Opinião > Décadas perdidas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. celso bittencourt

    Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N. Rodrigues

    Responda
  2. Herculano JR 70

    Nada ha de estranho. O pais piora e piorará. Isso de deve, como sempre, ao estado grande. Ja foi pior nos tempos de guerras em q ele arregimentava todos e a riqueza do pais para destruir outros estado e ser destruido. A certeza de melhora é que o sistema de produção cada dia fica mais eficiente. Qdo e represado contribui para a explosão. E preciso pensar em estado menor sem poder e serviçal pequeno para por no lugar. Equilibrar as contas pode ser feito com conta grande ou pequena que sugiro.

    Responda
  3. Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth

    A culpa está 100% na gestão macroeconômica que foi abandonada após os militares. Meritocracia e Cidadania acabaram. Juro ilícito, doença holandesa no câmbio e irresponsabilidade fiscal. Tudo muito fácil de ser resolvido se o debate macroeconômico fosse honesto. Precisamos de câmbio de competitividade econômica internacional de R$8,8, juro moderado de 2% e poupança fiscal de 6%. O jornal critica mas não ajuda o debate para vermos a Verdade.

    Responda
    1. Victor Hugo Pinto Souza

      Amigo, mais uma vez vejo falta de conhecimento em seu texto copiado e colado. Se câmbio desvalorizado fosse solução pro Brasil, a Venezuela não estaria numa inflação próxima da Alemanha pós Primeira Guerra

    2. Herculano JR 70

      Caro amigo. Acreditar que o estado dotado de poder é gestor, que é governo, e um dos grandes equivocos da nossa epoca.Militar ñ pode ensinar meritocracia. Precisamos de liberdade, principalmente economica. Sem mexer no cambio, sem poupanca publica,sem divida publica estelionataria portanto sem juros oficiais. Valeu o debate

  4. José Cardoso

    Depois de 24 anos de social democracia o Estado se deformou completamente. Não arrecadamos impostos para cuidarmos do que possuímos em comum (ex: museus...). E sim para pagarmos o sustento de pessoas físicas: aposentadorias, detentores de títulos da dívida e funcionários públicos.

    Responda
  5. Benedicto Ismael Dutra

    País que exporta matérias primas com pouco valor agregado, com elevada conta externa de serviços, lucros e juros, com cambio favorável a importação, fatalmente vai ter a sua produção interna reduzida, a menos que tivesse estímulos para produzir e exportar. Essa questão vem rolando desde o plano real. No poder Lula e Dilma deram sequência a essa situação incentivando o consumo, perdendo no cambio, sem enfrentar esse desequilíbrio agravado com a voragem da competição externa por mercados.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.