Demétrio Magnoli > O lulismo tardio é um caudilhismo singular, com traços milenaristas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse caudilhismo ainda acha que está no século passado quando se dirige ao povo com essas idéias nefastas.Eles parecem que o mundo não mudou,que o pensamento do povo mudou,o Véio, olha aà do lado a Venezuela, será que esses hipócritas não enxergam.O povo quer agora agora uma resposta drástica ao que tudo aconteceu de desmando nesse paÃs,já cansaram dessa democracia travestida, agora queremos a extrema direita.
Lula não tirou ninguém da miséria, o que fez isso foi a polÃtica econômica herdada de FHC e a bonança mundial. Lula só deu um troquinho pro curral eleitoral dele. Em saúde, educação e segurança não deixou legado nenhum. Por outro lado, aparelhou o Estado com rato magro e incompetente, mais mensalão, petróleo e, a cereja do bolo: Dilma. Esse é o resumo dos tempos mÃticos do sapo barbudo.
Traços de uma Republica das bananas e dos bananas! Pesquisa: Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de sua pesquisa: 44% da população não lêem e 30% nunca compraram livro. Fatal para a consciência de cidadania. Reforça a tendência aos caudilhos dos latinos. Os salvadores da pátria. “Cultura é a última coisa que fica quando começamos a esquecer”.
Dá um fastio ver as viúvas do Lula. Cambada de puxa sacos sem personalidade e sem vergonha. Como disse um jornalista da Folha, endeusar polÃticos corruptos é sintoma de transtorno mental.
ótimo texto. Interessante observar que os ditos programas ,retirada da população da linha da pobreza ,politicas compensatórias ,tao apregoadas foram tao "boas" tao reais" que não se sustentaram em uma crise ,Jose Dirceu foi o único a dizer a verdade usar desses programas para fins eleitoreiros .programas, politicas publicas que não se sustentam, sem a presença de uma determinada pessoa não da para levar a serio.
Muito bem. “E La Nave Va”. O Filme de Fellini. Fernando Braudel referiu-se à falência dos modelos explicativos no contexto de uma crise de longa duração e ao peso das macro-estruturas da história na determinação do porvir.A questão dizia respeito à influência da memória social sobre o devir e, na resposta de Braudel, aparece a metáfora da nau. Ou seja, Fellini retratou uma sociedade em decadência.
Hadad candidato do PT a presidência teve seu nome aprovado por Lula. na penitenciária. Vergonha nacional. Candidato renunciou sua identidade para ser um poste a ser manipulado por Lula.
Lula-Dilma-Temer foram os responsáveis por 13 milhões de desempregados e também pelo alto preço da gasolina e diesel cobrado pela Petrobrás, pois foram investir nosso dinheiro em Cuba, Venezuela, Moçambique, deixando nossas refinarias virar ferrugem. Hadad candidato do PT a presidência, teve sua candidatura aprovado por Lula na penitenciária. Vergonha nacional. O candidato renunciou sua identidade para tornar-se um poste a ser manipulado pelo ex- presidente.
Depois da interminável novela "O presidiário-que-queria-ser-presidente", assistiremos agora ao filme "O coveiro do PT", com Fernando Haddad.
Lulismo tardio com potencial de transformação da História, onde o mito, que não deixa de ser um paradigma da mentira, se concretiza através da exposição repetitiva, invenção sufocante de imagens, gestos e palavras de ordem, onde a irrealidade cria seus próprios movimentos, desfazendo, assim, o compromisso com a verdade histórica. Liturgia para os crentes simplórios. /Claudia F.
Subdesenvolvimento não se Improvisa; é Obra de Séculos! N.Rodrigues
O Lula colocou em prática o projeto da Dilma de estocar vento: criou o Haddad. Piada de mau gosto. Não tem nada a mostrar a não ser que a gasolina aumentou. E que o mundo está contra o Pt.
Magnoli preciso e cirúrgico. Haddad é o Héctor Cámpora petista, ou seja, uma completa nulidade. E o lulismo virou uma seita religiosa voltada a cultuar o Messias aprisionado em Curitiba. Por trás de tudo isto está o rechaço à ideia impessoal inerente ao liberalismo. Em lugar do rule of law, o lÃder iluminado dirá o que é melhor para o povo. Cansou, já deu.
