Bruno Boghossian > Ataque de Bolsonaro a processo eleitoral é movimento irresponsável   Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Serra

    Intromissão do STF no processo eleitoral é movimento irresponsável. Esse deveria ser o apropriado título da coluna. Sr. Bruno, creio ser de seu conhecimento que um projeto do próprio Bolsonaro, aprovado e ratificado pelo Congresso, previa que, após a votação na urna, o voto fosse impresso. Isso eliminaria qualquer celeuma e daria transparência ao processo. Inacreditavelmente e fora de suas atribuições, o STF proibiu que a matéria já aprovada fosse colocada em prática. Por quê?

    Responda
  2. Nestor Bercovich

    Deus e Haddad nos salvem desta besta antidemocrática recentemente convertida ao neoliberalismo!

    Responda
    1. Marcos Serra

      Deus nos salve deste poste antidemocrático Haddad recentemente convertido ao preso corru.pto e condenado.

  3. Jarbas Vasconcelos

    O "mimimi" dos bolsominions mostra a grande "capacidade" intelectual dessa turma para discutir. Esse é o nível de argumentação do eleitor desse filhote da ditadura.

    Responda
  4. Willian Marques

    O PSDB gastou 4 milhões de reais auditando as urnas em 2014 e não acaharam nada. Esse candidato quer aumentar nosso caos institucional. Temos a responsabilidade democrática de acabar com seus anseios de autoridade antidemocrática antes que seja tarde demais.

    Responda
  5. Fernando Becker

    É simplesmente uma aspiração popular, já que a confiabilidade no nosso Judiciário é tão baixa.

    Responda
  6. Antenor Silva Neto

    Bolsonaro tem razão e é apoiado pelos melhores profissionais do mundo, se entraram na casa branca, nasa, etc etc porque não seriam capaz de entrar nesta urna eletrônica ?

    Responda
  7. Lineu Saboia

    Bolsonaro é irresponsável, nada de novo , como também é irresponsável Hadad querer colocar controle na mídia.

    Responda
  8. Lineu Saboia

    Bolsonaro é irresponsável, nada de novo , como também é irresponsável Hadad querer colocar controle na mídia.

    Responda
  9. bagdassar minassian

    ...como confiar se foi eleito e reeleito sete vezes, mais seus filhos, por meio das urnas eletrônicas.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Boa! Agora passei a acreditar na teoria da conspiração dele também, só pode ser isso a explicar o fenômeno de sua eleição, por isso ele deve saber do que está falando.

  10. ALBERTO AYRES DE A FREITAS

    Sem querer causar polemica mas o canditado parece ter toda razao . Ja foi apresentado e comprovado inclusive ao STF que houve e sempre podera haver adulteracao no programa das urnas eletronicas . Todos nos deveriamos estar bastante preocupados com esse assunto . Quem adultera as urnas sim , esta sendo canalha , traidor da patria e provocando uma destabilizacao na democracia . Fica aqui meu ponto de vista . Obrigado .

    Responda
  11. Paulo Henrique Andrade

    O fato concreto é que o Edital do TSE para as urnas eletrônicas prevê o sigilo do código de programação sem possibilidade de auditoria interna ou externa. E para piorar, a empresa vencedora tem como sócios três cidadãos venezuelanos e um português. Ou seja, estão brincando com a soberania nacional e entregando a sorte de nossa democracia nas mãos de quatro estrangeiros, que não estão 100% ao alcance das leis brasileiras. Patético. O TSE descumpriu a Lei do Voto Impresso aprovada pelo Congresso!

    Responda
  12. Rodolfo de Oliveira

    Fico a indagar tanto questionamento as citações do candidato por todas as mídias. Quanto à Tecnologia utilizada nas Urnas dessa vez o Brasil Democr´tico à detem em contra partida importamos imensa Tecnologia dos países que usam a contagem de votos de forma manual nas apurações e não avançamos numa autonomia em outras tecnologias para uso social Tenho desconfiança das Urnas EletrÔnicas. Avançamos em Programação de Software haja vista o uso dos Robôs usados nos Tele Markent.

    Responda
  13. Douglas Santos

    Quase todas as pesquisas mostram que o único capaz de derrotar Bolsonaro no segundo turno é Ciro Gomes. Para longe da derrocada do PT e da loucura que representa Bolsonaro, não há outro voto útil que não seja Ciro. Falam muito do temperamento dele, mas antes um destemperado com os sujos do PMDB e cia. do que um lunático como Bolsonaro ou um poste como Haddad. Não há outra opção mais viável do que Ciro. Eu voto 1 2.

    Responda
  14. Almir José Vieira da Silva

    Dá um Google antes de fazer o comentário. Não passaria vergonha...

