Luiz Felipe Pondé > Um partido marxista-leninista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bom,eu sou feminista e concordo com tudo q vc escreveu.O q adiciono é q a direita é muito despreparada. Como por misericórdia...como um candidato antipetista,contempla discurso q denigre mulheres em um paÃs com 52% do eleitorado composto de mulheres ? Qual o fundamento disso? Será q em famÃlias desestruturadas a única responsável é a pobre avó e mãe q assumiram responsabilidade, sem nenhuma condição para tal?
"O PT é um partido no estilo'' do velho Partido DOS Trabalhadores!
POR ISSO, HOJE, caseiro(a)s e tabalhadora(e)s doméstica(o)s recebem seus 13° salários, PIS, possuem férias, 1/3 de férias, descanso semanal, hora de entrada e saÃda do TRABaLHO e demais serviços sociais. Isso tudo não se compara com a autoestima do grupo. Já comparados a seres humanos de 5ª categoria. Talvez mesmos a escravos. Passaram ditadura, Sarney, Collor e FHC por duas vezes e se quer foram notados. PT (Partido DOS Trabalhadores).
Mais um que acha que ampliar o mercado é comunismo, foi apenas isso que ocorreu nos governos petistas, ampliação de mercado, mais gente virando consumidor.
Vejo o PT (Partido DOS Trabalhadores) elevando-se entre os eleitores. Vejo os acólitos de famÃlias e ´´bispos``preocupados com ele.
O que precisa ficar claro é que Liberalismo e Democracia não são irmãos siameses. Avanços democráticos foram dolorosamente conquistados com muito sangue dos trabalhadores! A questão que se coloca diz respeito aos limites de qualquer Democracia num contexto histórico em que oito pessoas,tem mais dinheiro que três bilhões! Precisamos avançar para além dos limites da Democracia formal! Ou não?
´O tempo do voto e os ventos dos devotos`(Adhemar Bahadian-Ex-embaixador do Brasil na Itália) "O mundo recorda o 15 de setembro de 2008, data sacrÃlega da vigarice globalizada, quando a avidez de banqueiros internacionais mostrou que a mão invisÃvel do mercado usa a luva do estrangulador. Mas vem de antes a procissão dos cangaceiros da rapina financeira a nos seduzir com cantilenas, poesias e odes de reverência ao novo mundo sem fronteiras do capital espoliativo. HaDDaD NeLLeS!
E os Estados Unidos promovendo, numa linguagem de botequim, guinadas na ordem internacional, que criaram, renegam e se apressam em demolir. Não falemos da Turquia, mas impossÃvel não chorar por ti, Argentina, paÃs vizinho que tanto admiramos, fingindo rivalizar. Novamente nos braços deste Fundo Monetário que, mais uma vez, depois de tantas outras, leva Buenos Aires querida para mais um “paso doble” de protesto. Tu, Argentina, que nada de mal fizeste, senão seguir à risca o receituário neoliberal
‘Para qualquer pessoa letrada em marxismo e leninismo, é evidente que’ o PT não é e nunca foi ‘marxista-leninista’. O artigo todo é repleto de erros primários deste tipo.
O Brasil já esteve bem melhor em relação aos seus filósofos, os que temos repetem crÃticas já construÃdas a muito tempo, escolhem lados polÃticos e não colocam nenhum tipo de raciocÃnio novo em pauta, são muito mais historiadores do que verdadeiramente filósofos. Não passam de sofistas difusamente glorificados.
A Argentina ficou fora do texto, pois iria ficar sem coerência. Parece um escritor do MBL. Vota no Bolsonaro escroto, você merece um MOURÃO para censurar seu textos, mas não vai precisar, você já é o intectual lambe botas preferido da direita, que não sabem o que é liberalismo clássico e nem o que é ser de direita, pergunte aos bolsominions.
Bolsominion volta para escola mimado, Bolsonaro Não!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Parece que a esquerda e a direita no Brasil são meio desajustadas com o mundo. Mas se entendem, quando o assunto é corrupção. No Brasil a coisa "pública" e toda ideologia é quase esquecida. Esquerda ou direita? Não importa. Quando para roubar,tanto direita como esquerda, pegam com as duas mãos.
