João Pereira Coutinho > Endeusar políticos é sintoma de transtorno mental Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Creio que mais inquietante que as fake news e que os fake readers, estão as half news e pior: os half readers, aqueles que leem metade de uma manchete e concluem a notÃcia toda!
Vejo que o blogueiro tambem não foge à classificação. Ele só mostrou exemplos, fotos e texto, sobre o Bolsonaro quando, a turma do Lula é tão ou mais fanática.
"Não é um exclusivo de Bolsonaro. O mesmo poderia acontecer com Lula e acontece, à porta do cárcere, onde dezenas, centenas, milhares de crentes são capazes de enfiar a cabeça na guilhotina pela honestidade de terceiros." Faltou uma leitura um pouco mais atenta agora...
"Não é um exclusivo de Bolsonaro. O mesmo poderia acontecer com Lula —e acontece, à porta do cárcere, onde dezenas, centenas, milhares de crentes são capazes de enfiar a cabeça na guilhotina pela honestidade de terceiros." Faltou uma leitura um pouco mais atenta agora...
Hahahahaha sensacional Aline
Alberto vou discordar de você pois olhando de fora da ver que Bolsonaristas e Lulistas fanáticos igualmente estúpidos...
Discordo. Ao contrário, ele cita que se fosse o Lula seria igual, fala dos que o acompanham na porta da cadeia. Na verdade o seu comentário somente reforça a tese dele.
Igual a Bolsonaristas fanáticos não existe, são agressivos, seja no boteco da esquina ou nas redes sociais, são li xos, tal qual Lulistas.
O Orlando não teve tempo de terminar de ler o texto... Talvez o texto seja sobre você, Orlando.
Muito bom! O articulista observa muito bem que o brasileiro infelizmente ainda espera um Salvador da Pátria, alguém que vá magicamente resolver todos os nossos problemas. E que por isso se dispõe a acreditar que um polÃtico possa ser um ser acima do bem e do mal.
Só falta o amigo dizer que o STF é uma Suprema Corte "exemplar", e q a parcialidade dele é tudo "alucinação" das esquerdas, que não houve golpe, e que 64 tb não foi golpe... rapaz, se eu fosse um colega jornalista seu, estaria passando vergonha agora!
Como explicar o endeusamento do Duce pelos italianos, que até hoje perdura? E o da Inglaterra com Churchill? Capaz de atos reais tão autoritários e vis, que poucos acreditam? No Brasil, Coutinho, eu arrisco que o fenômeno Bolsonaro se dá pela profunda aversão à pilhagem que a quadrilha que se apossou do poder fez ao patrimônio Brasileiro e à esperança de ter dias melhores.
Excelente matéria. Acrescentaria a França ao lado da Inglaterra e da Itália, embora os últimos tenham dado exemplos mais recentes. A evolução polÃtica e social de um povo segue rumo oposto ao da idolatria. Parabéns ao articulista, que contribui positivamente com a educação desta pobre nação.
Endeusar polÃtico como o que está aÃ, como fizeram os Camisas Amarelas, nunca vi! Bota transtorno nisso.
Como sempre adequado e fulcral. Uma observação, Churchill no seu livro "História dos Povos de LÃngua Inglesa" retrata os diferentes perÃodos revolucionários e cruéis da sua nação.
Na verdade, endeusar qualquer pessoa é aberrante. Ninguém é tão bom, bonito, inteligente, etc. quanto eu possa achar. E vice versa. É o que uma pessoa faz que deve ser objeto de avaliação, não ela mesma.
O nome dessa patologia presentes em mentes hackeadas que os torna permeáveis apenas aos seus lÃderes e impermeáveis aos opositores é dissonância cognitiva. Está presente na polÃtica, religião e esporte. Quem a possuà vive numa alucinação coletiva. Fracos unidos jamais serão vendidos. Infelizmente.
Acho que o brasileiro e pouco esclarecido, pois somos tão espoliados, desrespeitados e humilhados por pessoas que entram na politica prometendo reverter o quadro desolador, e este sempre piora por obra de politicos que se vendem a uma parcela poderosa da sociedade, que aparecendo alguem com alguma credibilidade, ou que ja tenha feito como o Lula, as pessoas oprimidas por usarem a economia para favorecer alguns poucos, vota neste politico.
Votem no psdb partido que defende fielmente o poder economico, De tral forma que, precarizam o serviço publico, dando oportunidade para as empresas que prestam o servio melhorarem o faturamento criando aquele serviço com qualidade inferiuor para atender a demanda dos mais pobres, essa é a verdade, com isso vão entregando todo o serviço publico para empresas, que claro tambem acabam por piorar o serviço pago visto que aumenta o universo dos ate4ndimentos, vide planos de saude. Isso é o psdb.
Nao acho que o brasileiro endeuse politico, é que somos tão espoliados, desrespeitados e humilhados por pessoas que entram na politica prometendo reverter o quadro desolador e este sempre piora por obra de politicos que se vendem a uma parcela poderosa da sociedade, que aparecendo alguem com alguma credibilidade, ou que ja tenha feito como o Lula, as pessoas oprimidas por usarem a economia para favorecer alguns poucos, vota neste politico.
