Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ricardo Braga

    Ouvindo o pessoal calado. - Lembro de ouvir essas demandas do pessoal que apoia Bolsonaro há muito antes dele: ordem, disciplina, boa aparência, dedicação, contenção. Mas funciona melhor como 'freios e contrapesos' a alguém propondo algo, senão vira marasmo, "estético", apenas dispendioso. Claro que temos que ouví-los: São players! Mas são tão desorganizados. Lembram o PT de 30 anos atrás... ;)

    Responda
  2. paulo holmo

    Tem o problema do estado so tirar e não entregar nada em troca.

    Responda
  3. João Francisco Ferreira Nascimento

    Concordo que se não levarmos a sério o que pensa e aspira esse contingente de brasileiros, na próxima eleição teremos uma candidatura de direita mais próxima da vitória nas urnas. A bancada que a direita e os conservadores elegerão nessas eleições já vai dar um trabalho danado, com pautas regressivas. O clima geral é muito ruim, fruto de um embate político sem precedentes na história recente do pais.

    Responda
  4. João Francisco Ferreira Nascimento

    Concordo que se não levarmos a sério o que pensa e aspira esse contingente de brasileiros, na próxima eleição teremos uma candidatura mais próxima da vitória nas urnas. A bancada que a direita e os conservadores elegerão nessas eleições já vai dar um trabalho danado, com pautas regressivas. O clima geral é muito ruim, fruto de um embate político sem precedentes na história recente do pais.

    Responda
  5. Julio Moreira

    A Direita Popular faz o mesmo papel do Frango da Sadia... Faz publicidade para ser comido!!!

    Responda
  6. Ângelo Comisso

    Vinícius, Você faz uma leitura realmente bem racional do momento político brasileiro. É evidente que podem surgir obstáculos imprevistos e desfazer alguns pontos da sua inteligente constatação. Porém, caso não surja imprevistos fora do contexto, o tempo sem dúvidas, vai comprovar sua teoria.

    Responda
  7. Cesar Gonçalves

    Na verdade o pais está buscando se reestruturar após os anos de corrupção...

    Responda
  8. Lineu Saboia

    O voto dado a Bolsonaro não é voto ideológico, a maioria desconhece o programa de governo do candidato e irão votar nele em qualquer situação, portanto é um voto de protesto e passada as eleições, se ele perder, este apoio evapora. Como a rejeição dele é alta, não irá passar no segundo turno pelo voto útil. Vamos votar em Alckmin e Ana Amélia que apresentam um programa sensato, com base em investimento, geração de emprego e meritocracia. Nada de radicalismos de direita ou esquerda.

    Responda
  9. GERALDO DE CARVALHO JR

    Essa insatisfação e revolta é fruto do caos que se instalou no país. Enquanto a imensa classe trabalhadora, incluindo os mencionados pelo articulista, cumpre o seu papel, gerando divisas o que se assiste é o completo desmantelamento do estado, onde políticos advogam em causa própria, juízes não contentes aumentam seus próprios salários, aposentadorias especiais e toda sorte de benefícios que o cidadão comum não tem. Esperança, será que nos resta?

    Responda
  10. Cristina Carvalho Barboza

    É certeza que Bolsonaro elegerá no mínimo 100 deputados da direita raivosa no Congresso. Perto da Joice, a Maria do Rosário é pouco combativa. Haverá também representantes do Mbl ligados ao Dem. O PT terá pequena minoria, o que torna seu governo bastante inviável, mais até que o de Bolsonaro. O eleitor teria que atentar que um governo de centro, como Alckmin, Meirelles ou Marina, teria mais chances de conseguir governar. Mas racionalidade não haverá nesta eleição.

    Responda
  11. jony perboni

    Lembro-me daquele velho ditado dos mais velhos: quem brinca com fogo morre queimado!!

    Responda
  12. Ricardo Villas

    O artigo coloca uma foto que sugere que a direita é contra a democracia e a favor da ditadura. Isso é falso. O direitista entende o valor da propriedade que nada mais é do que trabalho acumulado. Quer que seu esforço no trabalho seja recompensado porque valoriza o mérito de quem se esforça. Quer a política honesta, o criminoso preso e viver em paz educando seus filhos sem ideologia de gênero, sem divisões do país por raças e sem ataque à sua religião. Simples!

    Responda
    1. Jadir Abel

      Onde assino???? Excelente colocação!!!!

  13. Fernando Becker

    A maior parte deste "direitistas" que vc chama são ex-petistas traídos pelo Lula e Dilma.

