realmente comparáveis? Avaliação de 5.5 significa o mesmo no Brasil, Turquia, Egito e Congo?
Essas metas são risÃveis. Meta boa era do meu pai: 9,0 de 10. Menos que isso, a cinta servia como coordenadora pedagógica em casa. E não é que funcionou?
Infeliz esse discurso pela violencia como educadora. Justifica a tirania. Tenho certeza que seus pais ñ deixavam faltar comida, abrigo, fartura e exemplo de trabalho em casa. Mas vc so enxerga a violencia que perdoamos em nossos pais pq as vantagens foram muito maiores que as penas. Em casa q ñ tem isso enquanto o filho e pequeno o pai bate, e qdo cresce o filho se revolta com os pais e os desprezam. Na verdade obrigar sem critica faz estudar o que ñ serve pra nada como acontece.
É a melhor técnica!
Todo o mundo sabe que a saÃda para qualquer paÃs é a educação porém, as elites que se perpetuam no poder barram qualquer possibilidade, com a anuência dos polÃticos e do poder judiciário. Qual a saÃda? Anarquia!
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