Elio Gaspari > Militares na política produzem anarquia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como é bom ler o senhor! O pessoal pede militar , desconhecendo que muitas das desgraças que o Brasil passa hoje se deve ao perÃodo! Ninguém pensa! Gostei do golpe de 1889!
Os ex-militares que participam desta eleição não possuem projetos para o paÃs. Só desejam lançar falácia da fraude, como já está fazendo o candidato hospitalizado ao dizer que se não ganhar, não valeu. O propósito é apenas ferir a credibilidade da democracia, enfraquecê-la. Mas, como disse o Elio na coluna e nos 5 brilhantes livros que escreveu, uma nova intervenção militar só traria uma onda de anarquia institucional no interior das forças armadas.
Meus comentário não são publicados.
O Brasil em telas cinemascope.A primeira de 1964 a 1985 e a segunda de 1985 a 2018. Hoje,diferentemente de 1985,temos medo de permanecer ou sair de casa a qualquer hora do dia ou da noite,e muitos de seus habitantes já saÃram ou querem deixar o Brasil para morar em outro PaÃs.Deixaram o Brasil mais de 70 mil brasileiros nos últimos três anos.Na tela de 1985-2018 polegadas, caminhamos para trás em termos de formação das novas gerações.Perdemos o séc XXI,corremos o risco também perder o próximo.
Não sei onde você estava naquela época, o medo era o mesmo embora a informação não circulasse tanto. Lembra da dÃvida externa? Da hiperinflação? Da falta de produtos porque era melhor deixar o dinheiro no overnight que produzir? Etc etc ...a vergonha é querer enfraquecer a democracia duramente conquistada. Lutemos para melhorá-la.
Problemas de memória? Esqueceu da hiperinflação que herdamos? Da impa.gável dÃvida externa? Das milhares de crianças nas ruas esmolando? Dos as.saltos? Ou acha que a des.graça dos anis 90 veio de onde? Era mais jovem e menos consciente dos pe.rigos talvez ?
Caro Elio, não é importante saber se a presença de militares é boa ou ruim. É porque isso aconteceu. A resposta é até bem simples. Qualquer coisa ocupa o vácuo. E esse vácuo não foi produzido pelos militares, foi produzido pelos progressistas, ou esquerda e centro-esquerda. O cidadão não militante e mais informado não consegue distinguir entre a velha polÃtica e a nova. O estado continua ineficiente, caro e corrupto. E esquerda tão boa na fiscalização da direita, corrompeu-se ao assumir o poder.
A anarquia militar citada pelo colunista não é um entendimento ou opinião, é fato histórico. Brigar com a história não é muito sensato. Pergunto se, no caso de um regime militar fora de controle, haveria vivandeiras dispostas a botar a cabecinha pra fora de casa e enfrentar os profissionais da violência. Acredito que os militares podem nos salvar dessa cana.lha que nos governa. Mas não nos esqueçamos que “A eterna vigilância é o preço da liberdade.” (Wendell Phillips).
Maria, a princÃpio confio nos militares. Mas não posso desprezar os abusos praticados na última vez que governaram o paÃs. Portanto, que venham os militares e que a sociedade civil se mantenha atenta para não virar prisioneira de um regime abusivo.
Fiquei confusa com seu comentário: acredita que os militares podem nos salvar ...e eterna vigilância...afinal, quer liberdade ou militares? Foi sem querer ou de propósito?
"Em 2014 o general Hamilton Mourão comandava a poderosa tropa do Sul e meteu a colher onde não devia e perdeu o comando." ´´Em 2014 no Brasil havia uma senhora do Sul no comando. Dava porrhada na mesa, e dizia NÃO! Hoje ninguém sabe quem comanda. Mas suspeitam que é do NOrTE, bem ao NOrTE. É que de vez em quando o telefone toca lá, e aqui também!``
Só os comunistas medonhos tem pavor dos militares. Mas quando a coisa aperta, a quem eles apelam? Mas é simples; basta deixar de roubar e ser honesto que o pavor passa!
Os comunistas têm pavor dos milicos fascistas. São opostos. Comunistas defendem a democracia (ditadura da maioria), fascistas a ditadura da minoria patronal.
Poobrema básico do BR é poobrema diz+ : * além de Ter ror estar Camuflado na AL e c/Diversas Fantasias no BR, ** Diz+ "Painhoãozardas" ( Painhoãos do BR + Manzorra.das ) = BR@dão c/ 20 milhões desempregados !