Nao acho que o brasileiro endeuse politico, é que somos tão esfolados, desrespeitados e humilhados por pessoas que entram na politica prometendo que vai reverter o quadro desolador que sempre piora por obra de politicos que se vendem a uma parcela poderosa da sociedade, que qdo. aparece alguem com alguma credibilidade, ou que ja tenha feito como o Lula, as pessoas oprimidas por usarem a economia para favorecer alguns poucos, vota neste politico.
Segundo o ponto de vista do colunista, o que nos levaria então a crer que o que ele diz é uma verdade absoluta e inquestionável? Temos todo o direito de duvidar!
Perfeita observação. Muito perspicaz. Ao contrário de outros aqui, esses sim verdadeiros eudeusadores de presidiários.
Ou, por possibilidade de ganhos pessoais, como acho que é o caso da maioria dos militantes.
Em um mês um bando de otar.ios decidirá o futuro do paÃs. É a festa da democracia.
Nossa credulidade é bem explorada pelos polÃticos. A Europa já passou por guerras cruéis, o fanatismo polÃtico é combatido, aqui não. Uma amiga viu um filme no youtube de um fÃsico falando sobre um asteroide que ia bater na Terra, foi difÃcil convencê-la que a legenda estava errada. Por que alguém quer que o outro acredite que o mundo vai acabar? O polÃtico que melhor explora a nossa ingenuidade é Lula, para azar dele os juÃzes não são crédulos.
Nao acho que o brasileiro endeuse politico, é que somos tão espoliados, desrespeitados e humilhados por pessoas que entram na politica prometendo reverter o quadro desolador, quadro que sempre piora por obra de politicos que se vendem a uma parcela poderosa da sociedade, que aparecendo alguem com alguma credibilidade, ou que ja tenha feito como o Lula, as pessoas oprimidas por usarem a economia para favorecer alguns poucos, vota neste politico.
Há polÃticos que não se prestam ao endeusamento. Geraldo Alckmin é bastante low profile e tÃmido, tem os números bons de São Paulo para mostrar. Meirelles é o mais liberal de todos. Amoêdo é um dos únicos que posso receber em casa para um jantar. Haddad terá dificuldades em se tornar Lula. Já Bolsonaro gosta de ser mito.
PolÃticos -e polÃtica- já são uma prova de transtorno mental. Fundam-se na crença de que outros sabem, para mim, o que é melhor, por meio do voto de muitos outros que nada sabem de si.
Me confesso transtornado, mas por todos os polÃticos. Talvez seja o encantamento de criança com os livros de História. Lembro de ter notado esse transtorno cedo: na morte de Ulisses Guimarães. Nunca fui seu partidário, mas passei horas e dias ouvindo o 3o. movimento da 3a. Sinfonia de Ludwig repetidamente. Não gosto, portanto, da execração de polÃticos como defesa da individualidade. Me parece mais "legal" e mais livre (e até mais crÃtico, pelo cardápio a consi) conseguir isto gostando de todos.
(1) Cesar, sempre tenho uma musica 'hit'. Nos últimos 3 dias é "Indecente" da Anitta e nesses últimos 30 dias foram "Say Something" do Timberlake, um revival de "Smooth" do Santana (/Rob Thomas), "Senhor do Tempo" do Chorão e (acho que) uma do Bruno Mars. Acho que por causa dessa rotatividade não busco me embriagar com leite...
(2) Talvez essa 'rotatividade' explique a crÃtica sutil que fiz ao Coutinho: Negar (execrar) a todos é realmente a melhor forma de ser liberal? Me sinto mais livre cedendo a paixões do que as reprimindo. Coutinho na coluna de hoje (NY Review) também não se demonstra infenso a essas flutuações.
(3) Por fim, uma errata: É o segundo movimento da 3a. Sinfonia, o réquiem. Também é possÃvel ver com este erro, Julio, que dificilmente sou um "devoto", talvez um promÃscuo... rs ;).
Ehndeuhsar pohlÃticos éh sinhtoma deh transhtorno menhtal. Fhoi chom ehsse shintoma quhe fihzeram a Rhevolução dhe 1h3 de mharço dhe 20h16. Alhçando aho pohder ihsso qhue eshtá ahÃ. Sehm dahrem uhm thiro sehquer. Coihsa de ´gêhnio`!
Desculpem-me! Mas sem h é censurado. Vá entender?
Mais endeusado polÃtico que o de 13 de março de 2016, nunca tinha visto! Foi no que deu isso que está aÃ. Uma Revolução popular nunca vista na História da humanidade sem dar um tiro. Coisa de ´´gênio`! Folha, por favor, diga-me qual foi a palavra censurada ?
Por que o Brasil lidera essa lista? Fácil: a educação, ou melhor a falta dela. No mais, João Pereira Coutinho vai direito ao ponto, como sempre.
Que é isto meu , futebol é muito mais importante que polÃtica. JPC, um dos melhores da FSP junto com CR, JF.
A idolatria não é boa para ninguém, nem mesmo para os Ãdolos. Como diz o ditado, a vida é muito curta para viver os sonhos e a vida de outrem. O maior custo para quem age assim é a abdicação da própria vida e incapacidade de perseguir os próprios objetivos. Admirar o trabalho, a dedicação e a competência de outros é saudável desde que sejam usadas como inspiração para a busca pelo melhor que a pessoa possa ser.
É o fanatismo! Do futebol, passou para polÃtica. Ponderação e discernimento zero! Das arquibancadas para a rinha eleitoral!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Endeusar políticos é sintoma de transtorno mental Voltar
Comente este texto