Opinião > Salvação da lavoura Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    Desde o Império, o Estado brasileiro sempre foi refém do agro-negócio, pois era de lá que emanava o poder. Ninguém discute que a produção de alimentos é estratégica para qualquer país, porém quando os esforços do Estado vão além de garantir a produção de alimentos básicos para sustentar o país, inclusive em casos de emergência, o excesso de recursos alocados no setor faz falta em outras áreas.

    Responda
  2. JORGE ULISSES FERNANDES

    Parabéns pela equilibrada análise. Talvez fosse interessante a melhor procedimentalização e transparência para análise de pedidos, com a imposição de prazo internos de trabalho para os órgãos reguladores. Isso poderia melhorar a decisão sobre licenças ambientais e de produtos.

    Responda
  3. MARCELO BRESSAN

    Equilibrado! Assim deveriam ser as discussões sobre o agronegócio. Mas, independente dos discursos travados, o certo é que a maioria dos que atuam na agropecuária - agricultores, pecuaristas, profissionais, indústria e comércio - cumprem as leis brasileiras e trabalham muito. O sucesso do agronegócio é fruto de muito trabalho destes brasileiros. Para coibir as ilegalidades - mais fiscalização e punição aos infratores. A sustentabilidade do agronegócio não está nos discursos extremistas.

    Responda
  4. Job Fonsêca

    Continuamos colônia de exploração, só trocamos de colonizadores. Exaltar o tipo de agronegócio que desenvolvemos aqui é celebrar a exportação de matéria-prima, que configura o grau mais baixo da inteligência humana.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    O capital no seu impulso produtivo pode se exceder. Mas, duvido que o estado manipulável possa conter. O capital deve fazer sua auto censura. Subsídio e um mal. Provoca a competição desleal entre produtos diferentes, ate mesmo alterando o cambio, uma causa do protagonismo da agricultura sobre outros bens. Embrapa é apoio caro aos outros.

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Consequencia de ter uma bancada ruralista e nao uma bancada de Ind mecânica, dos construtores e todos outros, a exigir tratamento igualitário: sem subsídio e taxa unica de tributos sobre todos os produtos

  6. EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI

    Não há exemplo de nação predominantemente agrícola que tenha ascendido ao primeiro mundo. Só industrializados de alta tecnologia, de grande valor agregado, enriquecem um país. O protagonismo do agronegócio é resultado mais de nossas deficiências que uma virtude.

    Responda
    1. Oriáton de Oliveira Antonucci

      Discordo completamente... A maior nação do mundo hoje é de base historica e ecônomica agrícola. Os EUA é o maior produtor de soja e milho do mundo, grãos mais importantes economicamente... Japão, China, França , também são países de eficienciência agrícola ímpar. Porém, diferentemente desses países, o Brasil não possui investimentos significativos o suficiente para gerar tecnologia e pesquisa de qualidade para o desenvolimento de novos produtos e serviços de froma competitiva.

    2. Herculano JR 70

      Muito bem colocado. Alias, ñ só na agricultura, outras áreas sofrem do mesmo mal. Temos a melhor computação bancária, fruto da aberração da correção monetária. Eleições eletrônicas que nem a terra da Microsoft tem, pq, se desconfia.

  7. OVIDIO CARLOS DE BRITO

    Muito bom !

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.