Elio Gaspari, com a autoridade de ter escrito uma vigorosa obra literária sobre a ditadura, sabe muito bem o que está falando. Famosa ficou a frase do Marechal Castelo Branco, sobre as "vivandeiras alvoraçadas que volta e meia vinham aos bivaques bulir com os granadeiros". Seguramente que existem muitas vivandeiras por trás da candidatura do PSL. Basta ver a formação de Paulo Guedes, o mais novo "Chicago boy". Diferente de 1964? Para mim não. Milton Friedman deve estar exultante, lá no inferno.
Excelente, José Elias!
Jogou a toalha! Até que enfim um partidário daqueles que provocaram a bagunça econômica, social e moral do Brasil reconheceu a derrota. A maioria absoluta dos eleitores já elegeu Bolsonaro. Tranquilize-se, José Elias, você também será beneficiado com a recuperação do nosso paÃs.
Sugiro ao articulista a leitura do livro "1964 - o elo perdido - o Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista" dos autores Kraenski e Petrilák. Nos arquivos, salvos pela Revolução de Veludo tcheca, estão todos os pagamentos dos agentes tchecos a brasileiros que trabalhavam em órgãos públicos, principalmente no governo Jango. Penso que ali foi a origem do método "Mensalão" adotado pelo governo iniciado em 2003. Os traidores citados receberam polpudas indenizações da Bolsa-Anistia lulista.
Os agentes secretos tchecos davam apelidos aos brasileiros esquerdistas(principalmente, os integrantes incrustados no Ministério das Relações Exteriores) que vendiam informações. E não é que em tempos hodiernos, a Odebrecht se apropriou da ideia de nominar os recebedores de propina? Os oráculos dizem que em 2019 vai começar tudo de novo.
Nossa!!! então havia espiões soviéticos no Brasil? que coisa mais impensável de se imaginar para tempos de Guerra Fria. Isso foi a descoberta da pólvora. Antes de sugerir algo ao articulista, sugiro que conheça a obra dele, "talvez" ele tenha muito mais gabarito sobre o tema que seus doutrinadores.
Fico sempre intrigada com pessoas que sempre se insurgem contra aqueles que fazem análise de figuras de militares e de sua participação na recente história do paÃs. A primeira acusação é de que os analistas pertencem ao esquerdismo fanático e irracional. É difÃcil argumentar com pessoas que adotam chavões para combater fatos históricos aos quais podem ter acesso as pessoas interessadas em conhecer a realidade do paÃs. Incomoda -me mais a ignorância do que a contestação fundamentada.
Milicos são irracionais, pois baseiam-se na razão da força e não na força da razão.
Puro preconceito. Quanto mais os militares participarem do debate democrático menos risco de darem golpes. Até agora suas opiniões foram muito pertinentes. Novos tempos.
Militar não é um cidadão como qualquer um outro? Será que o "seu" Elio está propondo algum tipo de discriminação? O que a profissão de militar que o desqualifica para a vida polÃtica? Eu hein.
Enquanto cidadão, como qualquer outro. Enquanto militar, obedece a Constituição que é pago para defender. Olhe os paÃses de democracias consolidadas e veja o que fazem ( e não fazem) os militares. Viu algum militar na França? Na Inglaterra? Na Itália? Na Espanha?
Fazer polÃtica com fuzil, como em 64, não é muito democrático. Milicos têm que ficar nos quartéis, pastando, parasitando.
Constituição feita por "notáveis" é pertinente à democracia? Sim, seria correto o Min. do Exército criticar a validade das eleições se criticasse seu caráter não democrático, dominado pelo poder econômico de uma classe patronal, mas isso certamente ele não faria, pois é um preposto dessa classe.
Tem muita gente que quer ver os militares calados, "nas suas caixinhas", porque sabem que eles não são coniventes com essa "democracia" onde, na verdade o que se quer é apropriar -se do dinheiro público para distribuir para os comparsas.
A crÃtica a essa "democracia" deve ser outra. É uma falsa democracia comprada pelo poder econômico de uma classe dominante que rouba muito mais que qualquer corrupção. Quem mais se apropria de dinheiro público para puro parasitismo são os milicos.
Quando mais se vê militar na polÃtica, mais se chega à conclusão de q seu lugar é nos quartéis. Ou combatendo inimigos invisÃveis.
Acorde Gigante Dorminhoco ! * Se tudo for p/ o espaço acordará num berço, mas de ETtalado! Aà ? Aà Ziiiigantiola !