Fizeram oposição sistemática, golpista contra a aprovação e principalmente no mais difÃcil a implementação do Plano Real. Foram derrotados pelo bem do Brasil quando FHC promoveu os avanços tanto como presidente de fato e como anônimo com Meireles e Palocci como interface na gestão do ex-operário. Se a China estivesse entrado na era do automóvel 3 anos antes PSDB estaria no governo desde 1995 e o Brasil estaria uns 80 anos na frente. Quando FHC foi trocado por Chavez a tragédia começou.
Todas as narrativas polÃticas são pueris, inclusive a de que o PT é o vilão, responsável por todos os males. No entanto, vejam como a população mais pobre admira Lula. Ignorância? Não! Pragmatismo de quem viu a dura vida melhorar. E Dilma foi ou não atropelada pela turma do diabólico Eduardo Cunha? Retomando a ideia da infantilidade das narrativas, veja-se o provisório sucesso do capitão. Quem quer um caudilho vota no cara.
E Eduardo Cunha, o "golpista", anda defendendo a liberdade do presidiário de Curitiba. Estranho, não?
Haddad é Dilma! Dilma é Haddad! Desastre certo e risco do paÃs cair no abismo.
O articulista prega para os convertidos pelo ódio. É incapaz de enxergar o carisma e liderança do Lula e tenta, com frases bem articuladas, esconder a sua inveja e frustração. Afinal tão inteligente e tão insignificante na história.
Todos os grandes demagogos tiveram carisma e liderança... só que estadistas – que promovem o bem de uma nação – não foram, mais bem o contrário
Prefeito.
Uma pessoa convertida pelo ódio achar coerente um pregador do ódio. Isso é coerente.
A coerência é sempre vista pelos babalulas como manifestação de ódio.
O problema do poste Haddad é que ele só acende no Nordeste, região com o maior Ãndice de analfabetismo do paÃs. No mais, o comentário de DM foi preciso. A questão é: quem vota no poste, não raciocina.
O paralelo mais recente é o Medvedev e o Putin na Rússia. E os bolsonaristas no caso lembram os remanescentes comunistas russos que sonham com um passado de ditadura gloriosa (os sinais são trocados mas a essência é semelhante). A alternativa liberal, tanto lá como aqui, não atrai a maioria da população. É doce acreditar em ilusões.
Muitas vezes não há como evitar. Se der Bolsonaro x Haddad no segundo turno por exemplo, um apoio para um deles pode ser visto como endosso para um regime autoritário.
Os liberais não apoiam ditaduras, caro, nunca apoiaram. Já se vê que você não tem a mÃnima ideia do que seja liberalismo.
Eleitores do Brasil, uni-vos todos contra o PT !
Um devaneio em cima do outro. Magnoli deve ter usado o colÃrio alucinógeno do Simão.
Essa argumentação, caro Luiz, de original não tem nada, é plágio. E é mÃope
Engano seu, bobão. Vou votar no Ciro, o único que tem proposto alguma coisa nesse emaranhado de rusguinhas sem sentido.
E você deve adorar um poste. Se eleito, bobinho, ele vai cair. Igualzinho a dona Roussef, aquele poço de inteligência.
Quanto esforço, hein Magnoli... uma pirueta, duas piruetas... bravô, bravô...
Leitura densa. É difÃcil mesmo, notadamente para babalulas.
Triste fim de Policarpo Quaresma... um dos mais aguerridos, e chatos, lÃderes da Libelu se prestar a esse papel. No seu caso a história deu um nó, sem nenhuma direção. E você ficou no limbo da história.
A atual foto que acompanha a carta de Lula no site do PT é Lula e Haddad de mãos dadas olhando para a câmera. A estratégia do PT pode até colocar Haddad no segundo turno, até elegê-lo se o oponente for Bolsonaro, mas teremos um presidente mais fraco que Dilma, que não conseguiu terminar seu segundo mandato, o passado voltará como Dilma e não como Lula. O caudilhismo de Lula é messiânico, emplaca no Nordeste, onde o coronelismo ainda impera, "aceita aquele que r o u b a mas faz por mim".
É isso mesmo, Cristina. Mas lembro que o PDS, partido da ditadura, só era forte no Nordeste quando começou a declinar. Espero que o ciclo se repita agora com o PT.