    Responda
  14. WALDIR MOROSINI

    Por que os primeiros comentarios apos o artigo escritos na folha sao contra o Bolsonaro,se a gente quiser ler a favor tem que virar a pagina

    Responda
  15. Antonio Costa

    O país já convive com uma direita altamente influenciadora e sempre contou com apoio de populares. Não é de agora. Na ânsia de destruir uma esquerda moderada, abriu-se um flanco à extrema direita que cresceu e ganha apoio. Há um erro na análise do colunista.

    Responda
  16. FERNANDO LUIS LOMBARDI

    Aleluia!!! sinais de vida inteligente começam a aparecer na mídia mainstream. Antes tarde do que nunca. Talvez outros jornalistas comecem a se interessar em sair da Bolha.

    Responda
  17. José Cardoso

    O discurso populista grosseiro sempre existiu. Mas enquanto a esquerda conseguia se vender como competente ele era eclipsado pelo politicamente correto. Depois do fracasso do PT, esse pessoal perdeu a vergonha.

    Responda
  18. edson fonseca

    Como diz o ditado popular “É melhor Jair se acostumando”!! Hahah... Resta aos adeptos do partido quaddrilha as lamentações desconectadas com a realidade!

    Responda
  19. germano ottmann

    Tchau esquerda...se mudem pra venezuela.

    Responda
  20. MARCOS FERNANDO DAUNER

    direita popular é sinônimo deste fanático ferido ? deus nos livre ... deus com letra minúscula .

    Responda
  21. jony perboni

    Lembro-me daquele velho ditado dos mais velhos: quem brinca com fogo morre queimado!!

    Responda
  22. Reinaldo Antonio Favaro

    Nao adianta o povo quer mudanças na política. Vox populi voz de Deus .

    Responda
  23. Reinaldo Antonio Favaro

    Prefiro a direita por que seu representante tem formação sólida de amor ao País. Fora a esquerda que trouxe 13 milhões de desempregado. O povo quer trabalhar, sustentar sua família e sem essa violência desenfreada. Chega e o povo quer fim da corrupção.

    Responda
  24. Maria do Carmo Della Torre

    Vinicius Mota, você descreve com perfeição a situação política atual que vivemos. Não dá mais para continuar como está.

    Responda
  25. Hercilio Silva

    Essa direita vai minguar assim que o país voltar a gerar renda e emprego. Esse tipo de proposta autoritária depende do caos econômico e social para prosperar.

    Responda
    1. Severo Duarte

      Verdade.... a dilma deixou uma maravilha de país em matéria de emprego...próspero prá c r l h o....

    2. Severo Duarte

      Verdade.... a dilma deixou uma maravilha de país em matéria de emprego...próspero prá c r l h o....

  26. MARCOS VALÃ RIO ROCHA

    Não é tão difuso assim o sentimento. No mundo e no Brasil o que empurra a direita é a segurança. No mundo os atentados terroristas e no Brasil a criminalidade. Assim o belcismo de Bolsonaro satisfaz esse sentimento. No mundo tem a pauta nacionalista, aqui mais a anti-corrupção. Agora aqui, com Bolsonaro, num primeiro momento a criminalidade pode aumentar. Os grupos de marginais vão querer mostrar que não têm medo de Bolsonaro, o que virá depois ninguém sabe.

    Responda
  27. Rafael Augustus Sega

    O populismo de esquerda colapsou. Paralelo a isso, ele multiplicou por dez a corrupção sistêmica. Esquerdismo só beneficia os esquerdistas, demorou prá gente ver, mas é irreversível.

    Responda
  28. Edison Gonçalves

    É bom q os bolsonaristas e os incautos apoiadores de regimes autoritários saibam o seguinte: nesses regimes não tem alternância, não há eleições. Isso significa q, passados apenas alguns meses, quando a coisa começar a dar n'água e a insatisfação emergir, não tem como tirar o tirano de seu poder a não ser pela força e isso pode demorar décadas. Para ficar mais claro ainda a situação seria mais ou menos como ter que aguentar o governo Temer por mais 20 anos!!! É isso que vc quer Sr bolsonarista?

    Responda
    1. WALTER JOS TRINDADE

      Há trinta anos temos eleições entre os mesmos, Bolsonaro é diferente, de direita, livre mercado, valorização do empreendedor, sem viés ideológico, sem garantia de estabilidade de emprego para funcionário público, privilegia a avaliação de desempenho e a meritocracia ; Eleições sem urna eletrônica nos moldes atuais, que possibilita eleger os que interessam á cúpula da esquerda. Eu compactuo com esse projeto.

