Demétrio Magnoli > Existem três teses sobre legitimidade da eleição sem Lula Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    texto extremamente ideologico e recheado de chavoes mais afeito à militante partidario que vai às ruas - é a especialidade masterchef de Demetrio quando aborda o tal "lulopetismo" Imagino seu constrangimento em desfiar as mesmas perolas ao comentar , por exemplo, o partido trabalhista ingles ( o nominaria marxista ? ) Isso mancha seu titulo de sociologo mas fazer o que ? ; basta ver como reagiram seus leitores que intentam construir outro "mito'

    Responda
  2. Cristina Carvalho Barboza

    A legitimidade tem a ver com a capacidade do governante manter a ordem num país, quando um governo é legítimo as instituições funcionam e o povo não vai às ruas, não há revolta, a tranquilidade reina, o aparato legal funciona. Não é a popularidade medida em pesquisas ou nas urnas que faz um candidato legítimo, ele precisa respeitar o aparato legal. A democracia populista inventou outro tipo de legitimidade.

    Responda
  3. marcus andrade

    Gostaria que alguem me explicasse: seo impeachment foi golpe e, a Dilma nao perdeu os direitos políticos, porque o PT não a lançou como vice e, na inelegibilidade do Lula, ela seria cabeça de chapa. PERFEITO! O povo iria votar nela de maneira esmagadora e ela voltaria para provar que foi golpe. Então o PT lança o tal de "Andrade". Não entendi!

    Responda
  4. MARCOS FERNANDO DAUNER

    1- a quem interessa o atentado contra este candidato desequilibrado ? 2- quem matou Marielle ? 3) por que morreu o ex Reitor da nossa UFSC ? 4) por que o Corinthias decaiu tanto ? 5) Por que não temos exigência de preparo mínimo para cargos de executivo e legislativo ?

    Responda
  5. celso bittencourt

    A facada foi Mortal para pretensão de LullaLá ser o Protagonista na reta final da campanha eleitoral, e parece ter nos livrado em uma só estocada do PT e PSDB! Há males que vem para o bem!

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Menos colunista. Se Haddad vencer será algo muito fora do previsto tamanho o esforço pra excluir Lula. O colunista que saiu da esquerda pra se apegar ao neoliberalismo vai ter que lutar pela posse de Haddad se vencer, pois o golpismo pode querer rejeitar. Se Haddad perder o PT vai pra oposição e vai incomodar sim os planos neoliberais, só não será oposição se Ciro vencer e cumprir seu programa.

    Responda
  7. Daniel Alves

    Tanto Bolso quanto Lula (o verdadeiro dono da candidatura) afirmam sem medo: se eles não ganharem, a eleição terá sido uma fraude. Como não é possível que os dois ganhem ao mesmo tempo, a eleição já está marcada como fraudulenta. Mais uma vez encontramos Bobbio no meio do caminho. Os extremos estão mais próximos de si do que do centro.

    Responda
  8. Juan Vera

    O problema não é a lei da ficha limpa que se bem utilizada pode ser uma depuradora do sistema político, o grande problema é que a inclusão dos inimigos como ficha suja serve a interesses escusos dos que condenam com parcialidade. Ao final alguém em sã consciência acredita que Lula é culpado no caso do Triplex, fato este que o levou a ser "ficha suja". Nunca se discute o mérito e sim as formas e não adianta dizer condenado "pelo conjunto da obra", pois ele foi condenado pelo triplex.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      E ainda que tenhamos lido o processo.Quem diz se há ou não culpa do acusado no Estado Democrático de Direito é o Poder Judiciário!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    2. Nelson Vidal Gomes

      O conceito de sã consciência varia conforme a subjetividade de cada um.Mas um Estado Democrático de Direito funciona objetivamente consoante suas normas, que a todos se aplica, esse é o espírito da democracia, muito mais que o voto que lhe segue por efeito e não como causa.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. Nelson Vidal Gomes

      Como assim?!A justiça do Estado Brasileiro até agora, na matéria de fato decidida juridicamente(com exame das provas) o tem como culpado, quem o dirá inocente, nós, que não conhecemos uma folha do processo? E ainda que o tivemos lido em todas as suas páginas.Cadê o apito do árbitro para terminar o jogo com a vitória de Lula?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Como assim?!A justiça do Estado Brasileiro até agora, na matéria de fato decidida juridicamente(com exame das provas) o tem como culpado, quem o dirá inocente, nós, que não conhecemos uma folha do processo? E ainda que o tivemos lido em todas as suas páginas.Cadê o apito do árbitro para terminar o jogo com a vitória de Lula.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  9. Nelson Vidal Gomes

    O artigo é lúcido como de costume em seu autor, mas peca por olvidar que o TSE acaba de reconhecer a democracia como o império da lei, que a todos se aplica e o voto lhe segue por efeito e não como causa e isso deve ser respeitado enquanto tal.A esse respeito foi publicado no Portal Tesejurídica, o artigo "Democracia-o império da lei ou do voto?", que eu penso que merece ser lido.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  10. Nelson Vidal Gomes

    Penso que só seremos uma democracia de fato, quando votarmos pensando no interesse nacional acima dos nossos, e formos capazes de identificarmos os engôdos a que somos conduzidos, pelos que pensando em governar até a morte, dividem o povo no que se constitui a nação.Como fez Lula com o tal "nós e eles"; agora sabemos que o "nós" eram "eles" e eles éramos nós, o povo, por eles enganado.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  11. antonio augusto guimaraes lima

    O grande medo do TSE é deixar o nome do LULA na chapa no primeiro turno(como sempre se fez e como alguns permanecem ainda fazendo) e ele ganhar. Imagina com quais argumentos o TSE terá para impugnar a decisão da maioria (a real Democracia) e tornar os votos dado ao LULA como nulos. Então, para evitar a "calça curta" junto as comunidades internacionais, o TSE resolveu inovar. Resta saber se essa atitude respeitou ou não os princípios democráticos.

    Responda
  12. Rodrigo Cavalcanti

    Para quem enganou o povo desviando bilhões, levando dinheiro para países bolivarianos ao invés de investir em saúde e educação, para quem desrespeita abertamente ordens da justiça e leis, para quem invade e quebra propriedade dos outros, para quem faz acordos com políticos tradicionais embora tenha prometido o contrario etc.. para quem faz tudo isso, desobedecer a lei da ficha limpa é fácil. Enganaram o povo durante muito tempo e estão enganando de novo com esse história de "golpe".

    Responda
  13. denise messer

    O que influenciará e muito na gestão do novo presidente será o número de votos válidos da eleição, isso dará dimensão do apoio popular ou não ao novo gestor. Em relação ao Congresso, me parece que não haverá renovação, os velhos caciques de volta, com a mesma forma de fazer política, toma lá e dá cá, formar maioria será difícil, seja lá quem for o presidente.

    Responda
  14. Cloves Oliveira

    O pior tipo de estupidez é quando a pessoa conhece a verdade, enxerga a verdade, mas continua acreditando em mentiras. Como dizia o T. Roosevelt, o voto é como o rifle; sua utilidade depende do caráter de quem o usa. Só cresceremos politicamente como país quando as pessoas se convencerem de que o seu candidato favorito pode não ser o melhor candidato para o país e que é melhor votar no candidato mais viável do que no mais popular ou competente.

    Responda
  15. José de Paula

    os pppttts não dizem "o meu candidato não roub.bou" . . . . . eles pedem que o seu mal-feitor seja tratado como o de outros partidos!!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.