Os que preconizam "ordem" na sociedade brasileira tem realmente um discurso anti democrático padrão. A democracia não tem serventia para essa gente que não sabe o que é falta de liberdade, simplistas, não conhecem a história. Mas os militares não são Deus nem heróis que resgatam o "bem maior da nação". São regidos por uma constituição e devem respeitá-la, como eu faço. Não são perfeitos nem são bonequinhos de chumbo. São humanos e, sim, também sujeitos à anarquia. Belo artigo.
Mundo sabe q ter ror está camuflado na AL c/ fantasias diversas. * Dizem até q Binladinho já brincou carnaval na AL c/ fantasias "Painhoãos" ! ** E Binladinho foi pinçado pelo Obama qdo se preparava p/vir p/AL ! + Carnaval no BR !
Para o Brasil entrar nos trilhos,é imperioso eliminar a impunidade.Mas acabar com a impunidade ,significa eliminar o ilicito de tal sorte que mecanismos impeçam sua ocorrencia no nascedouro.Ao punir uma ilicitude esbarra-se na burocracia e anacronismo de nossas instituições que apesar do falatorio nunca funcionam.Dai que sobra roubalheira disfarçada e escondida em tudo o que é subterfugio. Toda sorte de desembolso,nada no uperfaturamento ou medições fraudulentas impunemente.
Sim! Acabar com a impunidade. Quem matou Herzog? E Fiel Filho? E Rubens Paiva ? E tantos outros democratas e patriotas que lutaram contra a ditadura patronal-milical?
Acorde gigante dorminhoco ! ~ Uns aprendem com erro do próximo o resto tem q ser o próximo ? Brazuela ?
Quando se vê alguém acusando o outro de esquerdista (ou direitista) pouco se sabe do acusado, mas do acusador sabe-se que é o oposto. Acho que Elio já transcendeu essa necessidade de se alinhar a um desses grupos pois, quaisquer que forem os protagonistas, irão ouvÃ-lo.
A disciplina militar é algo que está faltando neste paÃs, pois o excesso de liberdade transformou-se em libertinagem, onde cada um se acha no direito de fazer o que quiser, doa a quem doer. A vitimização de criminosos e demonização das verdadeiras vÃtimas tornou-se a bola da vez. Não há nada de mais num regime autoritário (dentro de limites razoáveis, é claro), pois como se diz, quem não deve não teme
Dalton, enfim de acordo consigo!
"Regime autoritário" é eufemismo para DITADURA. Milicos nunca mais, pois destruÃram este paÃs, acabando com a educação, com a democracia. Foram assassinos, torturadores, censores, terroristas com bombas (Riocentro, OAB...). Perseguiram e exilaram patriotas e inocentes, intelectuais e educadores, artistas e cientistas. Milicos nunca mais!!!!
Indique-me um único regime autoritário que tenha atuado, ou atue, 'dentro dos limites razoáveis'. Não é disciplina militar que está faltando ao paÃs. Estão faltando escola, bons modos (coisa que é ensinada no jardim de infância), coerência, civismo consciente e conduta digna.
o pessoal da FSP está contente . Seu candidato ( o terceirizado) vai para o segundo turno - e do maluco ferido ele ganha fácil ! vai ser de lavada . Amoedo para presidente !
Eleitor fará muito mau negócio em 07/10. Anule o voto e volte para casa. Todos os politicos são iguais; não há o menos pior; não há o que escolher. Simples assim.
Claro ! ... anule o voto e eleja aquele que obtiver a maioria dos votos que não forem anulados. Sua visão de mau negócio não se mostra minimamente racional.
Claro ! ... anule o voto e eleja aquele que obtiver a maioria dos votos
Escritores radicais e doutrinados pela esquerda na imprensa produzem mentiras e distorções da realidade. Este pretenso colunista rotula negativamente pessoas por pertencerem a categorias que não lhe são afins. Utiliza-se da aceitação muda do papel para denegrir segundo suas ideologias sem importar-se com seu caráter, ética e trabalho desenvolvido ao longo de toda uma carreira. Empoleirado em uma sala urbana e climatizada, dispara pareceres sem nunca ter ido a uma fronteira ou conhecer o Brasil.
Gaspari tem toda razão em combater quem defende a ditadura patronal-milical que destruiu este paÃs. Esses empoleirados em quartéis inúteis, parasitários, não conhecem o Brasil das universidades, das fábricas, apenas a selva e sua lei.
Informe-se melhor meu caro. O jornalista é dos mais respeitados deste paÃs e escreveu vários e ótimos livros sobre a ditadura. Se lessem um pouco mais e refrescassem a memória, poderiam lembrar também d herança que a ditadura deixou: dÃvida externa imensa que levou a moratória, hiper inflação, pobreza pior do que a que temos agora, se isso é possÃvel. Dê um Google, ajuda.