    Responda
  15. Miro Costa

    Existe outra forma de interpretar a afirmação de Bolsonaro: é que a urna totalmente eletrônica é totalmente fraudável. Não há evidência de fraude? Não, da mesma forma que não há evidência de não-fraude. É a escuridão total. A única forma de constatar a fraude é pela recontagem, e não dá pra recontar bits. O Pentágono e a CIA têm seus sistemas invadidos. Mas isso é naquele atraso chamado EUA. Aqui é outra coisa. Certo?

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Argemiro, errei de destinatário, deixe para lá. /Claudia F.

    2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Ai que preguiça.../Claudia F.

  16. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    E a lavagem cerebral do ' eleição sem Lula é fraude', não foi um ataque ao processo eleitoral e também um movimento perigoso para desacreditar as eleições? Manobras antidemocráticas são feitas, mas por que só as do capitão horrorizam? A sombra petista é tão escura quanto a do Bolsonaro. /Claudia F.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Espero que você não tenha preguiça e vá votar no segundo turno. #EleNao#EleNunca! Voto útil contra Bolsonaro!

    2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Ai que preguiça... Claudia Ferolla.

    3. Beatriz R Alvares

      Para concluir, Cláudia F. sabemos o posicionamento ideológico das pessoas pelo voto no segundo turno. Caso você não vote em Bolsonaro, conforme afirmou e não deseja a vitória dele, conforme defendem os movimentos das mulheres, você irá votar no candidato do PT? Caso ele chegue lá? Esta é a bandeira do movimento Mulheres todas contra Bolsonaro. #EleNao#EleNunca. Pelo voto útil contra Bolsonaro.

    4. Beatriz R Alvares

      Eu falo o que eu quiser e o que eu acho adequado, Cláudia F. Sou assinante deste jornal e assino exclusivamente todas as minhas opiniões. Além disso, só falo o que eu posso provar sobre qualquer candidato caso contrário vira insulto e comentário agressivo que em nada contribui para o debate neste espaço, como o que você fez aqui. Reafirmo que as suas comparações, escritas no espaço de José Eduardo Ferolla são totalmente despropositadas.

    5. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Beatriz por favor, sei bem o que o capitão é e exatamente por esse motivo não votarei nele. Já o Lula, é um impostor barato que se faz passar por quem não é, um mentiroso contumaz obcecado pelo poder, la/drão experimentado que por este motivo foi condenado e está na prisão. Outra coisa, não me fale em estar do lado das mulheres pelo simples motivo que este sempre foi meu lado. / Claudia F.

    6. Beatriz R Alvares

      Não é verdade Cláudia F. Lula não é misógino, racista, homofóbico fascista, não defende a tortura, a ditadura militar , o tiro letal e a arma engatilhada nas mãos de crianças. Não questiona o processo eleitoral, não conclama intervenção militar, não defende salários diferenciados entre homens e mulheres e jamais disse para uma mulher que não a estupra por ela ser feia! Siga as mulheres!

  17. Beatriz R Alvares

    Mas prefiro a versão de que seu argumento é irresponsável e incoerente e em nada contribui para o processo democrático. #EleNao#EleNunca!

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Não entendi, Argemiro. Você tem algum problema com a anatomia feminina? Politicamente incorreto é o que deprecia a mulher. Na presente afirmação de cunho popular, não vejo isto. Existe uma expressão referindo-se aos homens de "ter culhões". Nunca vi ninguém dizer que os homens são depreciados por esta expressão, também de cunho popular ou que ela é politicamente incorreta.

    2. Miro Costa

      Entendi. E também entendi que no Nordeste não tem problema ser politicamente incorreto, desde que se trate do Lula.

    3. Beatriz R Alvares

      Argemiro, "Grelo Duro" é uma gíria comum no Nordeste Brasileiro para definir mulheres fortes, de fibra e decididas.

    4. Miro Costa

      Lula não é misógino. A senhora já ouviu falar das "mulheres de grelo duro"? Se não, pergunte ao Lula.

  18. Beatriz R Alvares

    Importante: Bolsonaro SÓ foi eleito através de urna eletrônica.Quando ele levanta esta suspeita, estará sabendo de alguma coisa que seus eleitores desconhecem? Ele deveria ser questionado sobre isto.

    Responda
    1. Miro Costa

      Bolsonaro foi eleito através dos votos de seus eleitores, não através da urna eletrônica. O peso de uma eleição presidencial não se compara ao de uma para deputado. Tudo em informática é totalmente fraudável. Naquele país atrasado chamado EUA até os computadores do Pentágono e da NASA são invadidos. Quer dizer que aqui, nesta bagunça onde nada funciona, nós conseguimos blindar os bits?