    2. WALTER JOS TRINDADE

      Há trinta anos temos eleições entre os mesmos, Bolsonaro é diferente, de direita, livre mercado, valorização do empreendedor, sem viés ideológico, sem garantia de estabilidade de emprego para funcionário público, privilegia a avaliação de desempenho e a meritocracia ; Eleições sem urna eletrônica nos moldes atuais, que possibilita eleger os que interessam á cúpula da esquerda. Eu compactuo com esse projeto.

    3. Edison Gonçalves

      Liberal nem os USA são. Na hora do vamos ver eles atuam. É só da boca pra fora. Coisa de Mané que brasileiro acredita

    4. Edison Gonçalves

      Liberal nem os USA são. Na hora do vamos ver eles atuam. É só da boca pra fora. Coisa de Mané que brasileiro acredita

    5. Peter Janos Wechsler

      Você descreveu perfeitamente os regimes bolivarianos. Tipo Maduro.

    6. Ronaldo Marcilio

      Já estamos aguentando a mais de 20 onde o que mais cresceu no Brasil foi a roubalheira, às quadrilhas, a e a Lava Jato que cada dia prende mais e mais, com a tendência de ano que vem ou ter um fim ou se tornar maior maior ou maior. Haja presídio.

  29. simas ribeiro

    Bem, verdadeiramente, essa gente acostumada a dar as cartas precisa entender que tambem ha o outro lado a ser considerando e respeitado. Ate este momento prevalece a ditadura das verdades bouchevistas, so se entende como intelectual se tiver vies de esquerda, somente prevalece o "NOS" contra "eles" e fora "eles", mas o Brasil acorodou, se levanta e vai pra frente. Nao adianta a manipulaçao, nem intimidaçao, mesmo violenta da esquerda fascista, acostumada a rotular a direita de fascista. Ja era!

    Responda
  30. simas ribeiro

    Bem, verdadeiramente, essa gente acostumada a dar as cartas precisa entender que tambem ha o outro lado a ser considerando e respeitado. Ate este momento prevalece a ditadura das verdades bouchevistas, so se entende como intelectual se tiver vies de esquerda, somente prevalece o "NOS" contra "eles" e fora "eles", mas o Brasil acorodou, se levanta e vai pra frente. Nao adianta a manipulaçao, nem intimidaçao, mesmo violenta da esquerda fascista, acostumada a rotular a direita de fascista. Ja era!

    Responda
  31. Edison Gonçalves

    O apoio agora dado a Bolsonaro é mais ou menos como aquelas manifestações que em 64 incentivaram os militares ao golpe. Numa situação de crise como em 64 e como hoje, é induzida a acreditar que um regime militar com seus canhões e metralharas, é capaz de resolver tudo. Pura ilusão.. Ditaduras militares não resolvem nada e, no curtíssimo prazo passam a cometer equívocos maiores ainda que os cometidos pelos governos civis e o pior de tudo é que não tem como tirar o ditador a não ser pela força....

    Responda
  32. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Representa um retrocesso brutal. Bolsonaro é um caudilho típico latino americano tal como Lula. Salvadores da pátria é um engodo que os latinos vivem caindo. Falta de leitura. A história é um profeta com os olhos voltados para trás. “Em eleição fala mais alto o cérebro emocional do que o córtex pré-frontal”

    Responda
  33. Cloves Oliveira

    De acordo com um relatório da Unidade de Inteligência do Economist, a Suécia é o país mais democrático do mundo, tendo atingido 9,98 pontos numa escala de 0 a 10. No rol dos partidos competindo nas eleições de 2018 inclui-se o Sweden Democrats, claramente conservadores, contra a imigração e contra a UE e que no passado possuíam ligações com grupos nazistas. Democracia para os brasileiros é sobre liberdade, para os suecos é sobre tolerância e igualdade.

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      João, por isso que a nota não foi 10. Naqueles 0,02% que faltaram estão incluídos muitos problemas. Um dos mais criticados é a mania dos suecos de indicar políticos aposentados para embaixadas no exterior. O outro pepino são as leis de tratamento dos imigrantes que não lhes permitem trabalhar por até um ano. Nesse período recebem ajuda do governo e têm os mesmos direitos dos cidadãos suecos, mas são segregados da sociedade.

    2. Joao Maluf

      A situação está mudando bastante rápido na Suécia