Pondé, me aponte um partido polÃtico que não tenha pretensão de alcançar o poder, já é da própria natureza de qualquer partido buscar o poder.
A inocência acabou a partir das revelações do mensalão e da Lava -Jato caro Ricardo. Sua argumentação só comprova que o discurso do PT sobre ética e honestidade é fake.
Cassio, não seja inocente, qualquer um que chega ao poder faz qualquer coisa para lá ficar. O poder não tem ética, por isso precisa dos "freios e contrapesos", para limitá-lo em qualquer esfera.
Chegar ao poder é uma coisa. Tentar se manter utilizando de todos os meios, inclusive os ilÃcitos e execráveis, fazendo pose de defensores da ética e honestidade na polÃtica, fraudando a vontade popular com o despejo de milhões travestidos de doação, mas com origem em obras superfaturadas, aà é outra coisa muito diferente. Aà o partido se transforma em organização criminosa, como bem disse o Joaquim Barbosa.
por que, em lugar de distorcer e convocar os fantasmas do anti-comunismo, não vai direto ao ponto: que vc adoraria ter Bolsonazi como presidente.
Alguém crÃtica o PT e logo é tachado de fascista. Todavia, a democracia vive da crÃtica ...
E o senhor quer o traficante de influência.
“O momento exige que os Homens de bem tenham audácia dos Cana lhas.” - Benjamin Disraeli
Rindo muito ,so Pt quer ficar sempre no poder , em que mundo vc vive?
Acho q ele tentou dizer que o PT é o q está conseguindo manter. Mas não por mérito e sim por medo da ditadura voltar.Mas na minha opinião a direita ajuda ao agir também fora da realidade.
Todos os partidos querem ficar no poder, mas nem todos matam dois prefeitos seus para isso. Todos querem ficar, mas nem todos desviam dinheiro público para pagar um mensalão para deputados. Todos querem ficar, mas nem todos instituem um clube da propina para sangrar a Petrobrás. Todos querem ficar, mas nem todos fazem pacto de sangue com os Odebrecht. Todos querem ficar, mas nem todos esfaqueiam opositores, etc, etc, etc...
O PT se integrou Pondé, tanto que o Lula se entregou. O PT aceitou o impeachment, aceitou a condenação do Lula, aceitou sua prisão. Nada dessas aceitações foi sem reclamação, mas a liberdade de expressão é garantida nos regimes democráticos, né? Passaram-se 30 anos, Pondé. As coisas mudam e deixam evidências de suas mudanças...
Flávio, o Lula quer ser 'inocentado' (rejeita o indulto). Ser 'inocentado' só é possÃvel 'por dentro' das Instituições. Por isso os digo 'integrados'. Se vão fazer depois, com as Instituições, o que o Pondé diz, temo não só do PT, é do ser humano. Talvez o Pondé seja uma vestal 'fazendo planos'... ;)
Nada mais falso, senhor José... O PT nem se integrou nem se entregou... O Lula está comandando seu robô-Haddad para humilhar a justiça e os brasileiros de bem. Está preso, mas ainda manda... Essa é a mensagem. O PT não aceitou o impeachment de jeito nenhum, diz que é golpe, contra toda a evidência. A liberdade de expressão que o senhor invoca, o PT já avisou que vai acabar. Se eleito, o robô vai fazer o que o preso disse que faria: regular os meios de comunicação.
O PT consegue sobreviver porque Lula deu sorte e chamou o Meirelles para o Banco Central, e no seu governo o Brasil cresceu e gerou empregos. Foi no governo Dilma que o PT colocou em prática uma desastrosa polÃtica de esquerda. Se para o PT, Lula é a ordem institucional, a conclusão é que é o partido mais fascista de todos, no governo eles são consumistas e não comunistas, gastam prá caramba. O Exército é mais moderno que os petistas, já saiu da Guerra Fria há décadas.