    2. Beatriz R Alvares

      Mas prefiro a versão de que seu argumento é irresponsável e incoerente e em nada contribui para o processo democrático. #EleNao#EleNunca!

  19. JOSE LINO DA SILVA

    O ataque lembra a estratégia utilizada no caso Riocentro. É um presságio?

    Responda
  20. Ricardo Botto

    Claro, Bolsonaro é a besta a ser batida. Pelo PT e por esta Foice de São Paulo. Lula, o PT e todos os partidos "progressistas" malharem o judiciário não é ir contra a democracia. Fazer a carceragem da PF em Curitiba diretório do partido não é ir contra a democracia. Para esse povo tudo que não segue os ditames científicos do partido é contrário a democracia. Ou seja, como escreveu Confúcio: Quando as palavras perdem o significado, as pessoas perdem a liberdade.

    Responda
  21. Luiz Canedo

    Pode ser sim um movimento irresponsável, mas a verdadeira questão ainda permanece. Por que será que a imensa maioria das democracias do mundo não utilizam um mecanismo eletrônico em seus processos eleitorais? Será falta de tecnologia de países como Japão, EUA, Inglaterra ou Alemanha? rs rs rs

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      caro Canedo : do mesmo modo que a imensa maioria das democracias nao remenda suas constitui çoes como faz o nosso parlamento diuturnamente - a nossa sétima carta ja foi remendada quase 100 vezes O que falta para Japao , EUA , Inglaterra ou Alemanha fazerem o mesmo ? rs rs rs

    2. Mariana da Costa Conde

      caro CANEDO : do mesmo modo que a imensa maioria das democracias nao remenda suas constitui çoes como faz o nosso parlamento diuturnamente - a nossa sétima carta (rsr rs rs rs ) ja foi remendada quase 100 vezes ( rs rs rs ) O que falta para Japao , EUA , Inglaterra ou Alemanha fazerem o mesmo ? rs rs rs

    3. Mariana da Costa Conde

      caro Canedo : do mesmo modo que a maioria das democracias nao remenda todo dia sua Constitui çao como faz diuturnamente um parlamento sem representatividade e irresponsavel - a nossa setima (rs rs rs rs) Carta ja tem quase 100 remendos ! ( rs rs rs rs rs ) Falta o que para Japao , EUA , Inglaterra ou Alemanha? rs rs rs rs

    4. Mariana da Costa Conde

      caro Canedo : do mesmo modo que a maioria das democracias remenda todo dia sua Constituiçao como fazemos diuturnamente num parlamento sem representatividade e irresponszaeeprepr m

    5. Marcos Serra

      Intromissão do STF no processo eleitoral é movimento irresponsável. Esse deveria ser o apropriado título da coluna. Sr. Bruno, creio ser de seu conhecimento que um projeto do próprio Bolsonaro, aprovado e ratificado pelo Congresso, previa que, após a votação na urna, o voto fosse impresso. Isso eliminaria qualquer celeuma e daria transparência ao processo. Inacreditavelmente e fora de suas atribuições, o STF proibiu que a matéria já aprovada fosse colocada em prática. Por quê?

    6. ELCIO HENRIQUE LACERDA

      Nos EUA, por ec. mais da metade dos Estados usa a urna eletrônica ...

    7. Filipe Mendes Motta

      Luiz Canedo, ao menos 32 países utilizaram urnas eletrônicas nos últimos anos, além do Brasil. A lista inclui Suíça, Canadá, Austrália e Estados Unidos (em alguns estados). Na América Latina, México e Peru, dentre outros. Na Ãsia, além de Japão e Coreia do Sul, há o caso da Ãndia.

  22. Eder Rizotto

    O que eu queria entender é, por que só o Brasil tem urnas eletrônicas? Os países muito mais avançados em TI que o Brasil nem cogitam tal possibilidades! Há uns tempinhos atrás, o Brasio ofereceu ao Paraguai as urnas em suas eleições, eles dispensaram na hora! Meu Deus do céu! porque só nós, só nós usamos essa maldita urna eletrônica?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Intromissão do STF no processo eleitoral é movimento irresponsável. Esse deveria ser o apropriado título da coluna. Sr. Bruno, creio ser de seu conhecimento que um projeto do próprio Bolsonaro, aprovado e ratificado pelo Congresso, previa que, após a votação na urna, o voto fosse impresso. Isso eliminaria qualquer celeuma e daria transparência ao processo. Inacreditavelmente e fora de suas atribuições, o STF proibiu que a matéria já aprovada fosse colocada em prática. Por quê?

  23. jose PUCCI

    É o mimimi do derrotado por antecipação!

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Isso mesmo! Corretíssimo. Você está falando do mimimi do 'mito' certo?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.