Informe-se melhor meu caro. O jornalista é dos mais respeitados deste paÃs e escreveu varios
DifÃcil manter a esperança quando alguém chama Elio Gaspari de pretenso colunista e escritor radical
Deu para notar que você não conhece o currÃculo do "pretenso colunista". Melhor mesmo é rotular que o desagrada de esquerda. Suponho que o senhor ache que apenas os outros são doutrinados enquanto que o senhor próprio se vê como a luz da isenção.
Isso não tem nada de "esquerda". Acredito que cada um deve tomar o lugar institucional que tem direito, e nada mais. Sou grande crÃtico de juÃzes legisladores também. Enfim, em uma democracia, quem quer falar e debater sobre polÃtica, que entre no jogo. Neste ponto (pelo menos neste) Bolsonaro e Mourão estão certos.
Comentário inepto de quem não sabe interpretar eventos históricos. Sem militares envolvendo-se com polÃtica para garantir Ordem e Progresso temos oligarquias fazendo a festa. Situação de hoje. Militares possuem os valores de Meritocracia e Cidadania, e sem eles não garantimos isto no nosso sistema. A imprensa sempre foi contra isto, por falta de jornalistas inteligentes, gosta de notÃcias que vendem, e não gosta de professores sérios, gosta de liberdades sem responsabilidades.
Muito engraçado alguém qualquer dizer que o élio Gaspari aprender a interpretar eventos históricos. Ou não conhece o currÃculo desse nobre senhor, ou é mais dos "politizados" em bolhas construÃdas pelos logaritmos de youtube. Só para constar, as tais grandes empresas presentes na lava jato são as mesmas presentes regime militar. Logo, militares ã só não impedem oligarquias como também se beneficiam delas. Militares são tão falÃveis quanto civis. seu mundinho infantil não é real.
Pergunte alguém nos EUA se sabe o nome do Secretário da Educação e depois pergunte os nomes dos militares e ex-chefe da CIA que compõem o atual governo. A esquerda parece querer tratar os nossos militares como os cogumelos: mante-los na escuridão e alimenta-los com esterco. A revolução que chamam de "golpe", na verdade foi um contra-golpe para evitar que o paÃs descambasse para o comunismo, sob o qual eu não estaria comentando a coluna que nunca seria escrita.
Nunca houve qualquer ameaça comunista no Brasil. Essa ameaça foi inventada pelos comandantes dos milicos, que ficavam no Comando Sul, no Panamá, como pretexto para o golpe contra a democracia. O golpe patronal-milical causou um enorme atraso neste paÃs, acabando com a educação e aumentando a criminalidade associada à concentração de renda .
E durante a dita.dura você era do tipo que lia as receitas de bolo na primeira página do Esta.dao e não se dava conta de que era cen.sura do espaço? E Camões ?
Nos EUA a polÃcia e o exército simplesmente cumprem o seu papel, sem megalomania
Nos EUA a lokicoad eles apenas
Pode ter certeza que a maioria saberá pois ao contrário daqui, onde os homens da lei são tratados como salvadores da patria
Revolução? Leia a entrevista(O livro também) na Folha do Embaixador Rubens Ricupero (Cuidado! comunista de carteirinha. Do tipo que come criancinhas na brasa). Você ficará de queixo caÃdo.
Parabéns pelo comentário.
Caro, você tem lido jornais dos EUA, em inglês? Semana sim, semana não, há uma matéria sobre a Betsy DeVos.
Essa foi a desculpa esfarrapada que deram, juntamente com a corrupção, para a quartelada, que também leva outro nome, golpe! E hoje, qual seria a desculpa? Chamar reformas de esquerda de comunismo é a chave para golpes o que acaba levando à esquerda no poder a se compor com as elites, fazer apenas pequenas mudanças e aderir à corrupção para evitar o golpe!
Errado. Primeiramente, os EUA é um paÃs que tem grande tradição militar, e grande participação (temporária) de sua população neste contingente, e em seus respectivos (e frequentes) conflitos, daà a "fama" de seus generais. Segundo, o chefe da CIA nem sempre é um ex-militar, e o Secretário de Defesa (que tb nem sempre é) são cargos civis. Jamais acontece de militar da ativa se pronunciar publicamente sobre polÃtica, pois lá é realmente demitido.
A situaçao é complexa mas me parece o probema é mais alguem deixar de fazer o que se espera que faça do que outro tentar fazer o que lhe cabe por Lei.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Militares na política produzem anarquia Voltar
Comente este texto