O Haddad é o coronelzinho e Ciro Gomes é coronel também.
Se o PT está na década de 60, Lula está em 1930. Lula tem votos e capacidade de transferi-los porque é coronel.
"O Exército é mais moderno que os petistas, já saiu da Guerra Fria há décadas." Há controvérsias. No último globoNewsPainel um general da reserva avaliou que num eventual governo Haddad haveria o aparelhamento estatal pelos "gramscianos" (Dirceu e colegas). Essa doutrina de inimigo interno comunista é bem tÃpica da guerra fria.
Pondé deveria indicar os atos praticados pelo PT nos 14 anos de governo que aponte, minimamente, tendências comunistas trotskista. Querer continuar governando não é fundamento, pois é natural de todo partido. PSDB que o diga em São Paulo, 24 anos. Defender os regimes cubano e da venezuelano, muito menos. Outras nações ditas liberais defenderam e defendem ditaduras inaceitáveis, inclusive chilen, nem por isso deixaram de ser democraticas. Não basta falar, tem que apresentar o mÃnimo de evidencia.
Meu xará, vc disse tudo. Não defendo o PT, mas quando leio um filósofo, espero, no mÃnimo, um raciocÃnio bem fundamentado. Essa coluna parece conversa de boteco.
....deu no que deu.
Eu entendo que há "dois PT". O PT da oposição, é sim radicalzinho de esquerda e algo de "anti-sistema". O PT no governo, porém está mais para social-democracia, e isso cansamos de ver nos governos Lula e Dilma 1. Jamais cogitou-se em acabar com o direito de propriedade (e nem tem juridicamente como sem EC), e banqueiros e empresários ganharam dinheiro como nunca. A inabilidade de Dilma para lidar com o CN, aliado ao não reconhecimento da derrota nas urnas pelo PSDB, mais as chantagens de Cunha.
O motivo do PSDB estar a 24 anos no poder em SP é o medo justificado de que o PT destrua o estado como fez com o Brasil. Quer dizer, senhor Pedro, que o senhor também acha Cuba e Venezuela "ditaduras inaceitáveis"... As evidências estão aÃ, na cara de todos... Os marxistas atrasados do PT se julgam o fim da história e acham inaceitável a alternância no poder. Todos os 200 milhões de brasileiros viram isso, e há quem goste...
O articulista está certo. Muito certo. Só povos ignorantes como o nosso (70%, não tem o estudo fundamental básico completo), ainda acreditam nesta fórmula do PT. Acreditam em modelos e medidas que fracassaram no mundo todo. Foram tentadas e não deram certo, na Russia, China, Cuba, Venezuela, etc. Temos que adotar os modelos dos USA, Canada, Europa, Japão, Coréia do Sul. Lá tem riqueza e a melhor distribuição de renda do mundo. Mas um povo ignorante não entende isto....
"O PT pretende, desde sua fundação, chegar ao poder e não sair dele nunca mais." Vivemos em uma democracia, ainda que à brasileira. Muito simples: é só tirar o PT (ou qualquer outro partido, que tal o PSDB em SP?), mas desde que não com golpes. Por que será que não conseguem?
É verdade, nunca havia pensado nisso. Voy a me matar!
Será por que o PT mata quem tenta?
O PT não é um partido marxista-leninista, é o partido do Lula. Existem muitos integrantes nele com esse pensamento, mas não tem luz (eleitoral) própria. E o dono indiscutÃvel do partido está longe desse tipo de doutrina. Ele manipula essas pessoas em proveito próprio, como um pastor de igreja pentencostal manipula seus fiéis. Sem o Lula, o PT ficaria do tamanho do PDT após a morte do Brizola.
José Cláudio, eu nunca faço um comentário "a favor" (Imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados - Millor Fernandes), mas não posso deixar de dizer que penso exatamente desta forma há muito tempo. Chamar o Lula de comunista é o pior erro que se pode fazer. Ele é um oportunista sem escrúpulos que deixa as crianças que pensam que são revolucionárias brincarem num parquinho...