Texto que destila o ódio tal qual Boner na enquete com haddad ,que só falou sem deixar seu convidado com espaço pra resposta. O texto joga um lider em contos infantis como se fosse uma ofensa . Senhor Demétrio, se o senhor fizesse parte daquela massa de crianças, que tinham sido tirado do mapa da fome...também, junto com elas, iria dizer que realmente foi um conto infantil ...onde se comia e tinha uma vida menos cruel! Professor Haddad será o homem que de novo vai fazer o Brasil sonhar!
Sonhar talvez, Elizabeth, mas realizar? Dizem ter eliminado a fome mas não falam o que fizeram com as fortunas roubadas da Petrobras, dos Fundos de Pensões, da CEF, é aà por diante.
Por que toda crÃtica ao PT é rotulada como discurso de ódio!? Esse recurso intimidador não funciona mais.
Graças ao Plano Real lastreado pelo projeto (Neo)Liberal adquiriu a confiança do agronegócio e agricultura familiar que colocou e coloca comida na mesa de ricos e pobres com FHC presidente de fato ou anônimo com Meireles e Palocci como interface na gestão do ex-operário. Sem o Plano Real jamais haveria Progresso Social no Brasil
Tadinha de vc !
Tirava as crianças da fome e roubava milhões ao lado das elites. Rouba, mas faz. A senhora já leu sobre o "Ademarismo!, dona Beth?
É Bonner, querida
Really, Elisabeth!?
Lembra a imagem da bicicleta de dois assentos. Quem já andou sabe que não é tão fácil como parece. Quem senta na frente é o navegador que escolhe para que lado virar e qual caminho seguir. Quem senta atrás contribui mais com a força do que com o cérebro. As discórdias são constantes entre os dois; se um quer ir mais rápido tem que ter a concordância do outro. Dizem que muitos casais já se separaram por causa desse tipo de transporte. Mas o pior dessa bike é quando se tem que ir morro acima.
O fato de Lula conseguir, mesmo preso, colocar Haddad em segundo nas pesquisas presidenciais, denota o poder de um lÃder de intelecto superior ao de quem embarcou na pecha de que o anti petismo seria a solução para o paÃs. É hora de abaixar a crista, dar as mãos, e voltar a trabalhar a favor do Brasil.
Ja que se acham intelectualmentes superiores por que não fazem uma base eleitoral e se elegem presidente? Se até Lula conseguiu não deve ser tão difÃcil.
O "intelecto superior" do teu lÃder levou à destruição da economia nacional, à corrupção governamental sistêmica e à prisão dele em Curitiba. Você tem consciência do que escreveu!?
Intelecto superior ao dos seus convertidos. Aliás, não é intelecto, mas esperteza rasteira de boteco frequentado por babões.
A narrativa mentirosa da carta e a transmissão do patrimônio eleitoral do réu corru.pto, condenado e preso a seu indicado, digo, poste, só vem atestar o quão mal informado e ludibriado são os eleitores da seita. Uns, por necessidade financeira. Outros, formatados por uma retrógrada e fracassada ideologia de esquerda. Pobre Brasil que vê seu futuro ser influenciado por um cÃnico que se encontra atrás das grades. Nossas chances de um futuro melhor vai ficando cada vez mais e mais distantes.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Lula já conseguiu o que parecia impossÃvel: derrotar a República. Aparelhamento do Estado e Mensalão em seu primeiro governo, a rasteira da mestiçagem do populismo com a corrupção em seu segundo governo com Mantegna à frente. O governo de terra arrasada do poste rebelde Dilma. A "nunca na história destepaiz" carceragem de um ex-presidente, ele próprio. A criação do monstrengo Bolsonaro como corolário da narrativa do "nós contra eles". Agora, Lula "O Retorno", dessa vez de poste novo.
esta narrativa mentirosa do lulismo tardio nao passa de mais uma tentativa de enganar os ignorantes deste nosso Brsail destruido e assaltado por este mesmo caudilho !!
Edmundo, bom dia. Gosto de algumas colocações suas mas gostaria de saber por que insistes em fazê-las em duplicidade. Creio que para o correto entendimento de uma ideia não seja necessário apresentá-la duas vezes. O que vale é o conteúdo e não a repetição imprópria.
Pobre Evandro. Por certo quer garantia de emprego e morte ao empregador. Engoliu a pÃlula de analgésico crendo ser antibiótico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O lulismo tardio é um caudilhismo singular, com traços milenaristas Voltar
Comente este texto