Luiz Felipe Pondé escolheu ser um extremista da direita chucra bolsonarista.
Wagner, "direita xucra" é uma expressão criada pelo Reinaldo Azevedo, que não colou, para definir os que apoiaram a Lava a Jato enquanto o PT (Dilma) estava no poder, mas depois continuaram a apoiá-la quando o alvo passou para o Temer e sua quad*rilha. O Pondé pode não ser o máximo, como muita gente pensa, mas não é primário assim.
No final dos anos 70 a imprensa britânica apelidou a Margaret Thatcher de "Tina", uma referência ao fato de que ela tentava terminar toda discussão com "There Is No Alternative" (Não existe alternativa). O PT parece sofrer da mesma sÃndrome da Tina, ou seja, não consegue enxergar uma alternativa que não inclua o Lils. Esse excesso de dependência causou um mal de longo prazo que é a falta de lideranças viáveis no partido que não dependam do apoio e aprovação do Lils para se candidatarem.
Nos idos dos anos 80 na aula de Estudos de Problemas Brasileiros, no curso de engenharia, nossa professora se encantava em andar nos bondes de Cuba, andando pendurada nesles e falava dos carros da década de 50 que por lá circulavam. Alguns "alunos revolucionários" ávidos frequentadores da cantina ( fugiam da aula de Cálculo), ficavam planificando a tomada de BrasÃlia pelas armas e greves gerais. Greve do que? Não estudavam, não trabalhavam...só se fosse greve de fome. Estes não se formaram.
Por que o raciocÃnio não serve ao PSDB, em relação a São Paulo e ao Brasil? A sede de poder não é mesma? Os instrumentos não são os mesmos? Por que tanta intolerância? A filosofia é um instrumento de reflexão e desvelamento, não é? Por que, em nome dela, produzir tanto fundamentalismo? Chega! Não lerei mais essa coluna.
Por que o raciocÃnio empregado não serve aos demais? Por que não ponderar o mesmo em relação ao PSDB, no Brasil e São Paulo? Qual a razão de tanta intolerância? A Filosofia deve ser um instrumento de reflexão, não de propagação de fundamentalismos. Chega! Não o lerei mais.
Democratas mesmo, só o Bolsonaro e o Mourão. Eita colunista com viés doentio.
Ronaldo, seu pensamento maniqueÃsta é indigente. Não há espaço para análise crÃtica independente: ou se está de um lado ou do outro. Antes, qualquer crÃtico do PT tinha necessariamente que ser "tucano", agora, tem que ser necessariamente "bolsonarista". Isto é que é viés doentio. Que mundinho estreito o seu...
Seria cômico, se não fosse trágico. Você está falando sério?
Quando escreve sobre filosofia, ok. Esta coluna é das mais medÃocres que já tive ocasião de ler. Dá vergonha alheia.
Narciso acha feio o que não é espelho. E se o Pondé que o PT é o partido dos honestos, éticos e eficientes no trato da coisa pública? Tome tento! A soberba aliada à ausência de autocrÃtica foram corrosivos a minar a confiança até de apoiadores históricos.
É doloroso e desesperador constatar que existe essa mentalidade tipo marxista-leninista perdurando na sociedade brasileira até hoje em pleno século XXI. Não há nenhum vislumbre de futuro plausÃvel a longo prazo. Estamos fadados a viver neste marasmo eternamente. Os comentários que já estão pipocando e pipocarão aqui validam a tese do Pondé.
Parabéns Pondé!!! Isso aÃ: dedo na ferida, e deixa o mimimi dos doloridos correr solto aqui nos comentários....
Não sou um leitor assÃduo do Pondé, mas admito poucos conseguiram uma análose tão precisa e sóbria do PT, facilmente conectada à nossas esquerdas sessentistas. Independentemente desse câncer que metastaseou pela nação com seu discurso autofágico, a relação casa grande-senzala dos três poderes vom a população tem que acabar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Um partido marxista-leninista Voltar
Comente este texto